IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
UMA CASA ECOLÓGICA PARA A USINA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Tathiane Agra de Lemos Martins 1
Leonardo Salazar Bittencourt 1
(1. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas/UFAL)
INTRODUÇÃO:
Quando a relação homem/natureza passa a configurar-se por domínio e exploração de caráter predatório, o desenvolvimento apresenta resultados desequilibrados. A busca por um acelerado desenvolvimento econômico tem causado um crescimento desordenado dos centros urbanos, gerando uma excessiva exploração dos recursos naturais, repercutindo em intenso consumo, poluição e degradação ambiental. O modelo desenvolvimentista baseado nesses princípios tem demonstrado fragilidades sócio-ambientais, resultantes muitas vezes da falta de informação de parte da população atingida. É no setor da construção civil que esta problemática melhor se evidencia, considerando os impactos ambientais verificados no processo construtivo, particularmente no que se refere ao consumo energético. Desenvolvimento e meio ambiente devem ser binômio indissociável no conceito da sustentabilidade, onde se relacionam dimensões sócio-econômicas, político-institucionais e ambientais. A informação e conscientização da população quanto a esses aspectos representam um fator essencial e, deve ser estratégica para mudar esse paradigma desenvolvimentista secular, visando à adoção de um sistema com maior grau de sustentabilidade. Dentro deste contexto, a Usina Ciência em parceria com a Universidade Federal de Alagoas apresenta um modelo de unidade habitacional, construída segundo conceitos de eficiência energética e reduzido impacto ambiental, visando demonstrar a aplicabilidade prática dos princípios da sustentabilidade.
METODOLOGIA:
Para elaboração do projeto foi realizada uma ampla revisão bibliográfica, onde os princípios da sustentabilidade do espaço construído foram cuidadosamente estudados. A partir das características climáticas do meio foram estudas estratégias e adotadas diretrizes que incorporassem a sustentabilidade pré e pós-ocupação. Essas diretrizes constituíram-se no estudo do local e do projeto arquitetônico em suas diversas variantes: conforto ambiental, técnicas construtivas e conjunto formal, assim como na escolha dos materiais a serem utilizados na construção, que atendessem o caráter ecológico proposto. O local escolhido para construção da casa ecológica foi o espaço da Usina Ciência, que é um centro de apoio pedagógico e de divulgação científica. Para construção da unidade habitacional, optou-se pela escolha de materiais regionais como o bambu e materiais reciclados, de modo a atender aos princípios sustentáveis de uma construção de baixo impacto ambiental, economicamente acessível e de acordo com a preservação de valores sócio-culturais. Um outro aspecto foi a redução da demanda de energia para operação da construção, assim como a inserção de sistemas energéticos que utilizassem fontes renováveis de energia, como o sistema de placas fotovoltaicas para aproveitamento da luz solar e, o sistema energético de fonte eólica. O projeto também incorpora um sistema de reaproveitamento de água e coleta de águas pluviais, a serem utilizados para fins como sanitários e irrigação de jardins.
RESULTADOS:
A metodologia projetual adotada, e a implementação de estratégias diferenciadas do contexto convencional, criaram alguns obstáculos para implantação do projeto. Foram verificadas dificuldades em algumas etapas do processo construtivo, visto a não utilização habitual de determinados materiais e técnicas construtivas adotadas no projeto. Foi notável, portanto, a falta de conhecimento da mão de obra em relação à aplicabilidade de novas técnicas, como o bambu, por exemplo. A obra encontra-se em sua fase final de desenvolvimento, porém a construção já possui resultados satisfatórios, principalmente no que tange ao seu desempenho físico-estrutural e ao amadurecimento de novas estratégias e tecnologias incorporadas. A utilização de materiais reciclados e revestimentos nativos têm proporcionado resultados positivos, particularmente no que se refere ao baixo custo de aquisição e ao reduzido impacto ambiental, atendendo ao caráter proposto. O estudo das características climáticas da região proporcionou ao projeto tanto a utilização da climatização passiva aproveitando a ventilação natural quanto o aproveitamento da luz natural. O envolvimento com o projeto, tem também possibilitado, para um amplo grupo de pessoas, não apenas pesquisadores, mas também prestadores de serviços, discussões acerca dos princípios sustentáveis aliados a construção civil.
CONCLUSÕES:
Apesar das dificuldades verificadas em algumas etapas da construção do projeto, é ainda de caráter imprescindível o desenvolvimento de idéias que incorporem os conceitos da sustentabilidade e que dentro desse contexto suscitem reflexões e proporcionem um melhor amadurecimento do modelo proposto. O modelo sustentável dentro da construção civil, como foi estudado, tem apresentado resultados significativos, porém, é preciso que haja uma maior divulgação, para que este modelo esteja acessível a todos. O presente projeto expõe, portanto, de modo educativo uma arquitetura popular, mas que demonstra soluções arquitetônicas coerentes com as características do meio em que se insere, proporcionando conforto ao usuário, economia, e adequação aos princípios da conservação ambiental.
Instituição de fomento: FUNDEPES-UFAL-USINA CIÊNCIA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sustentabilidade; Arquitetura; Eficiência energética.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006