IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais

VIVA IDADE - UMA PROPOSTA DE LAZER PARA IDOSOS

Ingrid da Silva Macêdo 1
Nilceia Barbosa da Costa 1
Luanda Cristiane Dias 2
Íris Ferreira de Souza 1
Jacinta Cristiana Barbosa 1
Ivani Soleira Gomes 3
(1. Estudante de Graduação em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa/UFV; 2. Estudante de Graduação em Dança, UFV; 3. Orientadora, Técnica do Programa de Extensão Gilberto Mello, UFV)
INTRODUÇÃO:

O Brasil vivencia um processo de crescimento populacional à semelhança dos países desenvolvidos, o qual se caracteriza pelo aumento proporcional de pessoas idosas em relação à população total. Dessa forma, o Brasil vem deixando de ser um país jovem para presenciar o envelhecimento de sua população. Apesar de inúmeras mudanças na tecnologia, na medicina, nas condições de saneamento, que contribuíram assim com a melhoria na qualidade de vida e, automaticamente, na expectativa de vida e no crescente número de idosos, percebe-se que a sociedade não está apta a conviver com esse contingente populacional, que deveria envelhecer com segurança e dignidade, continuando a viver como cidadãos com plenos direitos. No decorrer do envelhecimento, as funções sensoriais do ser humano são afetadas, e a capacidade de ouvir, enxergar e de se locomover sofre mudanças, repercutindo na diminuição da percepção das cores e do espaço físico, reduzindo assim os contatos da pessoa idosa com o mundo exterior, e com isso o idoso tem seu mundo social cada vez mais reduzido. Diante da mudança ocasionada pelo crescimento populacional dos idosos, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do lazer na vida dos idosos institucionalizados, com o intuito de direcionar as atividades de acordo com as limitações patológicas e arquitetônicas, e especificamente avaliar o desenvolvimento dos idosos nas atividades realizadas.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida em Guaraciaba-MG, em uma instituição filantrópica de assistência a idosos. A população da instituição oscila entre 25 e 35 internos, em idade que varia entre 60 e 100 anos. A exemplo do que acontece em outras instituições dessa natureza, acolhem-se também pessoas que não são consideradas idosas, mas portadoras de necessidades especiais. Uma vez por semana a equipe visita o asilo, realizando as atividades de lazer como: corte e colagem; jogos interativos; pinturas; passeios turísticos; organização de festas comemorativas; confecção de artesanato; e atividades de corpo e movimento. Para avaliar os idosos na participação e no desenvolvimento das atividades propostas, elaborou-se um caderno de acompanhamento das atividades, onde se analisa individualmente cada idoso. O caderno possui quatro critérios: nome, idade, grau de participação e observações. No critério grau de participação o idoso é avaliado da seguinte forma: Classificação 3 = Excelente; Classificação 2 = Boa; Classificação 1 = Regular; e zero = não-participação. Outra metodologia é a observação direta utilizada para verificar a rotina da instituição e a freqüência dos idosos nas atividades. Também conta-se com o relato dos idosos, funcionários e da administração da instituição para avaliar se as atividades de lazer estão proporcionando melhor qualidade de vida aos idosos.
RESULTADOS:

Os resultados puderam ser evidenciados a partir do acompanhamento do caderno de avaliação individual dos idosos, por meio de relato destes e da direção do asilo. Além disso, a partir da análise do grau de participação, desenvolvimento, de cinco idosos com maior freqüência nas atividades, os quais foram acompanhados por cinco meses (Quadro 1). Neste período foi possível verificar que a participação e a aceitabilidade das atividades estão relacionadas principalmente com o trabalho proposto, já o desempenho está relacionado com o grau de comprometimento físico e psíquico do idoso. Pela observação direta, pode-se verificar que as atividades de lazer contribuíram para uma melhor interação entre eles, pois antes os idosos passavam a maior parte do tempo em seus quartos. Diante dos relatos, identifica-se que o trabalho realizado tem dado um retorno positivo na qualidade de vida dos idosos da instituição.

 

Quadro 1. Grau de participação, desenvolvimento, de cinco idosos com maior freqüência nas atividades de lazer durante um período de cinco meses (A-E). Os resultados foram obtidos por meio do cálculo da média aritmética.

 

Nome – Meses A; B; C; D; e E

 

Marina – 2; 3; 3; 3; e 3

Otilia – 3; 1; 3; 3; e 0

José Justino – 2; 3; 3; 3; e 3

Etelvino Isabel – 2; 3; 2; 2; e 3

Etelvino Isidoro – 2; 3; 3; 2,5; e 3

CONCLUSÕES:
Com base nos resultados, conclui-se que as atividades de lazer realizadas na instituição tornaram-se uma ferramenta importante na ocupação do tempo ocioso dos idosos, e na interação entre os próprios idosos e a comunidade. Essas atividades eram desenvolvidas levando em considerarão as seis áreas de lazer: os interesses artísticos, os intelectuais, os físicos, os manuais, os turísticos e os sociais. Pode-se observar a presença de uma, ou mais, área do lazer na maioria das atividades realizadas, evidenciando a comunicação e complementação entre elas. As atividades oferecidas têm proporcionado melhoria na qualidade de vida, pois possibilitam maior coordenação motora fina e grossa, estimular o raciocínio lógico-matemático e a criatividade dos idosos. Outro fator marcante na melhoria da qualidade de vida dos idosos é que hoje eles participam, têm maior iniciativa durante as atividades e são mais ágeis. É importante ressaltar que todo o trabalho é desenvolvido de forma a estimular a participação dos idosos, não havendo preocupação com o produto final (estético) da atividade, pois são respeitados os limites e comprometimentos de cada um. Estudos dessa natureza tornam-se relevantes, pois, além de trazer para o meio acadêmico as discussões que permeiam as políticas públicas de atenção aos idosos, servem também para preencher esta lacuna que a princípio nem poder público nem sociedade, isoladamente, estão aptos a responder com qualidade necessária.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, UFV
 
Palavras-chave: terceira idade; qualidade de vida; integração social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006