IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
PORTAL CIÊNCIA EM (DIS)CURSO: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Solange Leda Maria Gallo 1
Marci Fileti Martins 1
Giovanna Benedetto Flores 1
(1. Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul)
INTRODUÇÃO:

O Portal Ciência em (Dis)curso é uma proposta para divulgação de ciência  que tem como finalidade buscar respostas para as questões que envolvem a produção e circulação do conhecimento científico na sociedade contemporânea. Para tanto, ele se utiliza de uma forma diferenciada para divulgar a ciência, em que todo o trabalho de pesquisa inserido nele, é apresentado de maneira contextualizada , através do formato hipermídia (áudio, vídeo, texto). Essa forma de se trabalhar as diferentes mídias também possibilita ao internauta a navegação livre no Portal, podendo traçar o seu próprio percurso, sem compromisso com a linearidade. Com isso, o site Ciência em (Dis)curso busca alcançar seu objetivo que é captar a ciência no seu movimento/percurso na busca de um aprofundamento constante, e não como produto acabado e inequívoco.

O Portal Ciência em (Dis)curso conta com artigos e reportagens, fontes de informação, imagens e vários outros recursos, para que seja, ao mesmo tempo, um laboratório experimental de jornalismo científico para a formação de competências na área, um meio de comunicação para jornalistas, divulgadores de ciência e tecnologia e um portal de conhecimento de acesso universal.

O Portal está ligado ao grupo de pesquisa Produção e Divulgação do Conhecimento Científico, do Mestrado em Ciência da Linguagem da Unisul e tem como parceiros o Núcleo de Criatividade (NUDECRI) e Laboratório de Estudos Urbanos (LABURB) da Unicamp.

METODOLOGIA:

Toda a pesquisa apresentada no Portal é preparada por uma equipe multidisciplinar, formada pelos integrantes do grupo de pesquisa em conjunto com pesquisadores do Núcleo ou Grupo a ser divulgado.  Essa equipe prepara um roteiro e sua execução conta com a participação de todos, ou seja, os pesquisadores que têm sua produção divulgada estão envolvidos nas filmagens, na edição e na produção de textos. Também há a participação de alunos do curso de Comunicação Social – Cinema e Vídeo, integrantes do projeto, que acompanham na produção dos materiais, principalmente na captação de imagens/som, edição e roteiro.

A parceria com a Unicamp, através do Nudecri,   proporciona a troca de experiências  notadamente relativas à  da enciclopédia ENDICI, que está sendo produzida pelo LABURB.

O Portal também está relacionado com o projeto institucional Hipermídia, da Unisul. Esse projeto visa a disponibilização de conteúdos acadêmicos e científicos como apoio para as salas de aula, através da intranet da universidade. O Portal Ciência em (Dis)curso será responsável por parte do conteúdo cientifico a ser estudado.

RESULTADOS:

Como publicação on line e regular, o Portal traz como resultado o reconhecimento pelo grande público das pesquisas desenvolvidas pela comunidade cientifica catarinense, com destaque para as especificidades regionais.

No Portal já estão disponibilizados três grupos pesquisas: Trabalho e Subjetividade;  Sistemas Interligados de Gestão e Sistemas Computacionais Inteligentes e Educação Patrimonial, todos da Unisul.

O Portal Ciência em (Dis)curso pode ser acessado pela página da Unisul dentro do link Pesquisa ou pelo endereço próprio: http://aplicacoes.unisul.br/cienciaemdiacurso/.

Pretende-se atingir leitores (internautas) não só envolvidos na pesquisa universitária, mas também jovens do ensino médio que têm interesse nos temas abordados no Portal. A equipe visa a divulgação de um grande número de grupos de pesquisa.
CONCLUSÕES:

A relevância desse Portal para a área científica/educacional é bastante evidente, já que são as instituições acadêmicas, juntamente com os seus centros tecnológicos, lugares institucionalizados da ciência no mundo. Além disso, ao se verificar que o mundo moderno deu à ciência, de certa forma, a incumbência de encontrar soluções para os problemas da sociedade, é especialmente importante buscar compreender como se dá o funcionamento da produção e circulação desse saber científico, que é parte constitutiva da sociedade.

Pensar, então, sobre divulgação científica implica refletir sobre a indissociabilidade entre ciência, tecnologia e administração, ou seja, leva a refletir sobre a relação da mídia e da Escola com a produção de conhecimento e leva, por outro lado, a refletir também sobre as relações da mídia com a sociedade e com a Ciência. De tal modo, o Portal Ciência em (Dis)curso é já o resultado de uma reflexão sobre a produção/circulação do conhecimento científico que combina, necessariamente, análise critica com propostas concretas envolvendo práticas refletidas de divulgação.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa de Santa Catarina - FAPESC
 
Palavras-chave: análise do discurso; divulgação de ciência; hipermídia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006