IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
HÁBITOS ALIMENTARES E CONSUMO DE DROGAS DE GESTANTES COM ESTILO DE VIDA ATIVO E SEDENTÁRIO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ – SC
Luciana Segato 1
Martina Kieling Sebold Barros Rolim 1
Alexandro Andrade 1
(1. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)
INTRODUÇÃO:
A gestação, para muitos autores, parece ser a um dos melhores períodos para implantar mudanças no estilo de vida de mulheres. Isto porque é geralmente neste período que estão mais sensivelmente atentas aos riscos que um comportamento prejudicial pode repercutir no bem estar próprio e do feto (KRAUP, MERIGHI e TSUNECHIRO, 2001; KROEFF et al, 2004). Mudanças estas que incluem uma alimentação mais nutritiva, a prática de atividades físicas, o controle de situações estressantes, a manutenção de comportamentos preventivos como cessar o tabagismo e etilismo, cultivar relacionamentos (NAHAS, 2001). Tendo em vista que a atividade física regular por si só, promove alterações importantes no estilo de vida, caracterizados por uma melhoria espontânea nos hábitos higiênico-dietéticos, na condição física, além de prevenir numerosas enfermidades (SABORIT e HERNÁNDEZ, 2003), o presente estudo tem por objetivo identificar e comparar os hábitos alimentares e consumo de drogas por gestantes com estilo de vida ativo e sedentário freqüentadoras de uma Unidade Básica de Saúde de um bairro de São José – SC.
METODOLOGIA:
A pesquisa caracterizou-se como descritiva de campo com abordagem transversal, onde foi aplicado um formulário adaptado do “Questionário de auto-avaliação do estilo de vida e da ocorrência e controle do stress” de Andrade (2001) a 30 gestantes com idade média de 25±4,7 anos. Não foi utilizado um critério de pontuação específico para o nível de atividade física em gestantes. A diferenciação ocorreu mediante a auto-avaliação das mesmas quanto a realização ou não de atividades físicas regulares com a confirmação nas questões referentes aos hábitos de atividade física e freqüência da prática de atividades físicas. Para a análise dos dados utilizou a estatística descritiva.
RESULTADOS:
Quanto ao consumo de drogas, verificou-se que as gestantes pesquisadas, em sua grande maioria, não possuem o vício de fumar (90%) e nem o de consumir bebidas alcoólicas (93,4%). Pode-se sugerir que as gestantes, neste período da vida e independentemente do estilo de vida que adotam, estão mais sensibilizadas acerca dos efeitos deletérios desse comportamento para si e, principalmente, para o bebê. Com relação à freqüência do consumo alimentar das gestantes ativas e sedentárias, observou-se que, de maneira geral, os hábitos alimentares eram parecidos. Ambos os grupos apresentaram uma freqüência de consumo acima de 5 vezes por semana de frutas e verduras (86,7%), de leite e derivados (63,4%), de arroz, massa e feijão  (76,7%, principalmente as sedentárias com 90%), café e refrigerantes (33,3%), sal (60%), doces e açúcar (40%). As ativas possuem um maior consumo de carne vermelha (40% consomem 5 ou mais vezes semanais), de frituras e de peixe e frango (ambos com 40% consumindo de 4 a 5 vezes na semana) em relação as sedentárias. Embora estudos mencionem que pessoas com estilo de vida ativo preocupam-se mais com a qualidade de sua alimentação (ANDRADE, 2001), talvez, neste estudo, a própria “gestação” seja um ponto que influencie as gestantes sedentárias a aderirem a uma melhor alimentação, diminuindo, com isso, a diferença de hábito alimentar entre os grupos de ativas e sedentárias.
CONCLUSÕES:
Observou-se que a grande maioria das gestantes não fumava, não fazia uso de bebidas alcoólicas, bem como não apresentava características especiais em sua dieta. De maneira geral, as gestantes sedentárias e ativas apresentaram um comportamento semelhante referente aos hábitos alimentares, ao consumo de bebida alcoólica e de cigarro, podendo-se considerar que estas variáveis, neste caso, não são influenciadas pelo estilo de vida das gestantes bem como pela quantidade de atividade física praticada pelas mesmas.
 
Palavras-chave: Hábitos Alimentares; Gestante; Estilo de Vida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006