IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
A PRESENÇA DA ARTE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Ana Cristina Fiori dos Santos 1
Mônica Costa Martins 2
Eliana Amábile Dancine 3
(1. Discente da Universidade Estadual Paulista; 2. Discente da Universidade Estadual Paulista; 3. Professora Doutora da UNESP, campus Franca)
INTRODUÇÃO:
O trabalho do assistente social está inserido em contextos históricos que, ainda no século XXI, mantêm um alto grau de fragmentação do real em seus múltiplos aspectos. Isso requer do profissional uma reflexão e uma compreensão aprofundada da diversidade de aspectos que perpassam a realidade vivenciada pelas pessoas na atualidade. O presente trabalho tem por referencial os dados e as reflexões possibilitados por uma pesquisa de campo realizada no decorrer dos anos de 2004 e 2005. Objetiva apreender a importância da arte, em suas diversas manifestações, como viabilizadora da expressão de sentimentos, pensamentos e ações, no campo de atuação do Serviço Social. Nessa perspectiva a ética, a solidariedade, a emancipação dos seres humanos, a imbricação entre ciência e arte se configuram como pontos relevantes considerados nesta pesquisa. O pressuposto básico, no âmbito da temática escolhida, destaca a condição de educador do assistente social.
METODOLOGIA:
A pesquisa tem como universo delimitado uma Instituição que se ordena e (re) ordena objetivando o desenvolvimento da criança. Os sujeitos da pesquisa são: crianças que, durante o período da manhã cursam a segunda série do ensino público fundamental e, no período da tarde, realizam atividades complementares na Instituição; os pais e / ou responsáveis por essas crianças; e os profissionais que trabalham cotidianamente na Instituição. O presente trabalho combina a pesquisa teórica (leitura de livros e artigos) com a pesquisa de campo (levantamento sócio-econômico das famílias, histórico da Instituição, reuniões e entrevistas com os sujeitos da pesquisa) e opta pela busca de dados que dêem subsídios para uma leitura qualitativa da complexidade de situações e espaços cotidianos percorridos por tais crianças, pais e / ou responsáveis e profissionais da Instituição.
RESULTADOS:
O envolvimento da arte, em suas variadas manifestações, no trabalho educativo do Serviço Social, possibilitou: a construção de um vínculo afetivo junto às crianças, a participação crescente dos pais ou responsáveis no espaço Institucional, o desencadeamento de reflexões realizadas em reuniões educativas e o diálogo junto aos educadores e funcionários da Instituição com vistas à articulação das ações. Observou-se que os sujeitos da pesquisa demonstraram interesse por diversas manifestações artísticas, a partir das quais foi possível a reflexão e a expressão de sentimentos e pensamentos em relação às suas realidades.
CONCLUSÕES:
No âmbito da presente pesquisa observa-se que os objetivos dos pais e educadores, em relação às crianças, muitas vezes, resultam em ações desarticuladas. O processo educacional, dependendo do contexto e da forma como é desenvolvido, traz consigo a valorização das várias dimensões da criança por parte do espaço educativo no qual está inserida, resultando na efetivação da liberdade e da autonomia das crianças. A infância, um instante da vida do ser humano visto como altamente favorável à criação, à imaginação, ao questionamento, à curiosidade, à descoberta, nem sempre acontece com esse matiz de cores. A Instituição estudada, lugar em que as crianças permanecem grande parte do seu tempo, pode se configurar como espaço privilegiado para a discussão e a reflexão individual e coletiva, que trazem por horizonte a construção de identidades diversas. Entretanto, as observações e pesquisas realizadas no presente trabalho apontam para uma realidade oposta a esse possível. A compartimentação, a fragmentação e a alta especialização dos saberes e dos fazeres, marcas profundas dos tempos modernos, vêm tipificando os vários espaços educativos.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Arte; Educação; Serviço Social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006