IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

Citotoxicidade de análogos sintéticos do ácido gálico sobre células de linhagens de leucemia mielóide aguda Resistentes e não resistentes a múltiplos fármacos

Marley Aparecida Licínio 2
Paulo César Leal 3
Rosendo A. Yunes 3
Ricardo Nunes 3
Tânia Beatriz Creczynski-Pasa 2
Maria Cláudia Santos-Silva 1
(1. Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina; 2. Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina; 3. Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

As leucemias agudas constituem um grupo de neoplasias malignas, decorrentes de uma mutação que pode ocorrer em precursores linfóides ou mielóides. Por isso, diferem em etiologia, patogênese, prognóstico e resposta ao tratamento. O ácido gálico é um composto fenólico tri-hidroxilado obtido através de taninos hidrolisáveis extraído de plantas. Demonstramos anteriormente que os compostos sintéticos n-alquil-ésteres derivados do ácido gálico (hexil, heptil, octil, decil, undecil, dodecil, tetradecil, cetil e octadecil galatos) são citotóxicos para para células de linhagem de leucemia linfoblástica aguda (L-1210) e no presente estudo investigamos o efeito citotóxico destes compostos sobre células de linhagem de leucemia mielóide aguda (K-562 e K562-Lucena 1), bem como o envolvimento da proteína de resistência PgP (PgP/MDR1).

METODOLOGIA:

As células leucêmicas K-562 e K562-Lucena 1 (células com superexpressão de PgP, desenvolvidas a partir da parental K-562) foram incubadas com ácido gálico ou com seus derivados n-alquil-ésteres (hexil, heptil, octil-galatos) nas concentrações de 1, 10 e 100 µM por 24 horas. Após esse período a viabilidade celular foi avaliada pela oxidação de um sal de tetrazólio (método do MTT).

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que os compostos hexil, heptil e octil-galatos causaram morte celular de maneira concentração-dependente nas células leucêmicas K-562 e K-562 Lucena 1. Entretanto, as células K-562-Lucena 1, foram mais resistente aos efeitos citotóxicos dos compostos hexil, heptil e octil-galatos ( 83± 2, 66± 6 e 61± 7% de células viáveis na concentração de 100 µM, respectivamente) do que as células K-562 ( 51± 5, 42± 6 e 39± 4% de células viáveis na concentração de 100 µM, respectivamente).

CONCLUSÕES:

Os resultados demonstram que os compostos hexil, heptil e octil-galatos são mais citotóxicos para células de linhagem de leucemia mielóide aguda K-562 do que para K562-Lucena 1. A resistência das células K562-Lucena1 aos compostos analisados parece ser um efeito mediado pela Pgp, pois essas células apresentam fenótipo para Pgp (PgP/MDR1).

Instituição de fomento: FUNPESQUISA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Derivados do Ácido Gálico; Leucêmia Mielóide Aguda; Resistência a Múltiplas Drogas (MDR).
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006