IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DAS TURMAS DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ANGRA DOS REIS

Marly de Abreu Costa 1
Leonardo Rondelli dos Santos 1
(1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO: O presente estudo faz parte da pesquisa de Avaliação da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Angra dos Reis, realizada pela Faculdade de Educação da UERJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Angra dos Reis, no período de 2002 a 2005. O objetivo central da pesquisa foi realizar uma avaliação das escolas da rede deste município, tendo dentre outros os seguintes objetivos específicos: fornecer subsídios para que a SME possa tomar decisões sobre o processo de ensino em cada escola e na rede municipal; e conhecer o desempenho dos alunos de 4ª e 8ª series do ensino fundamental, através de testes abrangendo os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Neste momento, nosso propósito é apresentar os resultados da avaliação do nível de proficiência apenas das turmas de 4ª série.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: O trabalho utilizou uma metodologia quantitativa, incluindo instrumentos de avaliação como questionários e  testes de desempenho escolar, sem abrir mão da abordagem qualitativa, através da utilização de entrevistas. O público alvo foi constituído do universo de todas as escolas da rede municipal de Angra dos Reis, diretores, professores de matemática e língua portuguesa e alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os testes foram elaborados com base nas matrizes curriculares adotadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Por meio de procedimentos estatísticos derivados da aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI) foram os calculados os escores alcançados pelos alunos e em seguida as escalas de proficiência, entendendo-se por proficiência o nível de conhecimento alcançado pelo aluno.  As faixas de proficiência foram selecionadas a partir de três níveis: Crítico; Intermediário; e Suficiente.

RESULTADOS:

RESULTADOS: Percebemos que a maioria (55,3%) dos alunos da 4ª série obteve um suficiente desempenho nos testes de Língua Portuguesa, o que consideramos um resultado positivo. Entretanto, verificamos que a maioria (55,2%) dos alunos da 4ª série em Matemática obteve desempenho, apenas, de nível intermediário, ou seja, um resultado aquém do de Língua Portuguesa. Inferimos a proficiência obtida dos alunos de uma forma mais restrita; tanto pelos valores de máximo, quanto pelos valores de mínimo.  Foram calculados os valores de tendência central (média e mediana), o calculo do Desvio Padrão e do Coeficiente de Variação (CV), os quais são medidas de dispersão. Todos estes valores são essenciais para se chegar a conclusões estatísticas a respeito do estudo que foi desenvolvido.

CONCLUSÕES:

CONCLUSÕES: Os resultados da avaliação da 4ª série em Língua Portuguesa foram bem melhores do que os de Matemática, com mais de 50% da proficiência dos alunos no nível suficiente, ou seja, um resultado satisfatório. Por outro lado, na avaliação da 4ª série em Matemática, os resultados foram apenas razoáveis, na medida em que a concentração dos resultados ficou no nível intermediário de proficiência, o que significa dizer que os alunos estão ainda em processo de aquisição das competências exigidas neste nível de ensino.

Verificamos, ainda, que turmas com maior proficiência têm resultados mais homogêneos, enquanto as de menor proficiência, têm resultados mais desiguais. Sugerimos que se concentrem os esforços para melhorar a qualidade do ensino duplamente nas escolas de baixo desempenho, não só para aproximá-las das escolas melhor sucedidas, como também para assegurar que os alunos com desempenho insatisfatório tenham melhores resultados.
 
Palavras-chave: avaliação do deempenho escolar; rede de ensino fundamental; nível de proficiência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006