IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADO PARA O ENSINO MÉDIO

Thatiana Silva 1
Cláudia Castro  1
Elinei Santos 2
Valéria Oliveira 3
(1. UFPA-Campus de Santarém. Membro do Projeto Contexto Amazônico /TE-02; 2. Dr. pela USP, docente da UFPA. Coordenador do Projeto Contexto Amazônico /TE-02; 3. Dra. pela USP, docente da UFPA. Orientadora do Projeto Contexto Amazônico /TE-02)
INTRODUÇÃO:

Muitos estudos científicos são realizados na Amazônia, dentre eles destacam-se os realizados pelo LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) que tem obtido resultados notáveis e tem ganhado o reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional. Porém, a divulgação desses conhecimentos é no geral em língua inglesa e em publicações técnico científica de difícil assimilação pela comunidade escolar. Torna-se necessário que esse conhecimento seja transmitido à comunidade escolar através da produção de material didático-pedagógico atualizado e adaptado à realidade local, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 1999) e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996). Os PCNEM (1999) esclarecem que a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e deve relacioná-las em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação através da prática pedagógica e didática adequada. O Projeto TE-02 (Projeto Contexto Amazônico) é uma parceria entre a Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém e o LBA, buscando produzir material didático interdisciplinar e contextualizado envolvendo questões de grande interesse atual, que podem atuar como peças fundamentais para se entender mais sobre a Amazônia e o funcionamento de seus ecossistemas. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo a produção de material didático-pedagógico interdisciplinar e contextualizado sobre Água e Carbono.

METODOLOGIA:

Para alcançar o objetivo proposto de produzir material didático foi necessário um levantamento bibliográfico, a partir do qual foi organizado um acervo com os artigos pesquisados. Este acervo encontra-se disponibilizado no Projeto TE-02, no Campus II da UFPA-Santarém, e têm sido fonte de consulta para estudantes e professores, tanto do ensino médio, quanto da graduação, assim como para a comunidade em geral. Após o levantamento bibliográfico foi realizada uma pesquisa de campo para conhecer a realidade em que se encontram as escolas de Ensino Médio de Santarém (PA), que serviram de subsídios para a caracterização das escolas de ensino médio, a avaliação do ensino da Física e da Biologia e a análise dos livros didáticos mais utilizados pelos professores dessas disciplinas. A produção dos cadernos temáticos sobre Água e Carbono foi realizada em conjunto com alguns professores do Ensino Médio local e ao final das versões preliminares foram avaliados em oficinas de produção de material didático por professores da rede de ensino local. Os cadernos temáticos também foram avaliados por alunos de escolas públicas da rede de ensino, principalmente quanto à relevância e conteúdo.

RESULTADOS:

Após a pesquisa de campo verificou-se que as escolas analisadas possuem uma infra-estrutura (predial) no geral que pode ser considerada boa, no entanto, as escolas não possuem recursos didáticos suficientes para atender às necessidades dos professores e alunos. A caracterização do Ensino da Física e Biologia possibilitaram identificar que dos professores de física apenas 32% são licenciados em Física, sendo a maioria licenciados em Matemática (50%) e outros (18%). A realidade dos professores de Biologia mostrou-se diferente, onde os professores possuem formação específica da área e 32% já são pós-graduados (especialização). Com referência aos livros didáticos, foram avaliados os 21 títulos de física e biologia mais utilizados pelos professores, desses, a maioria (14) trazem abordagens interdisciplinares, no entanto, quanto à abordagem contextualizada nenhum mostrou-se adequado à realidade amazônica. Foram produzidos dois cadernos temáticos um sobre Ciclo do Carbono no Contexto das mudanças climáticas e o outro Água: uma abordagem Interdisciplinar para o Ensino Médio. Os cadernos foram elaborados com colaboração de professores da rede de ensino local e avaliado por outros 39 em oficinas que mostraram-se bastante produtivas. A avaliação dos cadernos temáticos foi feita por 312 alunos de 6 escolas públicas da rede de ensino local que no geral consideraram o material de alta relevância e despertou o interesse pelos temas abordados.

CONCLUSÕES:

Os cadernos produzidos de modo interdisciplinar e voltados ao contexto amazônico mostraram-se inovadores e de grande interesse pelos docentes e discentes da rede de ensino médio de Santarém (PA). Nossos resultados apontam ainda para que sejam produzidos outros materiais didáticos que possam suprir as deficiências dos materiais disponíveis e atender as expectativas dos docentes e discentes, em especial voltados para o Ensino Médio.

Instituição de fomento: Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia/LBA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Material Didático Pedagógico ; Interdisciplinaridade; Contextualização Amazônica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006