IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
ANÁLISE DO ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS DISCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA EM CAMPINA GRANDE - PB.
Andrezza Marianna Pinto de Oliveira 1
Andrezza Rapôso Eulálio 1
Rayff Anderson de Andrade Tito 1
Thiago Pessoa Guerra 1
(1. Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas / FACISA)
INTRODUÇÃO:
O Ensino Superior é, em toda sociedade, um dos motores do desenvolvimento econômico e um dos pólos da educação ao longo de toda a vida, criador e depositário de conhecimento. Sob esta perspectiva, entende-se como latente a necessidade de reconstrução de um sistema educacional de qualidade, eqüidade e eficiente. Num cenário de constantes transformações, onde o número de Instituições de Ensino Superior - IES, tanto públicas quanto privadas, crescem consideravelmente, 53% e 282% respectivamente, entre 1975 e 2003, as IES privadas começam a se haver com a necessidade de investir na educação de qualidade, criando mecanismos de solução para a sua maior fragilidade: a ausência de pesquisa científica. Considerando a pesquisa como atividade básica, indissociável do ensino e, portanto, essencial à formação do futuro profissional, consolidar a mentalidade e o "habitus" de faculdade como um local onde ensino, pesquisa e extensão seriam partes integrantes e complementares do processo de produção de conhecimento e formação de massa crítica. Produzir e publicar pesquisas, reflexões, pontos de vista e artigos científicos não cabem mais, exclusivamente, aos professores de universidades públicas ou aos grandes órgãos de pesquisa, passa a ser elemento primordial da tarefa docente e serve como referencial basilar para o discernimento das IES. Diante deste panorama, esta pesquisa analisou o índice de participação em projetos de iniciação científica dos discentes da FACISA, em Campina Grande - PB.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa do tipo descritiva e exploratória desenvolveu-se tendo como universo o corpo discente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, na cidade de Campina Grande – PB. A amostra não-probabilística intencional foi composta por um total de 400 (quatrocentos) alunos, escolhidos aleatoriamente e por acessibilidade. Este estudo teve como objetivo central mensurar o grau de participação do corpo discente em projetos de iniciação à pesquisa científica na referida IES. Foram abordadas variáveis que vão desde questões sócio-culturais, que possibilitaram traçar um perfil do alunado, até questões referentes ao grau de conhecimento acerca da existência de um núcleo de pesquisa na faculdade e dos respectivos programas de incentivo à pesquisa científica e extensão, bem como, analisou-se o nível de interesse dos mesmos em participar de tais programas e o índice de alunos que efetivamente participam da iniciação científica. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados formulários estruturados com questões de múltipla escolha e em escala do tipo Likert, aplicados pelos pesquisadores sob forma de questionário, uma vez que os discentes atendessem ao critério básico da pesquisa, ou seja, serem alunos da referida IES. Para a análise e correlação das respostas, utilizou-se o programa SPSS for Windows versão 9.0, com a função de responder aos objetivos propostos nesta pesquisa.
RESULTADOS:
Os resultados alcançados a partir da análise e do cruzamento dos dados constatou uma predominância dos discentes do sexo feminino (52,25%), numa faixa etária entre 17 e 21 anos (37,5%), solteiros (75,25%) que têm renda mensal superior a R$ 4000,00 (32,25%). Quanto ao grau de conhecimento dos alunos acerca da existência de um núcleo de pesquisa na faculdade, (62,25%) afirmaram sequer saber da existência do mesmo, bem como dos programas de incentivos à iniciação científica que oferecem. Dos (37,75%) que conhecem o núcleo de pesquisa, (44,5%) tiveram ou têm interesse de participar destes projetos. Com a análise dos dados descritos, pôde-se concluir que um percentual bastante reduzido dos alunos que conhecem o núcleo de pesquisa (10,5%), ou seja, (4%) dos alunos que compõem a amostra, participam efetivamente com algum projeto de pesquisa científica ou extensão acadêmica.
CONCLUSÕES:

Através da análise dos dados descritos acima, chegou-se a conclusão que o índice de participação do corpo discente em projetos de pesquisa e iniciação científica e extensão é bastante reduzido, (4%), ressaltando-se, ainda, que a tendência é que este percentual comprometa o nível da formação profissional que a referida IES oferece aos seus alunos. Para tanto, faz-se necessário, inicialmente, que a faculdade desenvolva um projeto de apresentação ao corpo discente dos programas de iniciação científica de que dispõe, e, concomitantemente, desenvolva mecanismos de conscientização dos alunos a respeito da importância destas atividades para a consolidação dos conhecimentos teóricos apreendidos em sala de aula. Deste modo, agregando valor não apenas à formação profissional de cada um de seus alunos, mas, também, à sua imagem e reputação enquanto IES de qualidade, e, portanto, produtora de conhecimento e formadora de profissionais críticos.

Instituição de fomento: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas / FACISA
 
Palavras-chave: Facisa; Núcleo de Pesquisa; Projetos de Iniciação Científica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006