IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

O PAPEL DO CONSELHO DE CLASSE NO PROCESSO AVALIATIVO

Avany Martins de Arruda 1
Afonso Feitosa Reis Filho 1, 4
João Rufino de Freitas Filho 1, 2, 3
Ediene Ferreira Cavalcanti  1
Minancy Gomes de Oliveira 1
Maria do Socorro Lopes Pina 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL; 3. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; 4. Colégio Municipal José Firmino da Veiga - CMJFV)
INTRODUÇÃO:

A crescente complexificação da sociedade contemporânea, determinada pelo avanço da industrialização e impulsionada pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia acarreta mudanças no ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia lançando novos desafios às instituições de ensino dentre eles o conselho de classe no processo de avaliação de aprendizagem dos alunos. Neste trabalho de pesquisa enfocamos o papel conselho de classe no processo avaliativo, visando perceber o quanto esse instrumento contribui para avanços do aluno, dos professores e da escola. Enfocamos também os diferentes aspectos e setores que compõe a escola de educação básica. É destacada a oportunidade de contato com ambientes formais de educação, visando ao educador a inter-relação com o fazer pedagógico e a sua dinâmica no contexto escolar.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida no Centro Experimental Ginásio Pernambucano, Recife, PE, no ano de 2005 (Fevereiro/ Agosto). Participaram do conselho, 66 pessoas, dentre elas: 31 professores, 32 alunos representantes de turma, diretora, 02 psicóloga, 01 assistente social e coordenadores pedagógicos. O enfoque da pesquisa foi sobre o papel do conselho de classe no processo avaliativo, visando perceber se esse contribui para avanços.
RESULTADOS:
Analisando as respostas dos professores e alunos, os mesmos apontam o conselho de classe como momento para se reunir e falar dos pontos positivos e negativos do aluno, da turma e da escola no geral (inclusive deles mesmos); levantar problemas e soluções, ver o andamento dos alunos e das aulas. Os alunos participam através do representante da turma, levando as discussões ocorridas no pré-conselho, coordenado pela NPV ( Núcleo de Prática e Vivência) responsável pela turma. Basicamente destacam os pontos positivos e negativos para uma possível melhora na turma, dão sugestões de melhoria nos encaminhamentos nas disciplinas. Questionando os alunos sobre a importância do conselho de classe para o processo educativo, a maioria acredita ser fundamental esse espaço de discussão, porém quando indagados quanto as mudanças desencadeadas em decorrência do conselho de classe, muitos dizem que pouca coisa muda após esse processo. Parece ainda presente uma visão bastante tradicional de conselho de classe, ligado ao fato de a educação tradicional avaliar o aluno exclusivamente através de resultados numéricos e o Conselho de Classe ajudar o aluno a ser progredido ou não. Na medida que o professor não tem bem claro os seus objetivos, um planejamento adequado e um processo de reflexão consistente, sente-se inseguro para avaliar, buscando no conselho de classe suporte para, muitas vezes, propor o progresso ou não do aluno.
CONCLUSÕES:

Pensando a avaliação como um processo contínuo, participativo, com função diagnóstica e formativa; como recurso didático-metodológico de reflexão e análise da ação pedagógica e educativa visando reorganizar as próximas ações do aluno, do professor e da escola, no sentido de avançar no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

O conselho de classe deveria assumir um caráter mais democrático e mais eficiente para as mudanças que se fazem necessárias na educação. O Conselho de Classe deverá promover a avaliação permanente e global do processo educativo, visando a realização dos objetivos gerais e específicos da educação, o que supõe a existência, por parte de todos os envolvidos, um controle e uma constante discussão dos rumos que se quer dar ao seu fazer.

 
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Conselho; Avaliação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006