IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Perspectivas da conservação ambiental das propriedades de pecuária e soja na região das cabeceiras do Xingu
Oriana Almeida  1
Luciene Campos 1
Claudia Stickler  1
Jayne Guimarães  1
Daniel Nepstad  1
Lucilene Amaral  1
(1. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM))
INTRODUÇÃO:
A América Latina e, principalmente, o Brasil tem enfrentado uma rápida expansão de atividades agropecuárias, com taxas crescentes de conversão de floresta para produção de produtos agropecuários. A causa dessa expansão deriva de uma conjunção de fatores, como a abertura e crescimento dos mercados de importação, a redução de subsídios para agricultura no nível mundial, o desenvolvimento de culturas agrícolas desenvolvidas para climas e solos temperados sendo adequados para áreas tropicais, etc. (Nepstad et al. 2006, Stickler & Almeida, aceito, Kaimowitz et al. 2004, Pacheco 2005). Essa conjuntura global traz riscos e oportunidades para a região Amazônica.  O risco principal é a expansão desordenada da fronteira agropecuária resultando em altas taxas de desmatamento. A oportunidade apresentada é de potencial do mercado incentivar um maior desempenho ambiental da agro-indústria. Apesar da expansão da agro-indústria causar, em geral, grandes danos ao ambiente como desmatamento da floresta, da mata ciliar, erosão e assoreamento do solo, alguns produtores de soja e de carne no norte do Mato Grosso estão sentindo as exigências ambientais e sociais do mercado europeu e estão reagindo através da busca de parcerias técnicas e científicas para melhorar a gestão sócio-ambiental de suas propriedades. Essa pesquisa busca caracterizar o produtor da região de Canarana, no Mato Grosso, para entender o passivo ambiental e os custos que uma propriedade arca para manter a qualidade ambiental.
METODOLOGIA:
Foi feito uma caracterização geral do produtor sobre a importância que o produtor dá às questões ambientais. Isso foi feito a partir de um questionário detalhado sobre o histórico do produtor e sobre o modelo de produção aplicado a 20 grandes produtores rurais no Mato Grosso, na região de Canarana, com objetivo de entender área total, áreas de reserva legal e APP existente ou degradada, a entrada de fogo na mata, área com erosão do solo, as principais atividades e o histórico do proprietário e do uso da terra e sua rentabilidade.  Esse diagnóstico mostra o nível de degradação da propriedade e o passivo ambiental de cada proprietário, a rentabilidade dos proprietários e o custo de recuperação de áreas degradadas em relação à rentabilidade. Também foi feita uma estimativa dos custos em relação à lucratividade da atividade e à introdução de bebedouros como forma alternativa de manejo de gado. Os custos de recuperação de cada tipo de mata ciliar serão sumarizados com objetivo de mostrar os menores custos de acordo com o padrão de degradação da área.
RESULTADOS:
Na região de Canarana a área média da propriedade do pecuarista é de 1.892 ha e dos produtores de soja 1.612 ha. Pecuaristas e sojicultores relatam razões bem similares para ter investido neste tipo de empreendimento como a experiência no ramo de trabalho, a rentabilidade e segurança do negócio. Quase todos os produtores afirmam manter sua Reserva Legal e que as mesmas estão averbadas. Vários produtores não concordam com o tamanho da RL. Pecuarista e sojicultor afirmam que a reserva deveria ser em florestas sem nenhuma aptidão agrícola (34%) e todos acham o percentual muito alto para RL. A importância da manutenção das APPs é reconhecida pelos produtores para preservação das nascentes (40% e 37% respectivamente), e a manutenção da biodiversidade (30% e 63%). De modo geral, apesar do produtor concordar com as RLs e APPs quando observado a área de floresta por sub-bacias algumas precisam recuperar mais de 40% de floresta (considerando 80% da reserva legal) e quase todas precisam recuperar pelo menos 20% de RL. Observando mais de perto se ver que o custo de manutenção da reserva legal é muito alto e possivelmente é uma das razões para a não manutenção efetiva dessas áreas. Calculados com base no preço da terra e na área de reserva legal (80% da propriedade) a RL pode custar entre 36 a 100% do lucro do pecuarista. Uma segunda possível razão para o não cumprimento da reserva legal é o fato da área de reserva legal ter mudado ao longo do tempo de 50 a 80% em 2001.
CONCLUSÕES:
Pecuarista e sojicultor da região de Canarana tem razões semelhantes para investir neste tipo de empreendimento. Apesar do discurso do produtor que concorda com a reservas legais e APPs e que suas reservas legais estão averbadas quando observadas as areas de florestas por sub-bacias, algumas sub-bacias apresentam grandes areas desmatadas. Por outro lado os custos para manutenção das áreas de reserva legal são altos e pode ser uma das possiveis razões para que o produtor não mantenha efetivamente preservada esta área. Adicionalmente a ampliaçãono tamanho da reserva legal, de 50% para 80% pode contribuir para que o produtor não mantenha a área de 80% da propriedade efetivamente em reserva legal.
 
Palavras-chave: Conservação ambiental; Boas-práticas; Amazônia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006