IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica

VERIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES BIOQUÍMICAS EM Genipa americana e Campomanesia sp.

M. L. Menezes 1
S. S. Caramori 1
A. A. Souza 1
K. F. Fernandes 2
P. C. M. Borges 1
(1. UnUCET, Universidade Estadual de Goiás, Campus Dr. Henrique Santillo; 2. Laboratório de Química de Proteínas, ICB 2, Universidade Federal de Goiás-UFG)
INTRODUÇÃO:

As plantas do cerrado estão sendo conhecidas como produtoras de compostos de grande interesse na biotecnologia, na indústria farmacêutica e alimentícia. Através de análises dos componentes físico-químicos dos frutos de algumas espécies, pode-se dizer que a população do Cerrado dispõe de significativa oferta de alimentos no banco de espécies vegetais nativas, com nutrientes extremamente importantes. Os frutos das espécies nativas do cerrado oferecem um elevado valor nutricional, além de atrativos sensoriais, como cor, sabor e aroma peculiares e intensos, ainda pouco explorados comercialmente. O objetivo deste trabalho foi verificar a composição bioquímica de frutos de Genipa americana e Campomanesia sp, conhecidos popularmente como Genipapo e Gabiroba, respectivamente.

METODOLOGIA:

Os experimentos foram feitos utilizando-se tanto a polpa quanto a semente, quantificando nutrientes. Os frutos foram coletados no município de Anápolis-GO. Quando abertos tiveram sua polpa imediatamente separada e congelada. As sementes receberam um tratamento de desinfestação com lavagens alternadas de água destilada, álcool 70% (v/v) e hipoclorito de sódio 0,2 % (v/v). Posteriormente foi deixado que secassem em dessecador por sete dias e em seguida foram moídas e postas para congelar. Para verificar e quantificar nutrientes foi feita análise elementar das amostras (determinação dos teores de umidade, cinzas e lipídios). Além disso, foi medida a concentração de proteína solúvel, a atividade de peroxidase, a presença de inibidor de tripsina e de lectinas e a concentração de fenóis totais.

RESULTADOS:
Com relação à umidade, o valor nas polpas foi maior que nas sementes. A quantidade de minerais se manteve em média tanto na polpa como na semente de G. americana, contudo em C. sp na polpa o valor foi menor que nos demais (C. sp semente- 2,16%; C. sp polpa- 0,33%; G. americana semente- 1,14%; G. americana  polpa-1,068%). A quantidade de lipídios na semente de C. sp foi menor que os demais (10% na semente de C. sp e 21,03% na polpa de C. sp). A quantidade de proteína solúvel se apresentou bem maior nas sementes que nas polpas (C. sp semente- 10,325mg/g de farinha; C. sp polpa- 0,92mg/g de far.; G. americana semente- 9,144mg/g de far.; G. americana  polpa-1,36mg/g de far.). A semente do G. americana mostrou uma alta atividade de peroxidase (178,71UE/g de far.), enquanto na polpa o valor foi mais que onze vezes menor (15,84UE/g de far.). Já na verificação de proteases a atividade na semente de G. americana foi  pequena, se sobressaindo de fato na polpa de C. sp (C. sp polpa- 289,75UE/g de far.; G. americana semente- 0,68UE/g de far.). Com relação ao teste para verificar a presença de inibidor de tripsina, o valor encontrado na semente de G. americana foi extremamente baixo e portanto não relevante, contrariando a polpa, que apresentou mais de 500 unidades de inibidor por grama de farinha. Na verificação de polifenóis a polpa de G. americana apresentou um valor bem pequeno com relação aos demais. Em G. americana não houve presença de propriedades antiaglutinantes.
CONCLUSÕES:

A quantidade de inibidor de tripsina encontrada na polpa de G. americana sugere que seu uso alimentar seja feito após tratamento prévio para a desnaturação desse composto. Entretanto, a presença marcante de enzimas de interesse biotecnológico nas sementes dos frutos testados faz destas plantas fontes promissoras de produtos industriais.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Cerrado; Potencialidades bioquímicas; Nutrientes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006