IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INVESTIGANDO A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Luciane Cristina Gonçalves Ribeiro  1
Fátima Maria Neves  2
(1. Acadêmica do quarto ano do curso de Pedagogia e bolsista do Pet/Sesu da UEM.; 2. Pra Dra do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM- DFE)
INTRODUÇÃO:

O curso de Pedagogia tem, dentre seus inúmeros objetivos, a formação de professores. Percebe-se então que, um dos principais pontos presentes na área educacional está ligado à formação docente que nem sempre corresponde às expectativas sociais. A historiografia destaca que a manutenção de muitas práticas pedagógicas utilizadas, por antigos mestres, deixaram suas marcas e algumas delas perduram até hoje. Outras foram aperfeiçoadas, mas mesmo assim continuam incorporadas às atividades do magistério. Conferindo importância a estas questões educacionais que se referem à formação docente, entendo que no interior do Curso de Pedagogia, a História da Educação, sob diferentes formatos, atuou no sentido de auxiliar na consolidação do Curso e na problematização da formação de professores. Neste sentido a disciplina de História da Educação, como campo disciplinar, tem sido amplamente discutida, devido ao desenvolvimento importante de seu papel não somente na História da Educação, como também na história cultural.

METODOLOGIA:

Os encaminhamentos metodológicos foram o de reunir os documentos que continham informações referentes ao tema de pesquisa, são eles: ementas, programas, conteúdos, bibliografias e professores que ministraram aula na disciplina de História da Educação curso de Pedagogia, da UEM, de 1973 a 2003. Coligidos os dados foram construídas diversas tabelas para melhor visualizar e, posteriormente, comparar e analisar as informações obtidas em História da Educação I, História da Educação II e História da Educação III. Também foram realizados estudos girando em torno do tema de pesquisa, priorizando questões referentes à importância da disciplina de História da Educação na formação de professores, no interior do curso de Pedagogia da UEM de 1973 a 2003.

RESULTADOS:

Com embasamento teórico obtido por meio dos estudos realizados e observando os documentos analisados, pode-se perceber a proximidade da disciplina de História da Educação com a área filosófica e um exemplo bem específico é o estudo de pensadores ligados a este campo da Filosofia e que estiveram presentes nos conteúdos de História da Educação I, II e III no curso de Pedagogia da UEM. Verificou-se também no decorrer da pesquisa uma repetição de conteúdos na disciplina de História da Educação I, II e III. Em que muitos deles ministrados na História da Educação I se repetem depois na II e na III, estando aqui dispostos alguns como exemplo: Educação chinesa, Educação do Índio americano, Educação do povo Hebreu, Educação do povo Persa, Educação em Roma, Educação Hindu, Educação na Colônia, Educação na Grécia, Educação no Egito, Educação no período colonial, Educação no período imperial, Educação no período republicano, Educação popular, Educação primitiva, Educação secundária, Educação superior, Idéias pedagógicas católicas, Idéias pedagógicas liberais e Idéias pedagógicas socialistas. Percebe-se que, foi somente a partir de 1981 que ocorreu uma mudança nos conteúdos de História da Educação III nos períodos I e II em que a disciplina foi ministrada, pois a partir deste período passou-se a estudar Brasil, ou seja, a História da Educação Brasileira.

CONCLUSÕES:

Portanto com base nos estudos e pesquisas realizadas pode-se constatar que na historiografia a História da Educação está muito ligada ao campo da Filosofia da Educação, o que por muito tempo conduziu os conteúdos ministrados na disciplina e que deu a ela por muitos anos uma característica voltada para o lado pedagógico e não científico. Neste sentido era uma História feita por pedagogos e não por historiadores. Por isso o perfil assumido pela disciplina História da Educação está vinculado a área educacional, uma vez que professores da área se formavam em Pedagogia, e retornavam para ministrar  aulas na disciplina.

 

Instituição de fomento: Universidade Estadual de Maringá-UEM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da Educação; Disciplina ; Pedagogia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006