IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

NOÇÃO DO NÍVEL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS EDUCANDOS DO PROJETO KURATOMOTO.

Cristiane Santos Pereira 1
Cristina Santos Pereira 1
Paula Souza da Cunha 1
(1. Universidade do Estado de Mato Grosso)
INTRODUÇÃO:

Para alcançar a meta de conservação do meio ambiente é fundamental modificar as atitudes e o comportamento dos seres humanos, nesse sentido dependemos do nível de informação dos cidadãos. Diante disso a área de saúde do Projeto Kuratomoto que é um projeto educativo vinculado ao Instituto Ayrton Senna realizado em Cáceres, MT com o propósito de formar cidadãos, trabalhando interdisciplinarmente, abordou no ano de 2005 a temática ambiental com os educandos do Projeto, da faixa etária de 7 a 17 anos ourindos das escolas públicas e comunidades carentes. Visto que a região se localiza na planície pantaneira, rica em biodiversidade, e, que no cotidiano os alunos usufruem dos recursos naturais existentes na região, por isso a importância da conscientização para o desenvolvimento sustentável, que só poderá acontecer depois de um trabalho de educação ambiental.

O trabalho teve como objetivo sensibilizar e identificar algumas percepções sobre o meio ambiente, para que se pudesse realizar o incentivo a conservação ambiental.

METODOLOGIA:

Obtivemos informações sobre o conhecimento prévio dos alunos, através da coleta de dados num questionário, prática de campo, observações e revistas. Realizando a interpretação dos mesmos e discutindo a temática baseadas nas informações, desmistificando mitos e crenças, podendo difundir as atividades relacionadas a educação ambiental.Com isso o intuito de sensibilizar a crianças e adolescentes para o melhoramento da qualidade de vida e do meio ambiente a qual fazem parte, associando o desenvolvimento sustentável a conservação, ao lazer e ao turismo, parte da percepção que elas têm do próprio mundo.

RESULTADOS:

Com base nas análises dos dados, percebemos bem presente as idéias do senso comum, pois as percepções dos educandos estão relacionadas principalmente ao problema de poluição e degradação do meio ambiente, e que, a conservação se deve fazer mantendo a natureza intocada, excluindo o homem da mesma. No entanto uma pequena parcela de alunos vem à importância do uso sustentável dos recursos naturais e se mostram preocupados com a ação antrópica sobre o meio ambiente. A partir desse quadro é que buscamos realizar as discussões em sala de aula, mostrando a grande maioria dos educandos que é possível uma mudança no quadro ambiental da cidade, passando pela noção de co-responsáveis pela mudança de atitudes para com a natureza.

CONCLUSÕES:

As atividades proporcionaram aos educandos o envolvimento e o conhecimento do enfoque ambiental em que eles puderam conciliar os saberes regionais, a queimada dos lixos em quintais, por exemplo, prática do cotidiano realizada com frequência pela maioria das famílias dos educandos do Projeto, estão sendo modificadas, inserindo o cuidado da coleta seletiva do lixo, além do reaproveitamento de alguns materiais recicláveis para a conservação do meio ambiente, conscientes de que o homem está inserido na natureza, e, que deve sim, utilizar da natureza, sem que haja a necessidade do abusar das reservas naturais.

Enfim, notamos que foi importante para a propriação das noções da Educação Ambiental, fazer esse paralelo com a noção de meio ambiente e conservação que eles possuíam à priori, pois deu significado para a responsábilidade social que perpassa o cuidado com o ambiente, sendo Cáceres, cidade da maioria dos educandos do Projeto, portal do Pantanal Matogrossense, riquissíma em biodiversidade, se faz mais que necessário a conscientização para com o meio ambiente que os cercam. 

Instituição de fomento: Instituto Ayrton Senna/UNEMAT/ Projeto Kuratomoto
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Meio Ambiente; Educação ambiental; Responsabilidade ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006