IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
O CAPITAL SOCIAL COMO ELEMENTO PROPULSOR NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DOS ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - IC&T, NOS LABORATÓRIOS DO CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS ESPACIAIS - CRSPE/INPE - MCT
Otávio Augusto Rodrigues Ferreira Filho 1, 2
Deise Antunes Rambo 3
Maria Célia Lemes dos Santos 4
Guerino Antonio Tonin 5
Nelson Jorge Schuch 6
(1. Aluno - Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 2. Estagiário - Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais CRSPE/INPE - MCT; 3. Bel. em Administração e aluna do Curso de Ciências Contábeis da UFSM; 4. Analista em C&T do CRSPE/INPE - MCT; 5. Professor do Curso de Administração - UFSM; 6. Dr. Pesquisador do CRSPE/INPE - MCT)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa concentra-se na investigação do Capital Social como articulador no desenvolvimento de equipes de trabalho/estudo. Nesta especulação, o tema C. Social é limitado por um de seus componentes básicos, a confiança, que de acordo com Giddens (1991, p. 41), “pode ser definida como a crença na credibilidade de uma pessoa ou sistema, tendo em vista um dado conjunto de resultados ou eventos em que essa crença expressa uma fé não proibida ou amor, ou na correção de princípios abstratos (conhecimento técnico)”. O objetivo do estudo é conhecer o perfil dos alunos de IC&T e investigar a percepção dos mesmos quanto à existência da confiança em seus grupos interdisciplinares que atuam no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - CRSPE/INPE - MCT, em Santa Maria/RS. A importância desta pesquisa deve-se ao fato de que um dos fundamentos básicos do Centro é a formação de profissionais capacitados em realizar estudos científicos dentro de um contexto de associação e cooperação mútua. Vislumbrando os resultados positivos obtidos na investigação, que mostrou haver um ambiente organizacional com altos índices de confiança, tal conhecimento disponibilizado pode ser utilizado pela Coordenação do Centro a fim de que sirva de suporte para a otimização do Capital Social. Portanto, o estudo pode vir a contribuir com o CRSPE/INPE - MCT na busca do aprimoramento da confiança, que tem como conseqüência, o melhor desenvolvimento do Capital Social na execução de atividades.
METODOLOGIA:
A metodologia da pesquisa foi de caráter exploratório. Na visão de Mattar (1996), a investigação exploratória auxilia o pesquisador a estabelecer as prioridades de estudo, permitindo aumentar a sua experiência sobre o problema proposto. Sampieri (1991, p. 59) menciona que os estudos exploratórios “servem para aumentar o grau de familiaridade com fenômenos, relativamente, desconhecidos”. O método utilizado foi o estudo de caso que, segundo YIN (2001, p. 32), “investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto de vida real, especialmente, quando os limites entre o fenômeno e contexto não são claramente definidos”. O universo da pesquisa, que serviu de base ao presente trabalho, foi constituído dos alunos de IC&T que atuam no Centro Regional de Pesquisas Espaciais, em Santa Maria/RS, perfazendo um total de 32 pessoas. A ferramenta que possibilitou a coleta de dados foi a entrevista com o auxílio de um questionário estruturado, que teve, como base, o referencial de Giddens (1991), que conceitua a confiança como um dos elementos principais do Capital Social. Além disso, investigaram-se alguns elementos que se relacionam com a confiança, entre eles, a cooperação, o tempo de atuação e o papel da Coordenação. Desta forma, procurou-se verificar o nível de confiança no desenvolvimento das atividades de pesquisas e estudos no ambiente investigado.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa revelam que 84% dos alunos de IC&T são do sexo masculino e 16% do sexo feminino; 18% têm menos de 20 anos, 63% têm entre 20 e 25 anos e 9% têm mais de 25 anos de idade. Em relação ao tempo de atuação, 75% está há pelo menos um ano, enquanto 9%, até seis meses e 16%, entre seis meses a um ano. Os dados mostram que o público estudado é jovem e, que grande parte dele realiza atividades no CRSPE/INPE - MCT por um considerável período de tempo, permitindo o desenvolvimento de uma percepção mais realista do elemento indagado. Na análise das questões relativas à existência dos fatores cooperação, comunicação e papel da Coordenação na realização de atividades, obtiveram-se, respectivamente, as seguintes médias: 85,40%, 79,80% e 89,40%. A inter-relação entre estas variáveis com a confiança refletiu em um resultado positivo para este elemento do Capital Social, sendo que sua percepção, no meio pesquisado, teve como média 86,80%. Este mesmo percentual foi constatado no questionamento sobre a existência de uma relação diretamente proporcional entre o tempo de atuação no Centro e o nível de confiança. Por conseguinte, pode-se afirmar que há forte presença do valor confiança no ambiente de trabalho e no desenvolvimento de pesquisas e estudos no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais.
CONCLUSÕES:
A verificação da existência do Capital Social no CRSPE/INPE - MCT foi percebida, pelos agentes investigados, através de índices altamente expressivos, tanto em relação à confiança, como aos fatores que a influenciam. O resultado vem ao encontro dos fundamentos e práticas desenvolvidas pela Coordenação do Centro, que visam propiciar aos alunos de IC&T, a formação profissional especializada e um profundo desenvolvimento e controle emocional pessoal. Além disso, a Coordenação do Centro incentiva atividades em grupo, o que favorece as relações de colaboração mútua entre os membros das equipes de trabalho incentivando o surgimento de novas e jovens lideranças. Neste sentido, a pesquisa reforça a importância da cooperação, do papel da coordenação e da comunicação entre os laboratórios que realizam pesquisas científicas, como é o caso do centro estudado. O desenvolvimento do Capital Social, ou seja, da confiança e, consequentemente, da cooperação entre os alunos de IC&T encontrou, nos laboratórios CRSPE/INPE - MCT, um cenário ideal aonde as tarefas em conjunto e a busca pelo crescimento do grupo estão presentes no dia-a-dia das pessoas que exercem estudos/trabalhos, cujos resultados são obtidos ao longo de sua evolução e tempo. Por fim, vale destacar que valores, tais como, a confiança e a cooperação são tendências em ambientes organizacionais, principalmente, tratando-se de institutos de pesquisas científicas nos quais são priorizados os trabalhos em equipe.
Instituição de fomento: CRSPE/INPE - MCT
 
Palavras-chave: capital social; confiança; cooperação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006