IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ÓLEOS ESSENCIAIS DE Baccharis dracunculifolia DC DE DIFERENTES POPULAÇÕES
Daniela Costa Pinto 1
Larissa Cardoso dos Santos 1
Sarah Dario Alves 2
Maria Cristina H. Pereira Lima 1
Maria Auxiliadora Coelho Kaplan 1
(1. Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais/NPPN, UFRJ; 2. Faculdade de Formação de Professores/ FFP, UERJ)
INTRODUÇÃO:

Baccharis dracunculifolia DC, conhecida popularmente como alecrim-do-campo ou vassourinha, pertence à família Asteraceae, ordem Asterales (sensu Dahlgren,1980). Essa espécie é nativa da América do Sul, com grande ocorrência no Brasil, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde é considerada invasora de pastagens nativas prejudicando a capacidade de lotação com o gado. Atualmente Baccharis dracunculifolia é a principal matéria prima vegetal de própolis verde e já foi comprovada sua atividade antibacteriana sobre Streptococcus mutans.

METODOLOGIA:

Folhas de Baccharis dracunculifolia foram coletadas no Estado de Minas Gerais, município de Matipó, a 900m de altitude e no Estado do Rio de Janeiro, em Rio Bonito, praticamente ao nível do mar. Folhas ainda frescas das plantas coletadas foram, separadamente submetidas à hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger durante 2h. Os óleos essenciais extraídos foram analisados por cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM) em cromatógrafo HP 6890 provido com uma coluna “ZB–5 MS” (30m x 0,25mm x 0,33mm), injetor a 260oC, interface a 200oC, temperatura variando de 60o a 240oC (3oC/min). O detector usado constou de um espectrômetro de massas modelo HP5973. A identificação dos componentes foi feita através do cálculo dos Índices de Retenção (IR) para cada constituinte dos óleos essenciais e posterior comparação com dados da literatura e com informações do banco de dados do aparelho.

RESULTADOS:

Análise dos dados permitiu verificar que 21 constituintes são responsáveis por 76,34% do óleo essencial de folhas de Baccharis dracunculifolia coletadas a 900m de altitude e que 18 componentes responderam por 93,52% do óleo obtido da planta que ocorre a 40m de altitude. Foi também observado que as frações voláteis obtidas por hidrodestilação dos dois espécimens de Baccharis dracunculifolia eram qualitativamente muito similares sendo os constituintes majoritários os mesmos para os dois óleos essenciais analisados. Esses componentes representativos dos óleos essenciais em estudos são: nerolidol (21,93%), gama-elemeno (9,98%), Germacreno D (7,19%), tau-muurolol (6,90%), beta-espatulenol (6,51%) e viridiflorol (4,24%), para a espécie de Matipó, MG (900m); e nerolidol (57,33%), beta-espatulenol (9,67%), gama-elemeno (8,08%), Kauran-18-al (3,45%), tau-muurolol (2,15%) e germacreno D (2,14%), para a espécie de Rio Bonito, RJ (40m).

CONCLUSÕES:

As duas amostras de folhas de Baccharis dracunculifolia mostraram-se ricas em derivados sesquiterpenoídicos. Várias atividades biológicas já foram registradas para derivados sesquiterpênicos, o que pode indicar o óleo essencial de Baccharis dracunculifolia como uma fonte potencial de produtos terapêuticos.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Baccharis dracunculifolia ; Óleos Essenciais; Hidrodestilação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006