IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

EFEITO DO ESTRESSE OXIDATIVO E NITROSATIVO E DA DEXAMETASONA SOBRE A CITOTOXICIDADE EM CÉLULAS DE LINHAGEM LEUCÊMICAS LINFOBLÁSTICAS L-1210.

Flávia Klipper Paseto 1
Marley Aparecida Licínio 1
Aline Costa 1
Jamil Assreuy 2
Maria Cláudia Santos Silva 1
(1. Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina; 2. Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

A dexametasona é um glicocorticóide que, segundo a literatura, induz apoptose em numerosos tecidos hematopoiéticos de linhagem linfóide ou mielóide. Alterações no estado redox intracelular participam da modulação de diversos sistemas de sinalização, entre os quais o da apoptose. No presente trabalho, investigamos a influência do estresse oxidativo e nitrosativo e da dexametasona na morte de células linfoblásticas leucêmicas.

METODOLOGIA:

Foi utilizada a linhagem de células linfoblásticas leucêmicas murinas L-1210, mantidas em meio DMEM contendo glutamina, HEPES, penicilina e streptomicina e 10% de soro fetal bovino. As células L-1210 foram incubadas 24 horas com Dexametasona (1 a 100µM), H2O2 (1 a 100µM), SNAP (doador de óxido nítrico; 100 a 1000µM) e GTN (doador de óxido nítrico; 100 a 1000µM). Após esse período a viabilidade celular foi avaliada pela oxidação de um sal de tetrazólio (Método do MTT).

RESULTADOS:

Todos os compostos estudados (Dexametasona, H2O2, SNAP e GTN) causaram morte celular de maneira concentração-dependente. No entanto, a H2O2 apresentou citotoxicidade maior (concentração efetiva 50%: ~60 µM) do que dexametasona (concentração efetiva 50%: ~200 µM), SNAP e GTN (concentração efetiva 50%: acima de 1000 µM).

CONCLUSÕES:

Nossos resultados mostram que o estresse oxidativo causado pela H2O2 é mais efetivo em causar morte nas células linfoblásticas leucêmicas L-1210 do que o estresse nitrosativo causado pelos compostos doadores de óxido nítrico e da dexametasona.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Estresse Oxidativo e Nitrosativo; Apoptose; Leucêmia Linfoblástica Aguda.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006