IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral

DIVERSIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

ATRAVÉS DO TEMA: ADOLESCÊNCIA NO SÉCULO XXI.

Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1
Afonso Feitosa Reis Filho 1, 4
Avany Martins de Arruda 1
João Rufino de Freitas Filho 1, 2, 3
Maria do Socorro Lopes Pina 1
Minancy Gomes de Oliveira 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL; 3. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; 4. Colégio Municipal José Firmino da Veiga - CMJFV)
INTRODUÇÃO:

Considerado às dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais da adolescência e buscando contemplar uma visão ampla e não reducionista das questões que envolvem esse tema e o seu desenvolvimento no âmbito pessoal. Neste artigo pretende-se desenvolver uma educação para uma sexualidade ligada à vida, á saúde, ao prazer e ao bem estar e que englobe as dimensões do ser humano. O objetivo dessa investigação foi proporcionar um espaço pedagógico para discussão e reflexão de todas as transformações ocorridas no período da adolescência e as divergências de valores entre pais e filhos e em outros grupos sociais. Possibilitando ao aluno seu auto-conhecimento para o auto-cuidado, de forma que ele se insira no seu mundo e na convivência inter-pessoal, assumindo suas crenças, valores/atitudes/normas e identidade, com respeito pela diversidade. Sendo assim buscou-se elencar os eixos norteadoes à temática proposta pelos alunos não apenas em seus aspectos conceituais, mas sobretudo por seus aspectos procedimentais, atitudinais/valores e normas, cujo enfoque não é apenas a dimensão biológica mas também a dimensão psico-sóciocultural, para que os mesmos possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido em 16 turmas, com 30 alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano. A temática foi trabalhada por meio de estudos focalizados em situação-problema. Para sistematização dos trabalhos foi necessário: 1)realização de entrevista com pais, avós, tios, responsáveis, adolescentes, outras fontes  na busca de coletar informações para construção da linha do tempo em sala de aula; 2)utilização de diversas linguagens para expressão e comunicação das idéias; 3)leitura de imagem de produções culturais em contextos públicos e privados; 4)leitura e discussão de literaturas que abordem o tema estudado para aprofundamento teórico do aluno;  5)busca de informações e recursos tecnológicos e 6)escrita e representação de uma peça teatral dentro de  um referencial teórico das literaturas bibliográficas consultadas.

RESULTADOS:

Considerando os conteúdos trabalhados em situações de ensino e de aprendizagem, pode-se dizer que na construção dos conceitos, como pílula, anticoncepcional, doenças, DST, camisinha etc.; e no estabelecimento de relação entre os conceitos e no que se refere a aplicação desses conceitos explícitos ou implícitos na Temática: Adolescência X Linha do tempo; adolescência e as divergências de valores entre pais e filhos e em outros grupos sociais;  o corpo; prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e relações de gêneros os  alunos demonstraram um bom desempenho. Quanto ao nível de desempenho sócio-afetivo nas discussões nos grupos de trabalho percebeu em diferentes situações de aprendizagem que os alunos demonstram capacidade de perceber e utilizar os conteúdos vivenciados. Além disso, pode-se perceber ainda que apresenta um comportamento comprometido com o seu desenvolvimento pessoal e com a realização das atividades individuais e coletivas, refletindo sobre o efeito de suas ações como aprendiz de forma a aprimorá-las.

CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que o trabalho com a Parte Diversificada integrada aos conteúdos da Base Comum do Currículo do ensino médio deste Centro contribuiu para o desdobramento do tema Adolescência no século XXI favorecendo o estudo, a intervenções, produções, a criatividade, a atitude interdisciplinar, a construção do conhecimento e o enriquecimento do currículo individual e da Escola.
 
Palavras-chave: Sexualidade; Autoconhecimento; Interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006