IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ELABORAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O PROJETO ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA COM PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS

Beatriz A. C. de Castro Athayde  1
Alexandre Hiroshi Kobashigawa  1
Ernst W. Hamburger  1
(1. Estação Ciência / Universidade de São Paulo)
INTRODUÇÃO:

No Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa, para as séries 1ª. a 4ª. do Ensino Fundamental, o módulo didático sobre o tema Ar é composto por material escrito, com sugestões de atividades para o professor. A metodologia prevê que o trabalho com os alunos é desencadeado a partir de uma questão a ser investigada, realizando experimentos com materiais simples e de baixo custo, acompanhada de discussão e registro para desenvolver a oralidade e a escrita. A elaboração do módulo teve a participação de um grupo voluntário de 9 professoras e de 7 alunos do Ensino Fundamental de escola pública, que participam desde 2004 do projeto. Houve 8 encontros de aproximadamente 4 horas cada com as professoras durante o ano 2005, para discutir o material escrito pela equipe do projeto, propiciando sua adequação para aplicação em sala de aula, e outros 8 com os alunos para testar as atividades propostas. Durante os encontros, 4 professoras, aplicaram os materiais em suas classes, uma na 2ª série e três turmas de reforço (aulas extra para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem).

METODOLOGIA:

A maioria das professoras tem formação em Pedagogia e tempo de magistério de 15 anos ou mais. As professoras realizaram as atividades, preparadas para os alunos pela equipe do projeto, e discutiram os conceitos científicos envolvidos. Em seguida analisaram se a atividade estava adequada para os alunos e sugeriram modificações. Os testes das atividades desenvolvidos pela equipe do projeto com os 7 alunos, tinham como intuito de verificar o nível e a clareza do material, bem como o desenvolvimento do trabalho em grupo e da linguagem oral e escrita. O projeto sugere uma estrutura de aula em momentos que visam organizar o trabalho do professor e dos alunos, bem como a interação entre os alunos através da argumentação, da investigação, e do registro da atividade. A partir de uma situação ou questão-problema apresentada pelo professor, os alunos procuram soluções para resolvê-la, levantando hipóteses. Depois testam as hipóteses realizando a atividade experimental. Em seguida, faz-se uma discussão na qual a sala toda apresenta seus resultados e suas observações buscando um acordo coletivo mediado pelo professor. Ao final os alunos fazem uma síntese da atividade o que implica na produção de um texto individual ou coletivo.

RESULTADOS:

No início das atividades experimentais, as professoras demonstravam não ter familiaridade com esse tipo de trabalho, mas logo se envolveram, observando os detalhes do processo, discutindo os resultados e, principalmente, a aplicação com os alunos. A professora que aplicou as atividades em sua classe (2ª série) relatou que os alunos ficaram mais interessados nas aulas e tinham satisfação em realizarem as experiências. Essa professora aponta que a participação no grupo lhe proporcionaram maior segurança para aplicar o projeto com os alunos. Em outra escola, a coordenadora pedagógica iniciou a aplicação em três salas de reforço, associada ao projeto Letra e Vida, que tem ênfase no letramento e é desenvolvido em toda rede estadual de ensino de São Paulo. Nas salas de reforço as professoras relatam que houve aumento de freqüência às aulas, mais participação nas atividades, trabalho mais autônomo; favoreceu a oralidade e, para parte dos alunos, a escrita.

CONCLUSÕES:

Os encontros com os dois grupos permitiram a construção de um material já provado por professores e alunos, com atividades adequadas à sala de aula, que proporcionam um envolvimento do aluno com a atividade, aguçando sua curiosidade, desenvolvendo a observação, a discussão e o registro escrito da atividade de forma mais autônoma, interessante e prazerosa, bem como maior integração com o trabalho em equipe, e a apropriação de conceitos científicos referentes ao tema trabalhado.

Instituição de fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
 
Palavras-chave: Ensino de Ciência ; Material didático ; Ensino Fundamental I.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006