IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

Efeito citotóxico do Difenil Disseleneto sobre Células Linfoblásticas Leucêmicas L1210

Aline Neves Bonetti 1
Daniela Ferraz Pereira Leite 2
Andreza Fabro de Bem 3
João Batista Teixeira Rocha 4
Maria Cláudia Santos-Silva 1
(1. Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina; 2. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Univ. Federal do Rio de Janeiro; 3. Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Univ. Fed. de Santa Maria; 4. Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria)
INTRODUÇÃO:

O Selênio é um elemento essencial e possui papel crucial no centro catalítico da enzima glutationa peroxidase. O interesse na química e na bioquímica de compostos orgânicos de selênio, como o difenil disseleneto, vem aumentando nas últimas décadas. Vários trabalhos demonstram que o difenil disseleneto apresenta atividade anti-inflamatória, anti-nociceptiva, antioxidante e neuroprotetora em diferentes modelos experimentais. Dados da literatura têm indicado que baixos níveis de selênio aumentam o risco de estresse oxidativo e câncer, todavia, a suplementação com selênio tem demonstrado atividades antioxidantes, quimioprotetoras e anticancerígenas. Assim, o objetivo desse trabalho foi estudar o efeito do difenil disseleneto sobre células linfoblásticas leucêmicas.

METODOLOGIA:

Foi utilizada a linhagem de células linfoblásticas leucêmicas murinas L-1210, mantidas em meio DMEM contendo glutamina, HEPES, penicilina e streptomicina suplementado com 10% de soro fetal bovino. As células L-1210 foram incubadas 24 horas com difenil disseleneto nas concentrações de 1 a 1000 µM. Após esse período a viabilidade celular foi avaliada pela oxidação de um sal de tetrazólio (Método do MTT), e a apoptose analisada determinando-se o número de células com exposição de fosfatidilserina marcadas com anexinaV-FITC por citometria de fluxo. Além disso, para análise do ciclo celular, as células foram marcadas com iodeto de propídium e avaliadas por citometria de fluxo.

RESULTADOS:

Os resultados mostram que o difenil disseleneto causa apoptose nas células L-1210 de maneira concentração-dependente e que a concentração efetiva 50% (CE50%) é de 500 µM. A análise do ciclo celular mostra que o difenil disseleneto, de maneira concentração-dependente, diminui a proporção de células na fases G(0)/G(1) e aumenta na fase G(2) e/ou apoptótica.

CONCLUSÕES:

O difenil disseleneto inibe a proliferação das células linfoblásticas leucêmicas L-1210 pela parada na fase G(2) do ciclo celular, o que consequentemente evolui para a apoptose.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Difenil Disseleneto; Ciclo Celular; Apoptose.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006