IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública

PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO COMITÊ DE BACIA DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PREATAGI EM MACEIÓ-ALAGOAS.

João Paulo Leitão de Melo  1
José Luiz Malta Argolo 1
Elke Oliveira Houghton  1
Clarice Vanderlei Ferraz  2
João Henrique de Melo Ferraz  3
João Marcelo de Melo Ferraz  3
(1. Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais de Alagoas ; 2. Universidade Federal de Alagoas / UFAL; 3. Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE)
INTRODUÇÃO:
Inspirado no princípio constitucional de que a água é um bem de domínio público, dotado de valor econômico, no Brasil a Lei 9.433 de 08/01/1997,chamada Lei das Águas institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento desses recursos que constitui um conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos com a finalidade de colocar em prática a  política nacional dos recursos hídricos e a lei estadual 5.965 de 10 de novembro de 1997, que trata da política estadual de Recursos Hídricos. Sendo assim ,o presente trabalho tem como objetivo informar como foi desenvolvido o processo de mobilização da população dos municípios que integram a Bacia da Região Hidrográfica do  Pratagi em Alagoas visando à formação do  Comitê Estadual que aborda a gestão integrada e participativa da população.  Esta região é formada pelas mini-bacias dos rios: Sapucaí, Feira, Sauaçuhy, Estiva, Silva Jacarecica, Riacho Doce, Riacho do Reginaldo , Meirim ou Santo Antonio; que  banham os municípios de : Flexeiras , Messias, Murici, Rio Largo, Maceió, Paripoeira e Barra de Santo Antonio. A bacia esta localizada geograficamente na vertente atlântica do Estado, precisamente entre as coordenadas 9° 00' 00" e 10° 00' 00" de latitude Sul, 35° 30min 00"  e 36°00' 00" de longitude   Oeste de Greenwich, onde vivem aproximadamente 1.000.000 de habitantes em  uma área de 1911,3 Km2.
METODOLOGIA:
Nesse estudo, optou-se pelo método qualitativo que “possui a facilidade de poder descrever a complexidade de um determinado problema [...] apresentar contribuições no processo de mudança, criação ou formação de opiniões de um determinado grupo e permitir maior grau de profundidade, a interpretação dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos’’(OLIVEIRA,1999,p.117) .No caso da formação do Comitê da Região Hidrográfica do  Pratagi, adotou-se  como prioridade  à parceria com os diversos segmento da sociedade civil,  pública e usuários dos recursos hídricos de cada município com os quais, foram realizadas palestras de âmbito local e regional, além de  debates sob   potencialidades , limitações do uso de recursos hídricos da região. Contextualizados  problemas ecológicos,  legislação estadual e federal inerente à água além de esclarecer , a importância e a  responsabilidade dos representantes na formação  do Comitê da Bacia  Hidrográfica do  Pratagi.
RESULTADOS:
A convocação das audiências públicas para formação do Comitê da Bacia  da região do Pratagi foram publicadas no Diário Oficial e em jornais locais . Foram  realizadas 20 reuniões  das quais  participaram no total 550 pessoas da sociedade civil compreendendo  setor público federal, estadual , municipal e usuários da bacia hidrográfica . Das 56 entidades cadastradas através das mobilizações, 53 ( 94,6% ) participaram efetivamente do processo eleitoral sendo 22 ( 41,0% ) da sociedade civil, 10 ( 18,8 %)do setor público, 21( 39,5 % ) do setor de usuário. Foram  eleitas 28 entidades titulares para o Comitê  sendo 14 ( 50,0% ) vagas  para o  setor público 07( 25.0% ) da sociedade civil e 07 ( 25,0%) usuários,conforme legislação.
CONCLUSÕES:

A freqüência às reuniões foi representativa, pois alcançou a média 27 pessoas por reunião. Os participantes das reuniões relataram problemas referentes à infra-estrutura: barramento e poços; de gestão: deficiência no monitoramento da qualidade e quantidade da água distribuída, pesca predatória, saneamento precário e outorga;  questões ambientais: deposição de lixo, destruição das matas ciliares, queimadas e aplicação de agrotóxicos. Todos esses problemas apresentados pela população passaram a integrar o plano de trabalho do comitê no primeiro mandato; também foram levados aos órgãos gestores dos recursos hídricos estaduais e federais para as devidas tomadas de soluções: Foi observado o alto nível de conscientização da população sobre a importância na tomada de decisões para  gerenciamento dos recursos hídricos por todos atores  integrantes do  Comitê da Região Hidrográfica  do Pratagi.

 
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica; Formação de Comitês; Mobilização Social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006