IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O TABU DA DUALIDADE
Pedro Zille Teixeira Nasser 1
Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima 1
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ)
INTRODUÇÃO:

Neste artigo iremos descrever o jogo “O Tabu da Dualidade” (Onda-Partícula), desenvolvido por um aluno até então bolsista de iniciação científica que, durante a confecção deste trabalho, possuía três propósitos iniciais:

O primeiro propósito almejado era desenvolver um jogo que pudesse ser incorporado ao projeto CIÊNCIA, ARTE E FILOSOFIA: A Relevância Cultural da Física (1), desenvolvido por professoras e alunos do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFADT-UERJ) em conjunto com diversas instituições e profissionais de algumas áreas do conhecimento;

O segundo se configurava como uma tentativa de celebrar o ano mundial da Física(1,2) (2005), ano em que se comemorou os cem anos da publicação dos trabalhos de Albert Einstein, dentre os quais um deles era relativo à teoria que explica o efeito fotoelétrico, o que nos remeteu à teoria da dualidade onda-partícula, tema que inspirou a confecção do jogo;

E o terceiro e não menos importante era o de servir como um dos suportes para a elaboração de uma monografia de final de curso (Jogos em aulas de Física: uma experiência didática) de um dos autores deste artigo.

METODOLOGIA:

Pesquisa bibliográfica.

RESULTADOS:
Pretendíamos de início elaborar e confeccionar um material didático, ao qual denominamos de O Tabu da Dualidade que deveria consistir em um tabuleiro e em suas respectivas regras. O tabuleiro possuía o papel de nos servir como um orientador a ser percorrido por alunos e professores, tendo como objetivo desvendar os mistérios que vem intrigando diversos cientistas ao longo dos séculos, como por exemplo: O que é a Luz? Sendo assim os participantes percorrem caminhos que conduzem a passagem da característica do dualismo epistemológico da luz para a então contemporânea teoria da Dualidade Onda-Partícula. Sendo desta forma possui como objetivo se adequar às exigências de professores do Ensino Médio, e que por se encontrar em consonância com as tendências educacionais vigentes, trata-se de um material que contextualiza e exemplifica toda uma Ciência desenvolvida ao longo dos últimos séculos e que introduz um pouco da Ciência Contemporânea. Porém, durante a confecção percebemos que o jogo tomou dimensões que fizeram com que o mesmo se tornasse quase que impraticável no ambiente escolar, no meio de uma educação formal. No entanto ao tomar ciência da existência das trilhas educativas interativas, desenvolvida em espaços de educação não formal, percebemos que O Tabu da Dualidade deveria ser desenvolvido sob esta nova roupagem.
CONCLUSÕES:

Baseando-se nos três propósitos que motivaram o desenvolvimento do jogo “O Tabu da Dualidade”, um material didático que possui como objetivo se adequar às exigências de professores do Ensino Médio, e por se encontrar em consonância com as tendências educacionais vigentes, trata-se de um material que contextualiza e exemplifica toda uma Ciência desenvolvida ao longo dos últimos séculos e introduz alguns tópicos da Ciência Contemporânea.

A quantidade de sub-temas relacionados à questão da dualidade onda-partícula considerados importantes e imprescindíveis para o caminho lógico do jogo foram se ampliando de tal maneira que ele (o jogo) acabou tomando uma dimensão (cabe ressaltar que não eram esperadas por parte do autor) que passou a apresentar ares de uma trilha educativa interativa, pois ao mesmo tempo em que os jovens terão a chance de entrar em contato com os questionamentos/conceitos da Física, eles também acabarão tomando conhecimento de fatos e personagens que tiveram grande destaque na História da Ciência Física.

Esta característica assumida pelo jogo, de ser uma trilha educativa interativa, foi decorrente da abrangência histórica e filosófica que o tema eleito, a dualidade onda-partícula, possui. Ao percorrer um caminho ao longo da História os jogadores se informarão sobre o que vem a ser, por que veio a ser e qual a sua importância para a Física, e principalmente para a cultura e concomitantemente na vida dos cientistas e dos não cientistas.

Portanto, O Tabu da Dualidade deverá ter continuidade não como um jogo propriamente dito, lembrando que os propósitos pretendidos foram superados em virtude das dimensões atingidas pelo trabalho, esta continuidade deverá ser realizada através de uma nova proposta metodológica, denominada de trilhas educativas interativas, e se possível em um espaço de educação não formal.

 

(1) (para maiores informações acesse o site: http://geocities.yahoo.com.br/fisicanacultura)

(2) (para maiores informações acesse o site: www.mct.gov.br)

Instituição de fomento: FAPERJ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino de Física; Jogo; Dualidade Onda-Partícula.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006