IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS E VEGETAIS COMO TEMA GERADOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE CUSTÓDIA/PE

Mariana de Oliveira Tiné  1
Henrique Rodrigues Alves dos Santos  1
Edneida Rabelo Cavalcanti  1
(1. Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho integra o sub projeto de pesquisa intitulado “Conscientização e capacitação para a gestão integrada dos recursos hídricos e vegetais da Bacia do Moxotó/PE”, que tem como objetivo promover, junto aos atores locais, a conservação, recuperação e uso sustentável da cobertura vegetal (mata ciliar e nascentes) e a capacitação dos mesmos na gestão integrada da água visando otimizar a disponibilidade de recursos hídricos na área da bacia. Para tanto, considera imprescindível o trabalho junto à estrutura de ensino formal do município, responsável pelo ensino fundamental, mas de maneira articulada com a dinâmica trazida pelas organizações da sociedade civil. Assim, essa etapa do trabalho se constituiu em compreender como a temática ambiental está sendo introduzida na esfera municipal, qual o conhecimento que os gestores e professores têm sobre educação ambiental e como percebem a inserção, de maneira integrada, dos temas vegetação e água no contexto do município e da região. Para tanto, utiliza como base para as discussões a noção de educação contextualizada para o semi-árido brasileiro; um enfoque que privilegie a realidade imediata sem separá-la da realidade mais ampla, que possibilite a interação dos sujeitos e dos movimentos sociais na elaboração de propostas pedagógicas. Estamos falando de evidenciar os modos de vida, mas sem transformá-los em uma caixa fechada diante da própria dinâmica da vida.

METODOLOGIA:

Foi selecionada como área piloto o município de Custódia, que possui 80% de seu território na Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó, é um espaço pressionado pela extração de lenha e pela atividade de produção de carvão, sendo também área de atuação de alguns projetos de manejo florestal e recuperação de mata ciliar. A população total do município, segundo dados do Censo 2000, é de 29.969 habitantes, sendo que 55,54% localizam-se na área urbana e 44,46% na área rural. Seguindo a realidade da bacia como um todo, Custódia tem a maior área do município ocupada por médias e grandes propriedades, sendo que o número de estabelecimentos é maior na categoria dos pequenos proprietários. O município conta com 225 professores no ensino fundamental, primeiro ciclo, com seis escolas na sede municipal e cinco distribuídas nos distritos, além das mais de setenta pequenas escolas rurais dispersas em sítios e povoados. Para realização do trabalho, além da pesquisa bibliográfica, foi elaborado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, para ser aplicado junto aos gestores da área de educação (secretário de educação e diretores de escola) e junto aos professores do ensino fundamental primeiro ciclo, nas escolas da sede e dos distritos. No caso dos professores se tomou por base uma amostra de 10% do total, e no caso dos gestores esse percentual foi maior, em função de que apenas as escolas da sede e de dois distritos possuem diretor e todos responderam ao questionário.

RESULTADOS:

Dos 26 professores que responderam ao questionário, 38% possuem alguma formação em educação ambiental, sendo que a maioria é através de palestras nos momentos do planejamento anual. Quando indagados sobre se conhecem a Política Nacional de Educação Ambiental, apenas 19% responderam positivamente, mas quando se introduz o questionamento quanto à importância dessa política para o trabalho de educação, as respostas são pouco consistentes. Apesar disso, 84% dizem desenvolver alguma ação de educação ambiental, sendo a maioria baseada em trabalhar datas comemorativas. Quando questionados sobre se acham importante trabalhar o tema da vegetação e da água de forma conjunta, 84% responderam que sim, mas quando se acrescenta o porquê, as respostas são pouco articuladas. No que diz respeito ao entendimento sobre educação ambiental, a questão aberta revela um conjunto de pensamentos nos quais 80% possuem uma abordagem na linha conservacionista, refletindo também a compreensão que prevalece sobre o meio ambiente, na qual existe um peso ou nos elementos da natureza, sem que os seres humanos sejam incluídos e quando esses surgem é por meio da compreensão do meio ambiente enquanto sinônimo de problemas ambientais. Quanto aos gestores, dos nove que responderam ao questionário, apenas dois afirmaram conhecer a Política Nacional de Educação Ambiental e em apenas uma escola a resposta foi positiva quanto a se possui um programa estruturado de trabalho com educação ambiental.

CONCLUSÕES:
Esse pequeno ensaio evidencia a distância entre as políticas públicas existentes na área da educação e mais especificamente da educação ambiental e a sua prática efetiva. Mesmo com algumas brechas criadas através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, principalmente no que toca a flexibilização do currículo e a introdução dos chamados temas transversais, sendo o meio ambiente um deles, os municípios vem inovando pouco em criar diferenciais que incorporem efetivamente a realidade local e seus vínculos com aspectos mais regionais e globais. Ao mesmo tempo, mostra, quando se trata da temática ambiental e mais especificamente da vegetação e água abordados de maneira integrada, o despreparo por parte dos professores, seja no que diz respeito a conteúdos, seja na própria abordagem metodológica requerida. O desafio é de uma abordagem conjunta, que possibilite perceber as relações existentes entre esses dois elementos num tratamento ecossistêmico, que inclua ainda a dinâmica das relações sociais de produção, da organização socioespacial existente no município e na região, que contribuam para aclarar a história ambiental do lugar e desvendar o quadro socioambiental existente. O propósito é de transformação, de formação de atores sociais que possam atuar no controle social, na gestão dos recursos vegetais e hídricos.
Instituição de fomento: Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação ambiental; Semi-árido; Educação contextualizada.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006