IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

A LITERATURA DO NORDESTE COMO REPRESENTAÇÃO DA CULTURA DE RESISTÊNCIA

Eveline Suellen Monteiro de Lira 1
Geralda Medeiros Nóbrega 1
(1. Departamento de Letras/UEPB)
INTRODUÇÃO:

Hermilo Borba Filho, escritor pernambucano, da cidade de Palmares, possui um vasto acervo literário. Escreveu peças de teatro, ensaios, literatura infantil, pesquisa em cultura popular, romances e novelas. O autor desenvolveu um projeto literário, abrangendo diversas modalidades de cultura em sintonia com a cultura de resistência. Sua literatura se manifesta como crítica, como denúncia e como contestação ante uma realidade que infringe os direitos humanos e expõe um mundo real conturbado por injustiças, violências e desrespeito à dignidade do ser humano. A pesquisa tem como objetivo observar como Hermilo Borba Filho transpõe para seus contos a sua visão de mundo no desenvolvimento de uma literatura comprometida com a cultura de resistência, além de discutir os vários conceitos de cultura aplicáveis aos textos selecionados para a análise. A relevância desta pesquisa consiste numa leitura em profundidade de um escritor nordestino que trabalha a resistência, desenvolvendo uma visão sócio-político e cultural, com implicâncias com o popular, no que concerne à apreensão dos elementos pertinentes às formas de vida do povo e a representação da sua cultura.

METODOLOGIA:
A pesquisa, de natureza qualitativa, segundo a caracterização com base nos objetivos, é de caráter exploratório (levantamento bibliográfico) e descritivo (levantamento das características conhecidas, fato/fenômeno/problema). Segundo os procedimentos de coleta, utilizamos fontes bibliográficas, respaldando a temática desenvolvida (fortuna crítica) e base teórico-informativa, o que enquadra este tipo de pesquisa como fonte de informação. Ao lado de um método histórico (como fundamento básico das construções intelectuais e a busca do projeto de análise no processo investigativo), permeado pela hermenêutica, em que se priorizou uma perspectiva política. Analisamos os contos anteriormente selecionados para estudo, assim como selecionamos e fichamos a base teórica que norteou a pesquisa, no que se refere ao objeto de estudo, o problema, os objetivos e a própria metodologia.
RESULTADOS:
A pesquisa contribuiu para uma maior compreensão das possibilidades da literatura. Um escritor como Hermilo Borba Filho, que priorizou a cultura popular e a utiliza como subsídio para desenvolver a sua arte, nos põe em contato com novas realidades, não só do ponto de vista cultural, mas também da perspectiva do manejo de métodos, teorias, técnicas e práticas do exercício investigativo. Vimos que, nas narrativas hermilianas, existe a preocupação de associar os elementos da literatura ortodoxa a toda uma gama do meio popular, o que coloca a sua literatura em sintonia com a cultura de resistência. A análise dos textos selecionados permitiu conhecer mais profundamente como se apresenta a cultura popular, suas tradições, cantigas, estórias, religiosidade, provérbios, costumes, comidas típicas, entre outros. Esses elementos apontam também para o fantástico e o maravilhoso, para denunciar a sociedade da época emudecida pela ditadura militar, pois como ele mesmo afirma, a literatura é a única arma que tem para protestar contra tudo que se opõe a liberdade e a dignidade do ser humano. Também o contato com procedimentos, métodos e técnicas utilizadas neste estudo, assim como a vivência de um campo propício a uma gama variada de informações não só sobre o escritor de Palmares, mas também sobre teorias e epistemas  próprias do trabalho do pesquisador como resultados positivos que se encaminharam para a análise empreendida dos contos hermilianos.
CONCLUSÕES:

Este estudo possibilitou demonstrar nos contos de Hermilo Borba Filho como se apresentam as diversas modalidades de cultura em sintonia com a cultura de resistência. Através da análise, tivemos um maior aprofundamento do universo popular, suas tradições, linguagem oral, cantigas, danças, comidas, estórias, religiosidade, costumes, etc. Hermilo Borba Filho manipula os elementos da cultura popular para expor sua crítica, denunciando e contestando todas as formas de repressão impostas ao povo pelos poderosos que buscavam marginalizar e reprimir toda e qualquer forma de expressão do povo, e o faz através de uma linguagem isenta de falsos pudores, situação em que a sátira, o riso, o humor, a carnavalização e outros permeiam o discurso literário. Verificou-se também que apesar de o escritor já ter uma considerável fortuna crítica estabelecida a respeito do seu projeto literário, ainda não foram exauridas as possibilidades de análise do texto hermiliano, pelo teor ambíguo e ambivalente e pela gama de inovação. A cultura de resistência tem um papel preponderante na ficção de Borba Filho, que se manifesta como contestação da realidade vivenciada pelo povo. Além disso, a cultura de resistência preserva a cultura popular, impedindo que a tradição seja tragada pelo imperialismo cultural.

Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraiba
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Hermilo Borba Filho ; cultura de resistência; carnavalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006