IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
O CADERNO DE PERGUNTAS E SUA RELAÇÃO COM A ADOLESCÊNCIA
Leomir dos Santos Dornellas 1
Gisele de Oliveira e Souza 1
Talita Pereira Arigoni 1
Tong Lai Hing 1
Juliana de Araújo Pinto 1
Nilma Figueiredo 1
(1. Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa procurou abordar o campo juvenil, tentando entender alguns comportamentos dessa faixa etária. Um desses comportamentos, que é o foco da pesquisa, é a elaboração do caderno de perguntas. Estes são questionários repassados dentro e fora do ambiente escolar. O objetivo central do trabalho é entender o que motiva um adolescente a criar e responder estes questionários, e secundariamente saber quais são suas dúvidas mais freqüentes.

O ambiente escolar foi onde se originou e onde se propaga este costume adolescente, e no desenvolvimento da pesquisa foram encontradas muitas conexões entre o caderno de perguntas e a carência de uma Educação Sexual mais esclarecedora nas escolas. Contudo, também percebeu-se que a curiosidade sobre o outro, a necessidade de conhecer o indivíduo e até a vontade de se enquadrar em um determinado grupo motivam o adolescente a criar e responder os cadernos de perguntas.

Portanto, o foco da pesquisa é muito mais significativo que um simples passatempo estudantil, ele é um objeto de estudo de grande importância para conhecer e compreender o desenvolvimento juvenil.

METODOLOGIA:

Analisou-se cerca de 12 cadernos de perguntas que foram elaborados entre 1999 e 2005, por adolescentes entre 14 e 18 anos, residentes nas cidades de Rio de Janeiro, Paracambi e Japeri do Estado do Rio de Janeiro.

Aplicou-se aproximadamente 100 questionários em pessoas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, que elaboraram ou que responderam cadernos de perguntas ou ambos, entre os anos de 1995 e 2005. Pesquisou-se também material bibliográfico e foram entrevistadas cerca de 5 pessoas acima de 40 anos, que na sua adolescência também tiveram contato com cadernos de perguntas.

RESULTADOS:

De acordo com os objetivos do trabalho – saber quais são as questões e dúvidas expostas pelos adolescentes nos cadernos de perguntas e quais suas motivações para elaborá-los e respondê-los – elaborou-se um questionário com o intuito de responder a essas questões.

E através do questionário foi possível constatar que as questões mais expostas pelos adolescentes nos cadernos de perguntas dizem respeito à sexualidade, já que 60% dos entrevistados afirmaram ser esse o tema mais freqüente nos cadernos. E com relação às motivações, para fazer e responder um caderno, a principal delas é a curiosidade. Tendo em vista que 67% e 55% dos entrevistados, responderam que esse era o motivo para se elaborar e responder um caderno de perguntas, respectivamente.

CONCLUSÕES:

Concluiu-se que o caderno de perguntas é um meio encontrado pelos adolescentes para achar as respostas para suas dúvidas e suas curiosidades. Através da análise de cadernos, foi possível perceber a visão que os adolescentes têm do mundo em que ele está inserido.

Verificou-se que a sexualidade é o tema mais recorrente nos cadernos de perguntas. O motivo que o leva a ser o tema mais discutido nos cadernos, é o fato de que as informações que os adolescentes possuem sobre ele, são insuficientes para que se tenha uma compreensão mais completa a respeito.

Há uma grande diferença entre como a educação aborda a sexualidade e outros temas, menos freqüentes nos cadernos, e os adolescentes os expressam entre eles. Conhecer a opinião do outro a respeito de diversos assuntos e até mesmo o interesse em conhecer a pessoa que está respondendo ou elaborando o caderno, são as principais motivações para se criar e se responder cadernos de perguntas.

 
Palavras-chave: adolescência; caderno de perguntas; sexualidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006