Baseando-se nos três propósitos que motivaram o desenvolvimento do jogo “O Tabu da Dualidade”, um material didático que possui como objetivo se adequar às exigências de professores do Ensino Médio, e por se encontrar em consonância com as tendências educacionais vigentes, trata-se de um material que contextualiza e exemplifica toda uma Ciência desenvolvida ao longo dos últimos séculos e introduz alguns tópicos da Ciência Contemporânea.
A quantidade de sub-temas relacionados à questão da dualidade onda-partícula considerados importantes e imprescindíveis para o caminho lógico do jogo foram se ampliando de tal maneira que ele (o jogo) acabou tomando uma dimensão (cabe ressaltar que não eram esperadas por parte do autor) que passou a apresentar ares de uma trilha educativa interativa, pois ao mesmo tempo em que os jovens terão a chance de entrar em contato com os questionamentos/conceitos da Física, eles também acabarão tomando conhecimento de fatos e personagens que tiveram grande destaque na História da Ciência Física.
Esta característica assumida pelo jogo, de ser uma trilha educativa interativa, foi decorrente da abrangência histórica e filosófica que o tema eleito, a dualidade onda-partícula, possui. Ao percorrer um caminho ao longo da História os jogadores se informarão sobre o que vem a ser, por que veio a ser e qual a sua importância para a Física, e principalmente para a cultura e concomitantemente na vida dos cientistas e dos não cientistas.
Portanto, O Tabu da Dualidade deverá ter continuidade não como um jogo propriamente dito, lembrando que os propósitos pretendidos foram superados em virtude das dimensões atingidas pelo trabalho, esta continuidade deverá ser realizada através de uma nova proposta metodológica, denominada de trilhas educativas interativas, e se possível em um espaço de educação não formal.
(1) (para maiores informações acesse o site: http://geocities.yahoo.com.br/fisicanacultura)
(2) (para maiores informações acesse o site: www.mct.gov.br)