Com este trabalho temos por objetivo analisar a utilização de alguns jogos como ferramentas para auxiliar no ensino-aprendizagem da Astronomia; mais especificamente, para a identificação e reconhecimento das constelações por crianças das primeiras séries do ensino fundamental.
Obtivemos um interesse além do esperado por parte dos alunos envolvidos, como pode ser verificado em alguns dos questionamentos surgidos durante a prática destes jogos, que reproduzimos a seguir:
- E.C. (Nível 1): "Podemos observar o céu esta noite para conferir os resultados do jogo?"
- E.B. (Nível 1): "Há alguma constelação na forma de lobo?"
- C.B. (Nível 2): "Dá para ver estas constelações esta noite?"
- N.S. (Nível 2): "As constelações que vemos mudam no céu?"
Em parte buscando satisfazer a tais questionamentos, levantados durante a realização dos jogos, a projeção das constelações e identificação realizada pelos alunos se mostrou uma ferramenta eficaz, no sentido de localizarem as constelações apresentadas anteriormente em fotografias do céu.
A curiosidade dos alunos em saber se naquele período estas constelações estariam no céu de sua região aumentou a motivação para o estudo das noções de movimento da esfera celeste, das estações do ano e do céu característico das regiões.
Estas são evidências de que a aplicação aqui tratada alcançou o objetivo desejado, que era de desenvolver competências e habilidades referentes ao tema de constelações do céu.