IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL ?

Katerine da Cruz Leal Sonoda 1
Carmen Silvia de Lemos Menezes Machado 1
Yuri de Abreu e Lima Correia 1
Tânia Maria de Freitas Barros Maciel 1
André Schimidt da Silva 1
Monique Stony da Silva 1
(1. Universidade Federal Do Rio de Janeiro UFRJ Departamento de Psicologia Social)
INTRODUÇÃO:

A necessidade de se pensar em um desenvolvimento sustentável surge a partir de profundas transformações por que passa a sociedade contemporânea em sua estrutura. Podemos identificar a globalização da economia como um elemento - chave para a elucidação de diversas questões.  Através da globalização da economia, vemos uma completa reestruturação produtiva ocorrendo em níveis mundiais atingindo as diferentes culturas. Essas questões emergem quando o foco está na deterioração dos recursos ambientais e na discrepância, cada vez maior, entre as camadas sociais que utilizam o meio ambiente para implementar projetos de desenvolvimento visando o lucro imediato sem, contudo, atentar para os limites dos recursos ambientais utilizados.

O impacto das ações humanas sobre o meio ambiente determinou diferenças relevantes entre os povos e consolidou a exploração daqueles que ainda se encontram em processo de desenvolvimento, uma vez que estes se apresentam em piores condições de negociação. O fato hoje é que o meio ambiente vem cobrar a sua parte, ou seja, a natureza vem demonstrando o abuso das ações humanas através de grandes catástrofes que ocorrem de tempos em tempos.

O grande desafio atualmente é compatibilizar o desenvolvimento garantindo acesso aos recursos ambientais de forma a diminuir desigualdades sociais e culturais, gerando novas maneiras de se viver, mudanças de comportamento que visem atitudes ambientalmente compatíveis e socialmente responsáveis.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada consiste no estudo teórico e comparativo, das diferentes conceituações do tema segundo alguns autores, levando à discussão de aspectos do desenvolvimento sustentável e suas implicações sociais, culturais e históricas, dentro de uma sociedade globalizada como a atual.

Um levantamento bibliográfico coloca as expectativas em torno de grandes acordos internacionais que direcionam os aspectos desenvolvimentistas segundo as exigências e prerrogativas dos países do Norte, interessados em manter sua hegemonia sobre os países do Sul e, assim, perpetuarem sua cultura e seu modo de vida, sem com isso, alterar seu processo de desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico.

A polêmica a respeito do desenvolvimento sustentável demonstra a supremacia dos países desenvolvidos, preocupados em manter seu padrão de desenvolvimento a qualquer custo, mesmo que para isso, seja necessário “explorar” os recursos naturais do outro em benefício próprio, não importando se esta exploração mantém uma sociedade em estado de “subdesenvolvimento”.

A discussão permite visualizar a supremacia de alguns países sobre outros, mostrando com clareza as várias facetas do desenvolvimento, colocando a necessidade da visão crítica sobre os aspectos de dominação, poder e exploração sobre povos incapazes de investir em seu próprio desenvolvimento econômico, social ou cultural.

RESULTADOS:

Hoje em dia é importante a discussão entre desenvolvimento sustentável, desenvolvimento local e globalização, uma vez que os países do Norte, aqueles ditos desenvolvidos, se aventuram em determinar o que deve e o que não deve ser feito relativo ao desenvolvimento, especialmente quando se trata dos países do Sul.

Existe uma forte corrente que tenta defender o direito a um ambiente saudável protegendo os recursos naturais da exploração humana. Apesar de ser essa a grande questão do desenvolvimento sustentável e global, é também, uma questão de desenvolvimento local. Os países do Sul se sentem podados no seu direito ao desenvolvimento, uma vez que os mais desenvolvidos promovem regras para esses países, menos desenvolvidos, menos ricos e, portanto, menos influentes.

A complexidade do desenvolvimento sustentável envolve questões diversas que afetam toda uma população. É um tema interdisciplinar que envolve a utilização de espaços coletivos, o sentido de sociabilidade, os aspectos culturais inerentes da sociedade e as metas de desenvolvimento estipuladas por cada uma delas. Enfim, o desenvolvimento nos leva a situação de aprender a aprender, se disponibilizar para novos conhecimentos, novas formas de se lidar com o mundo e com os saberes, a fim de otimizar as escolhas sociais de um grupo.

CONCLUSÕES:

Parece-nos necessário o desenvolvimento de uma consciência crítica por parte dos governantes e especialistas, quanto ao que se define como desenvolvimento sustentável. Não se pode enxergar o mundo pela visão individualista de um único povo. Pensar o desenvolvimento como global, significa pensar o planeta como uma unidade que precisa se auto-sustentar para se manter vivo.

O desenvolvimento local é uma saída ética, uma vez que leva em conta aspectos culturais e regionais, considerando a capacidade de carga dos sistemas utilizados para as questões desenvolvimentistas. A imposição de tecnologias defasadas, não embasadas na reciclagem, na auto- sustentabilidade do sistema, estão fadadas ao fracasso. Não se colocam como alternativa uma vez que sua utilização não tem conseqüências unicamente locais, mas globais. A incidência de gases poluentes, por exemplo, em um continente, pode afetar todo o clima do planeta, trazendo conseqüências catastróficas como o aquecimento global. Toda essa discussão relativa a “que desenvolvimento queremos?”, deve ser estudada e discutidas nos fóruns internacionais, por serem fatos que afetam todos os povos. É uma questão de sobrevivência do planeta, uma vez esgotado seus recursos, parece difícil contornar a situação.

Se não for por consciência, que seja por sobrevivência, mas é imperioso que ações voltadas a um desenvolvimento sustentável local sejam eleitas como prioritárias nas agendas dos governos mundiais.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; desenvolvimento local; globalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006