IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
PRÁTICA LÚDICA EM MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Maria Elizabethe da Silva Ferreira 1
Hellen Kempfer Philippsen 1
Carlos Alberto Machado da Rocha 1
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET/PA)
INTRODUÇÃO:

 INTRODUÇÃO: Alguns dos grandes problemas constatados entre os estudantes da escola básica brasileira são: a indisciplina, a falta de interesse ou empenho e, em conseqüência, a repetência ou mesmo a evasão, resultantes acima de tudo do modelo sócio-político. O rompimento desse modelo requer uma escola mais atrativa, contextualizada e integrada no seio da comunidade através das diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, o lúdico, através da criação e prática de jogos, aparece como alternativa no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O conteúdo de Microbiologia aparece pela primeira vez no currículo para os alunos da 6a série do Ensino Fundamental e, juntamente com este as dificuldades atribuídas principalmente aos nomes específicos de alguns seres microbiológicos. Por isso a idéia da confecção e prática de jogos surgiu a partir das necessidades e desejo de tornar facilitado o aprendizado, respeitando, contudo o objetivo do conteúdo.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: O trabalho foi desenvolvido na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com uma turma de 28 alunos da 6a série do Ensino Fundamental. A turma foi dividida em quatro equipes de sete alunos, com o intuito de facilitar o estudo dos quatro grupos de microrganismos (moneras, protistas, fungos e vírus). Após a divisão das equipes, os alunos foram orientados a realizar pesquisas e confeccionar jogos envolvendo as principais características, a classificação, as funções vitais, as doenças causadas e a utilização desses microrganismos pelo homem. As equipes tiveram o período de 28 de abril a 19 de maio de 2005 para realizar as pesquisas, confeccionar e apresentar os jogos.

RESULTADOS:

RESULTADOS: No dia 19 de maio de 2005 as equipes apresentaram apenas em sala de aula os seguintes jogos: dois ludos, sendo um confeccionado em isopor, no formato de um fungo (cogumelo), e o outro confeccionado em papelão recoberto por cartolina, com o formato do protozoário paramécio; um dominó, no qual uma parte de cada pedra continha uma figura e a outra continha alguma informação sobre microrganismos, sendo que a pedra seguinte trazia uma figura ou uma informação referente à pedra anterior; um jogo de dados com perguntas e respostas sobre os microrganismos.

CONCLUSÕES:


CONCLUSÕES: Durante a apresentação dos jogos foi possível perceber que o uso do lúdico facilitou o processo de ensino-aprendizagem, à medida que abriu perspectivas para a construção do próprio conhecimento, a partir de questões simples e reais; possibilitou a abordagem do conteúdo de uma forma diferenciada e propiciou a cooperação, a solidariedade e a participação de todos os alunos.

 

 
Palavras-chave: Jogos; Ciências; Microrganismos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006