IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo

CONSTRUÇÃO COLETIVA DA PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO DO ENSINO MÈDIO DO CENTRO EXPERIMENTAL GINÁSIO PERNAMBUCANO

Minancy Gomes de Oliveira 1
Afonso Feitosa Reis Filho 1, 4
Avany Martins de Arruda 1
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1
João Rufino de Freitas Filho 1, 2, 3
Maria do Socorro Lopes Pina 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL; 3. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; 4. Colégio Municipal José Firmino da Veiga - CMJFV)
INTRODUÇÃO:

A Lei nº 9.394/96 (LDB) determina a construção de currículos “com uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, a qual deverá levar em contas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela” afim de incluir o educando na construção do seu próprio currículo” (Art. 26, PCN, 2000) desse modo, o objetivo deste estudo foi o de adotar a construção da Parte Diversificada do Currículo do ensino Médio do Centro Experimental, a fim de: 1) ampliar os conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área do conhecimento que não garantidas no espaço cotidiano disciplinar; 2) possibilitar o desenvolvimento de projetos de acordo com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem e 3) favorecer a preparação básica para o trabalho.

METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em 16 turmas, cada uma  com 40 alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano. As temáticas trabalhadas foram: Bioquímica, Adolescência no século XXI e Violência por meio de estudos focalizados em situação-problema. Para sistematização dos trabalhos foi necessário: 1) levantamento das concepções alternativas referentes ao por que do projeto, e também dos tipos de projeto; 2) leitura, discussão de textos sobre projetos de intervenção pedagógica; 3) discussão de passos para elaboração de um projeto de PD (Parte Diversificada do Currículo); 4) escolha dos temas pelos alunos a serem vivenciados na PD; 5) elaboração de projeto com um dos temas proposto pelos próprios alunos; 6) vivência da PD através da construção de jogos e textos, da realização de experimentos, dinâmicas, seminários, visitas a órgãos públicos e da participação em palestras e 7) sistematização, organização e elaboração dos produtos finais.
RESULTADOS:
Considerando os conteúdos trabalhados em situações de ensino e de aprendizagem, pode-se dizer que na construção dos conceitos, no estabelecimento de relação entre os conceitos e no que se referem à aplicação desses conceitos explícitos ou implícitos nos conteúdos os alunos demonstraram um bom desempenho. Quanto ao nível de desempenho sócio-afetivo nas discussões nos grupos de trabalho percebeu em diferentes situações de aprendizagem que os alunos demonstram capacidade de perceber e utilizar os conteúdos vivenciados. Além disso, pode-se perceber que os alunos apresentaram comportamento comprometido com o seu desenvolvimento pessoal e com a realização das atividades individuais e coletivas, refletindo sobre o efeito de suas ações como aprendiz de forma a aprimorá-las. Todas as etapas de trabalho foram realizadas com êxito, pois percebeu na comunicação oral, mural e jornal, a construção de conceitos relacionados às temáticas, como adolescência, sexualidade, DNA, polícia, clonagem, célula tronco, poder público dentre outros.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que o trabalho com a Parte Diversificada integrada aos conteúdos da Base Comum do Currículo do ensino médio do Centro de Ensino Experimental contribuiu para o desdobramento dos temas favorecendo o estudo, as intervenções, as produções, a criatividade, a atitude interdisciplinar, a construção do conhecimento e o enriquecimento do currículo individual e da Escola.
 
Palavras-chave: Currículo; Projeto; Identidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006