IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

ANÁLISE ESTRUTURAL DOS EFEITOS DOS LASERS AlGaInP 670nm DE BAIXA POTÊNCIA NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEA EM RATOS WISTAR

Maria José Misael Silva Morsoleto  1, 2
Carlos Henrique da Silva Porto 1
Marcelo Augusto Marretto Esquisatto 1
Cristiano Pedroso de Moraes 1
Gislaine Maria Fontanetti Bortolotti 1
Julio Valentim Betioli 1
(1. Centro Universitário Herminio Ometto; 2. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp)
INTRODUÇÃO:

A utilização do laser para o tratamento de lesões cutâneas vem sendo aplicada com destaque pela fisioterapia, pois promove a redução do período de cicatrização e as seqüelas ocasionadas pela ferida. Dentre os recursos fisioterapêuticos, ganha destaque o LASER de baixa intensidade, uma modalidade que apresenta resposta mais efetiva frente a outros recursos utilizados em clínica como o ultra-som terapêutico e a estimulação elétrica, incluindo como atividade a aceleração da síntese de colágeno, controle dos microrganismos, aumento da vascularização, redução da dor e da inflamação (ARNHEIM; PRENTICE, 2002).

O colágeno contribuirá na formação da cicatriz, mesmo após a ferida estar fechada. A síntese de colágeno não termina com a cicatriz e continua sua produção por muitos anos, remodelando sua arquitetura. As fibras colágenas aparecem após 4 ou 5 dias da lesão e feixes orientados ao acaso e vão  aumentando gradativamente. Depois de um mês da lesão, o número de fibroblastos é pequeno e os capilares passam a ser definidos e esparsos.

Nos dias atuais pesquisas evidenciam que laserterapia estimula processos biológicos a “bioestimulação”. No entanto, foi observado que a radiação LASER pode tanto estimular quanto inibir a atividade celular. A ação do laser de baixa potencia interage de forma complexa com matéria viva. Isto se deve a energia que é depositada nos tecidos sofrendo absorção, reflexão, difusão e transmissão. A cicatrização depende da espécie animal considerada, pois as variações do processo vão depender da mobilidade da pele e tecido subcutâneo (TATATUNAS, 1998). Dentre os efeitos celulares, destaca-se a variação nos níveis de AmPc, aumento na síntese de ATP mitocondrial , mudanças na velocidade de síntese de DNA e RNA  e maior proliferação celular (KARU, 1988).

METODOLOGIA:

 

Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados 20 ratos Wistar (Rattus novergicus) machos com 12 semanas de idade e peso corporal médio de 260g (±50g). Todos os animais foram mantidos no biotério da UNIARARAS em gaiolas coletivas onde foram observadas as condições ideais de higiene e temperatura constante (25o C) além de um biorritmo de 12 horas.   A alimentação e água foram fornecidas “ad libitum”. Foram investigados e montados dois grupos de 10 ratos cada, portadores de lesões cutâneas induzidas no dorso do animal Os animais foram anestesiados com aplicação intra-peritonial de 1 g de Thionembutal® (Tiopental sódico) para uso humano como anestésico geral para procedimentos de curta duração e submetidos à lesão cirúrgica na pele do dorso. A ferida foi produzida por bisturi cirúrgico, lâmina 20, no dorso mediano dos ratos, com dimensões de 2 cm longitudinal, 1 cm transversal por 0,2 cm de profundidade e divididos em grupos experimentais: Grupo A – Controle (sem irradiação), mas que foram submetidos aos mesmos procedimentos, porém sem irradiação, utilizando para tanto o aparelho desligado; grupo B – irradiação pontual com aparelho LASER  Physiolux Dual  de AlGaInP, com 11mW de saída, 670 nm de comprimento de onda, com saída de energia de 1 – 20 J / cm2 e na dose de 3J/cm². Após o processo de lesão foi realizada a mensuração por paquímetro digital das lesões antes do início do tratamento. A avaliação local quanto às condições da lesão dérmica foi mensurada diariamente após a irradiação, sendo a primeira 72 horas após a lesão. Um animal de cada grupo foi sacrificado diariamente por dez dias, sendo que os primeiros foram efetuados 24 horas após a irradiação.  Os demais sacrifícios foram efetuados seqüencialmente conforme numeração. Para o sacrifício foi utilizado o THIONEMBUTAL 1 g aplicado na região peritonial, porém com aprofundamento da anestesia. O experimento iniciou-se com um número de 10 ratos por grupos e finalizou-se com 1 rato por grupo. A evolução das áreas lesionadas foi avaliada através das mensurações biométricas com paquímetro digital eletrônico, com metrologia dimensional e sistema de medição linear capacitivo. Durante todo o experimento, dez dias, foi realizada a biometria da área lesada e remoção para análise estrutural utilizando colorações de Tricrômio de Mallory e Picrossirius-hematoxilina. Os resultados foram comparados pelo teste estatístico não paramétrico, sendo utilizado de ANOVA “two way” com distribuição de Fischer ao nível de 5% de significância. A estatística gerada foi a F com a seguinte fórmula:

       

       VARIANÇA DA POPULAÇÃO ESTIMADA A PARTIR DE MÉDIA DAS AMOSTRAS

F = ___________________________________________________________________

       

       VARIANÇA DA POPULAÇÃO ESTIMADA A PARTIR DE MÉDIA DAS AMOSTRAS

 

Foi utilizado o teste paramétrico à posteriori de Newman-Keuls, para verificar onde estavam as diferenças entre as médias obtidas.

 

RESULTADOS:

: As comparações das medidas das áreas das feridas durante os dez dias de acompanhamento demonstraram que o processo de cicatrização foi enormemente implementado pelo tratamento pelo Laser AlGaInP de 670nm. A média auferida durante os dez dias de tratamento foi significativamente menor (X=1,262 cm2 ± 0,214) que o grupo controle (X=1,580 cm2 ± 0,308). A análise estrutural do tratamento foi feita comparando temporalmente o reparo nos grupos quanto aos fenômenos inflamatórios (leucocitose, hemorragia e exsudato), proliferativos (hiperplasia fibroblástica, epitelização e angiogênese) e de reorganização tecidual. Nossos dados indicam que a fase proliferativa iniciou-se anteriormente nos indivíduos do grupo irradiado quando comparado ao grupo controle. Ao mesmo tempo, a quantidade de tecido cicatricial foi bem mais evidente que o controle. A formação de novos vasos parece ser substancialmente favorecida pela aplicação do laser, pois um número relativamente maior de elementos de pequeno e médio calibre é observado no grupo irradiado. Ao término dos dez dias pode ser observado que a cicatrização cutânea evoluiu completamente no grupo tratado quando comparado ao controle, uma vez que neste último ainda observa-se uma matriz fibrosa desorganizada na derme da região lesionada.

 

 

CONCLUSÕES:
Com base nos dados observados neste trabalho pode sugerir que a irradiação pontual do Laser AlGaInP, com 11mW de saída, 670nm de comprimento de onda e na dose de 3J por cm² atuou como agente bioestimulador na cicatrização de lesões cirúrgicas experimentais. Isto pode ser comprovado pela redução da fase inflamatória, imediatamente após a lesão, e a implementação acelerada do processo proliferativo celular, resultando em reparo completo durante o período de tratamento testado
Instituição de fomento: PROPESQ – UNIARARAS.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: laserterapia; cicatrização cutânea; análise estrutural.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006