IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

DINÂMICA DA PAISAGEM NA ÁREA DE ENTORNO DA LAGUNA DA JANSEN EM SÃO LUÍS - MA

Josélya Maria de Aguiar Soares 1
Francicléia Vieira Ribeiro 1
Lucélia Cristina Carvalho Ferreira 1
Antônio Cordeiro Feitosa 1
(1. Universidade Federal do Maranhão)
INTRODUÇÃO:
No município de São Luís, os problemas ambientais têm se intensificado pelo rápido crescimento populacional de forma desordenada, acarretando prejuízos ao ambiente ocupado sem planejamento. Neste contexto, São Luís tem sofrido várias alterações da paisagem urbana, sem a melhoria de sua estrutura. Entre as áreas que enfrentam sérios problemas está a Laguna da Jansen, localizada na área noroeste do município, a cerca de 4 km do centro histórico. A área da laguna é cercada pelos bairros São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta d’Areia e Ponta do Farol. Nas áreas adjacentes estão localizadas as praias de maior movimento de banhistas. A laguna da Jansen é de origem antrópica; antes de sua formação, a área era constituída de mangue, cortada pelo Igarapé da Jansen, sofrendo influência da maré. O processo de urbanização acelerou-se a partir da década de 1970, com a construção da Ponte José Sarney, ligando os bairros São Francisco e Centro Histórico, que viabilizou a ocupação da área norte do canal do Anil e fomentou a urbanização da orla marítima e a necessidade de novas vias de acesso. Ocorreram diversos impactos ao meio ambiente, tanto por causa da especulação imobiliária quanto para a construção da Avenida Maestro João Nunes, que liga o bairro São Francisco a Ponta D’areia. Essa avenida passou sobre o Igarapé através de um aterro, formando uma barragem que deu origem a Laguna, equivocadamente chamada de lagoa.
METODOLOGIA:
Na realização deste trabalho foi utilizado o método indutivo, que ressalta a necessidade de que sejam constadas as teorias através dos resultados com apoio do método Fenomenológico, que se baseia na percepção e na busca da vivência do objeto estudado. Os procedimentos constaram de: pesquisa e análise do material bibliográfico sobre a área; registro fotográfico; aplicação de questionários e entrevistas aos moradores; análise e interpretação dos dados coletados e elaboração do trabalho.
RESULTADOS:

Na área da Laguna da Jansen, as modificações da paisagem são marcadas por fortes discrepâncias sociais, iniciadas com a ocupação desordenada das áreas de mangues da “Ilhinha”, continuadas com a construção da Avenida Maestro João Nunes e dos conjuntos residenciais Renascença I e II e Ponta do Farol. A construção desses conjuntos e de estruturas urbanas complementares adjacentes, como shoppings e empreendimentos comerciais, motivaram a especulação imobiliária voltada às classes mais abastadas da sociedade que se sobrepõe contra as classes menos favorecidas que habita os pequenos casebres.

A área da Laguna foi inserida no Plano Maior de Turismo do governo estadual com um programa de urbanização que contemplava “recuperação sanitária”, urbanismo e jardinagem, cujo padrão estético (ciclovia, playground, quadra de tênis, concha acústica, etc.) apresenta forte tendência à elitização.

A resistência à especulação imobiliária gerou uma paisagem mesclada de contrastes sócio-ambientais onde edifícios modernos e sofisticados contíguos a casebres humildes, abrigam pessoas cuja simbiose se configura através de vínculos empregatícios e de prestação de serviços. A área sofre, ainda, uma série de impactos ambientais, destacando-se os processos de eutrofização e colmatagem.

Os esgotos são lançados in natura e acabam por contribuir para a multiplicação de algas cianofíceas que sufocam e matam o zooplâncton e os animais de maior porte cuja decomposição libera gases fétidos em grande intensidade.
CONCLUSÕES:
A área objeto da pesquisa compõe o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, uma Unidade de Conservação Estadual. O nome lagoa não condiz com suas características ambientais por ser uma depressão que contém água salobra ou salgada, vegetação de mangues e fauna marinha. A laguna da Jansen evidencia a ação antrópica em nível tecnogênico, é alimentada pelo mar e sofre influência da maré. Assim, a área além de sofrer impactos ambientais de grande magnitude, sofre com os impactos socioculturais. A ação humana, em ambos os aspectos, é o principal fator impactante, necessitando, portanto, não só de projetos voltados para a estrutura estética, como também para a efetiva recuperação sanitária e mitigação da precária situação social da população de baixa renda, que além de sofrer com estereótipos aplicados a comunidades carentes, está a margem do aparelho governamental e burocrático, que não atende as expectativas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: LAGUNA DA JANSEN; IMPACTOS AMBIENTAIS; PAISAGEM URBANA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006