IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ESTUDO DO ÓTIMO DE TEMPERATURA PARA CRESCIMENTO DE FUNGOS XILÓFAGOS EM MEIO DE CULTURA
Naimy Farias de Castro 1
Joeliza Nunes Araújo 1
Milade dos Santos Carneiro Cordeiro 1
Wanderly Socorro Barbosa de Souza 1
(1. Universidade do Estado do Amazonas)
INTRODUÇÃO:
Grandes números de Basidiomicetos são capazes de degradar, em vários níveis a madeira provocando manchas, emboloramentos, rachaduras e outras formas de degradação. A madeira é uma fonte de carbono, rica em calorias, que apresenta a desvantagem de ser altamente insolúvel, devido ao alto grau de polimerização de seus constituintes. Em vista disto, seus constituintes devem ser quebrados em moléculas menores e solúveis em água. Estudo do ótimo de temperatura para o crescimento fúngico é imprescindível para obter-se um rendimento desse organismo numa possível aplicação tecnológica. Apesar do seu papel nos ecossistemas e suas aplicações na biotecnologia, o conhecimento sobre os fungos ainda permanece num nível incipiente. Portanto, a relevância do estudo sobre os fungos xilófagos e as condições favoráveis ao seu desenvolvimento em meio de cultura com diferentes temperaturas vem contribuir de forma significativa para o conhecimento de seu comportamento, considerando que já existem diversas pesquisas sobre o potencial biotecnológico desses organismos.
METODOLOGIA:
Corpos frutíferos de cinco fungos xilófagos pertencentes à classe dos basidiomicetos do gênero Panus infectados em madeiras de uso comercial foram coletados no perímetro urbano da cidade de Parintins. De cada amostra foi retirado fragmentos que foram inoculados em placa de petri contendo meio de cultura BDA. Foram realizadas diversas repicagens para obtenção de cepas purificadas para o teste em temperaturas na faixa entre 25 a 40ºC e em temperatura ambiente. Os testes foram realizados em triplicatas. O pH original do meio foi mantido. A progressão do crescimento da fronteira micelial foi mensurada através de medições diárias do aumento do diâmetro da colônia, para cada temperatura testada, durante o período de seis dias consecutivos. As medições foram realizadas pela média do crescimento em função do tempo.
RESULTADOS:
Em todas as temperaturas testadas, houve crescimento fúngico, entretanto em valores absoluto, ocorreu variação na velocidade do avanço da fronteira micelial entre as amostras.  O ótimo térmico obtido na cultura das amostras foi na faixa de 35 a 40°C, compatível com as condições dos testes em temperatura ambiente em que comumente esses organismos são encontrados. Os fungos estudados mostram uma faixa de crescimento diferenciado entre si nos testes em diferentes temperaturas. Isso evidencia a boa capacidade de adaptação desses organismos a diferentes temperaturas. Em pesquisa realizada com fungos pertencentes à classe dos Hymenomycetes o ótimo de temperatura foi obtido na faixa entre 30 a 35ºC. Sabe-se que a temperatura influi diretamente no desenvolvimento micelial de fungos e esse ótimo pode oscila ente 15 a 30ºC. Possivelmente poderiam ser encontrados fungos que se desenvolvessem em temperaturas mais elevadas, como é caso dos fungos termofílicos que encontram o ótimo de temperatura até 40ºC.Um fator positivo que deve ser considerado no crescimento dos fungos é o meio de cultura utilizado de modo que os carboidratos presentes nas culturas, serviram de nutrientes para os mesmos.
CONCLUSÕES:
A temperatura exerce influência no crescimento micelial e conseqüente frutificação dentro ou sobre a madeira. As exigências de temperatura variam de acordo com as diferentes classes de fungos. O ótimo térmico de todas as amostras foi obtido no teste a 35º C, onde o crescimento  foi similar ao crescimento em temperatura ambiente. O avanço da fronteira micelial nos testes com temperatura a 25ºC, não apresentou bom crescimento, o que mostra que essa temperatura não é adequada ao crescimento dos fungos testados. A velocidade do crescimento micelial das amostras, foi maior em razão do aumento da temperatura. Portanto, estudos mais avançados sobre as condições de temperaturas ideais no crescimento de fungos xilófagos fazem-se necessários, visto que as potencialidades desses organismos podem ser utilizadas em diversos processos biotecnológicos.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: fungos xilófagos; crescimento micelial; temperatura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006