IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre

FAUNA ASSOCIADA A Senecio crassiflorus (Poir.) DC. (ASTERACEAE) EM DUNA COSTEIRA, NA PRAIA DO PÂNTANO DO SUL, ILHA DE SANTA CATARINA, SC.

Fernanda Ribeiro da Silva  1
Tatiana Mota Miranda  1
Tânia Tarabini Castellani  2
Benedito Cortês Lopes  2
(1. Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, CCB, UFSC.; 2. Professores do Departamento de Ecologia e Zoologia e do Programa de Pós-Graduaçã)
INTRODUÇÃO:
Senecio crassiflorus (Poir.) DC. é uma espécie exclusiva das praias e dunas costeiras do litoral Atlântico, do sul do Brasil até a Argentina, apresentando importante papel ecológico na fixação de areia. O presente trabalho apresenta como objetivo principal realizar um levantamento dos visitantes florais de S. crassiflorus, na praia do Pântano do Sul, buscando registrar informações sobre o comportamento dos visitantes, o tipo de recurso utilizado e os polinizadores potenciais.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em três dias de campo, totalizando 20 horas, onde se buscou acompanhar o comportamento dos visitantes em diferentes horários do dia, das 8hs às 18hs. As coletas duraram trinta minutos, com intervalos de duas horas entre estas.  Durante este período, eram feitos deslocamentos contínuos em torno das moitas de S. crassiflorus cujas flores se encontravam em antese dentro da área de estudo, escolhidas ao acaso. Com o auxílio de uma rede entomológica, todos os visitantes eram capturados, sendo seu comportamento registrado através de observações naturalísticas prévias à captura. Após a coleta, os visitantes eram depositados em um recipiente de vidro contendo éter, e posteriormente conservados em álcool 70% para identificação.
RESULTADOS:
Foram coletados 47 visitantes, distribuídos em 9 famílias e totalizando 13 espécies diferentes, sendo elas: abelhas, Apidae: Apis mellifera (12 visitas), Halictidae: Cloralictus sp. (4 visitas) e Abelha sp. 1 (2 visitas), Megachilidae: Abelha sp. 2 (8 visitas); aranhas, Thomisidae: Aranha sp.1 (2 visitas) e Aranha sp. 2 (1 visita); formigas, Formicidae: Brachymyrmex sp. (3 visitas), Camponotus sp. (1 visita) e borboletas, Nymphalidae: Danaus gilippus (11 visitas) e Vanessa myrinna (1 visita). Também se registrou uma mosca (Diptera, 2 visitas), pulgões (Hemiptera, Aphidae) e besouros (Coleoptera). Em relação à abundância relativa, constatou-se que os grupos formados pelas abelhas e borboletas representaram, respectivamente, 55% e 26% das visitas, sendo Apis mellifera e Danaus gilippus os visitantes mais freqüentes. O maior número de visitações ocorreu no período entre 10hs e 12hs, tendo-se um declínio ao longo do dia, podendo este ser atribuído à queda de temperatura e aumento do vento.
CONCLUSÕES:

Após considerações sobre o comportamento dos visitantes, constatou-se que S. crassiflorus, por possuir flor amarela, corola tubular, antese diurna e, ainda, apresentar-se mecanicamente forte, possui a melitofilia como sua mais evidente síndrome de polinização. É importante ressaltar também que, devido ao seu curto período de floração, S. crassiflorus é considerado um recurso efêmero para os visitantes florais. Como conseqüência, ao disponibilizar diferentes tipos de recurso (néctar e pólen), atrai elevado número de visitantes florais, participando de um grande número de interações ecológicas e mantendo a riqueza destes visitantes na área. Por este motivo, pode ser considerada uma espécie de elevada importância ecológica, merecendo estudos mais detalhados sobre aspectos de sua ecologia.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Senecio crassiflorus; visitantes florais; dunas costeiras.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006