IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE EXTRATOS E FRAÇÕES DE SAMAMBAIAS E PLANTAS INVASORAS DE MS

Sonia Corina Hess  1
Marize Therezinha Lopes Pereira Peres 1
Natasha Seravali Flauzino 1
Vanderléa F. Liberato Bonani 1
Elza de Fátima A. Smania 2
Artur Smania Jr. 2
(1. Departamento de Hidráulica e Transportes-UFMS; 2. Departamento de Microbiologia e Parasitologia-UFSC)
INTRODUÇÃO:

Pteridófitas exibem um forte mecanismo de dominância nas áreas onde crescem , formando associações quase puras, onde apenas poucas espécies coexistem. Este mecanismo de dominância estende-se desde os trópicos até as margens das florestas boreais (Queiroz, 1994). As espécies de samambaias: Adiantum serratodentatum, Adiantopsis radiata, Dicranopteris flexuosa, Pityrogramma  calomeanos, Pteris denticulata, Salpichlaena. Volubis, Microgramma Lindbergii Licopodiella camporum, Blechnum brasiliense  e Microgramma vaccinifolia apresentam vasta ocorrência no estado de  Mato Grosso do Sul representando um grande potencial de exploração para a obtenção de produtos vegetais úteis.As espécies invasoras Senna occidentalis e  Senna obtusifolia também são comumente encontradas na região do cerrado. Plantas invasoras  são vegetais superiores que apresentam adaptações bioquímicas que as permite  combater organismos patogênicos na forma de plantas inferiores pela síntese de  compostos antibacterianos ou antifúngicos em concentrações que previnem a invasão pelas bactérias ou fungos (Bell ,1984). O presente trabalho apresenta os dados obtidos em testes de avaliação da atividade  anti bacteriana de extratos e frações destas formações vegetais de MS frente às bactérias Staphylococcus aureus (Gram-positiva) e Escherichia coli (Gram-negativa).

METODOLOGIA:

Foram coletadas partes aéreas e subterrâneas de vegetais de MS, e os ensaios para avaliação da atividade antibacteriana realizados no Laboratório de Microbiologia da UFSC. Os vegetais foram triturados e submetidos à extração exaustiva com EtOH. Os líquidos foram evaporados em evaporador rotativo rendendo os extratos brutos. O extratos de S. occidentalis e D. flexuosa foram dissolvidos em uma mistura EtOH/H2O 1/9 e particionados com solventes orgânicos para a obtenção das frações hexânica, em acetato de etila e hidroalcoólica. A atividade antibacteriana foi  investigada frente a S. aureus e E. coli de acordo com o método de microdiluição (Murray et al. 2004). As bandejas de microdiluição foram incubadas a 36ºC por 18 h. O crescimento das bactérias foi primeiramente detectado por densidade óptica e posteriormente por adição de uma solução alcoólica (0,5 mg.mL-1) de  cloreto de 2-(4-iodofenil)-3-(4-nitrofenil)-5-feniltetrazolium (INT). As bandejas foram incubadas a 36ºC por 3 h, e naquelas onde o crescimento das bactérias ocorreu, o INT mudou de amarelo para púrpura. A cor amarela remanescente indicou a ausência de crescimento. Os valores de Concentração Mínima Inibitória (CMI) foram definidos como a menor concentração de cada material em que ocorreu completa inibição de crescimento bacteriano, ou que não rendeu microorganismos viáveis. Os resultados foram expressos em mg.mL-1. Penincilina e tetraciclina foram usados como antibióticos de referência.

RESULTADOS:

Os extratos obtidos a partir das  partes aéreas das  pteridófitas mostraram os seguintes resultados contra a bactéria Gram-positiva S. aureus: A. serratodentatum, A.radiata, D. flexuosa, P. calomeanos, P. denticulata, S. volubis, Blechnum brasiliense e M. Lindbergii apresentaram CMI>4 (inativas). A pteridófita mais reativa foi L. camporum (CMI=0,5) e M. vaccinifolia (CMI=1). Para as espécies invasoras a fração hidroalcólica de S. occidentalis apresentou-se mais reativa (CMI=0,5), seguida pelo extrato bruto da mesma (CMI=4), enquanto as demais frações de S. occidentalis e o extrato bruto de S. obtusifolia, apresentaram CMI>4. Frente a E. coli, os extratos brutos de A.radita e A. serratodentatum e Blechnum brasiliense foram os mais ativos (CMI=1), seguidos por L. camporum e S. occidentalis (CMI=2). A fração em acetato de etila e o extrato bruto  de D. flexuosa apresentaram CMI=4, bem como os extratos etanólicos de M. Lindbergii  e S. occidentalis. Os demais extratos e frações tiveram CMI>4.

CONCLUSÕES:

O presente estudo mostrou que parte dos materiais obtidos a partir de vegetais de MS apresentaram significativa atividade antibacteriana, tendo potencial para exploração econômica, como fonte das substâncias biologicamente ativas. As espécies  mais ativas frente a S. aureus foram as samambaias M. vaccinifolia (extrato bruto) e L. camporum ( extrato bruto), e a invasora S. occidentalis (extrato bruto e fração hidroalcoólica). Frente a E. coli foram mais ativas as samambaias A. radiata, A. serratodentatum e L. camporum, e a invasora S. occidentalis.

Instituição de fomento: FUNDECT-MS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Atividade antibacteriana; samambaias ; plantas invasoras.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006