IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada

DESENVOLVENDO TALENTOS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

João Henrique das Merces Moutinho 1
Josiane Vieira Honorato 1
Mônica Teixeira Figueira da Conceição 1
Felipe Cassemiro Ulrichsen 1
Roberto Lopes de Abreu 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:
Além da formação básica massificada nas dimensões cognitiva, social e psicológica, é função da Escola, principalmente através dos professores, identificar as habilidades e as potencialidades de cada aluno propiciando-lhes condições adequadas para o seu desenvolvimento. Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento intelectual de alunos do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro que se destacam nas respectivas escolas, elaboramos um Projeto em parceria com a Fundação CECIERJ objetivando desenvolver as potencialidades intelectuais de alunos selecionados em suas escolas. Tal desenvolvimento se fundamenta no aprofundamento de conceitos básicos da Matemática do Ensino Fundamental e Médio através da aplicação de uma Metodologia inédita orientada para a aprendizagem em nível de criação. Desse modo, alunos cujas potencialidades permaneceriam ocultas, passam a constituir uma reserva de talentos capazes de lograr um desenvolvimento intelectual que lhes permita ocupar lugares de destaque na sociedade.
METODOLOGIA:

Trabalhamos com alunos do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro, selecionados nas respectivas escolas, num processo em duas fases: inicial e avançada, com duração de 10 meses cada uma. O desenvolvimento das potencialidades dos alunos - com ênfase no raciocínio lógico e nas habilidades inerentes à análise e à síntese - é realizado através de atividades essencialmente coletivas com base em texto interativo elaborado especificamente para esse Projeto. São utilizados jogos, em sua maioria inéditos e elaborados no âmbito desse Projeto, filmes e pesquisas bibliográficas. Nas atividades são explorados os recursos encontrados nos próprios ambientes e outros construídos pelos próprios alunos. Elemento fundamental no processo são as experiências trazidas pelos participantes de sua interação com a escola de origem, o qual constitui ponto de partida para a construção de conhecimentos novos. A avaliação do processo é continuada e permanente, sendo realizada através de observações pessoais dos estagiários do Projeto – alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UERJ – os quais organizam e conduzem as atividades e da aplicação de instrumentos inéditos e específicos.

RESULTADOS:

A maioria dos alunos do estágio inicial revelou, de fato, potencial intelectual significativo para estudos mais avançados e aqueles do estágio avançado, com raras exceções, desenvolveram capacidades e habilidades no campo da Matemática acima da média. Um dos resultados mais expressivos, ocorrido nos dois níveis, foi a superação do medo da matemática e o desenvolvimento de uma facilidade para sua aprendizagem, chegando, em alguns casos ao desenvolvimento de uma aptidão para estudo nessa área. Conceitos cuja compreensão na escola parecia impossível foram rapidamente desenvolvidos pelos alunos. Outro resultado importante foi o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas que antes eles se julgavam incapazes sequer de entender.

CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos mostraram que o ensino massificado acaba por nivelar “por baixo” os alunos, dificultando o desenvolvimento intelectual daqueles com maior potencial. Mostraram, também, que a utilização de metodologia e instrumentos adequados elimina as dificuldades para a aprendizagem da Matemática bem como desperta o interesse pelo seu estudo. Alguns dos alunos participantes do Projeto lograram aprendizagem em nível de criação, tornando-se capazes de penetrar na essência de conhecimentos que , em geral, são alcançados apenas superficialmente.

 
Palavras-chave: Aprendizagem; Matemática; Talentos em matemática.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006