IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 6. Relações Públicas e Propaganda
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR – CASA DA JUVENTUDE – ITAOBIM – MG
Marcio Simeone Henriques 1
Alan Albuquerque Ribeiro Correia  1
André Luiz de Oliveira Macedo  1
Fabiana Lopes Ibrahim  1
Isabela Eugenio Almeida  1
Martha Nogueira Domingues  1
(1. Programa Polos de Cidadania - Proex - Universidade Federal de Minas Gerais)
INTRODUÇÃO:
Este estudo baseou-se em uma testagem da metodologia de Comunicação para Mobilização Social (HENRIQUES, 2002), em instituições do terceiro setor. O objetivo é demonstrar, através da análise dos processos de comunicação para mobilização que, para potencialização das ações em prol das causas defendidas por uma instituição como a Casa da Juventude – entidade sócio-familiar que atua na prevenção à exploração sexual infanto-juvenil em Itaobim, MG – é necessário o envolvimento e a mobilização satisfatória dos atores, que é facilitada por um fluxo de comunicação estabelecido de forma dialógica e participativa. O Programa Pólos de Cidadania é um Programa de Extensão da Faculdade de Direito da UFMG de natureza interdisciplinar e interinstitucional. Atua em comunidades com histórico de exclusão social na região metropolitana de Belo Horizonte – MG e no enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil no Médio Vale Jequitinhonha, por meio do Projeto 18 de Maio (em parceria com o Programa Pólo Jequitinhonha). A pesquisa junto à Casa da Juventude foi viabilizada pelo parceria entre o 18 de Maio e a entidade. Através desse contato identificou-se que algumas das ações empreendidas pela Casa não exploram totalmente seu potencial por falta de fluxos comunicativos efetivos. Tais fluxos auxiliam na constituição de redes sociais sólidas, principal ferramenta para a autonomia dos atores no enfrentamento da exploração sexual.
METODOLOGIA:
Entende-se a mobilização como “processo de convocação de vontades para uma mudança de realidade (...). Envolve o compartilhamento de discursos, visões e informações e, por isso, exige ações de comunicação em seu sentido mais amplo”. (TORO e WERNECK, 2004). Assim, instituições como a Casa da Juventude são entendidas como movimentos mobilizadores, em que a comunicação ganha relevância por coordenar ações e fortalecer os vínculos entre os públicos envolvidos. Neste estudo utilizamos a metodologia de pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003) – uma das bases metodológicas do Programa Pólos – que consiste na observação para a promoção de ações que interfiram na realidade local, juntamente com os atores envolvidos. Assim, algumas etapas do Projeto foram realizadas em Belo Horizonte, mas o período de produção mais intensa ocorreu durante os dias em que os pesquisadores permaneceram na Casa, o que possibilitou a construção de um planejamento participativo. O trabalho foi divido em: a)Pré-diagnóstico, realizado através de análise documental e entrevistas; b)Diagnóstico, elaborado com base na aplicação de questionários e diálogo com membros da entidade; c)Planejamento, em que se procurou criar canais de comunicação que estreitassem os vínculos de participação; e d)Avaliação, pelo monitoramento das ações por meio de um blog, instrumento que abriu um canal de interatividade com os membros da Casa. A última etapa também foi realizada durante a apresentação do Planejamento à diretoria da instituição.
RESULTADOS:
Visto que o objetivo da pesquisa era avaliar o processo do planejamento de comunicação feito para uma organização do terceiro setor e não a sua implementação, consideramos que os resultados foram obtidos durante o próprio processo e também nos trinta dias que se seguiram. A visita a Casa da Juventude foi realizada entre 15 e 19 de fevereiro de 2006 e, durante este período, alguns indicadores nos permitiram avaliar o processo, tais como: a)a manutenção de um blog – inclusive após o fim da realização do planejamento – que teve como função o monitoramento das ações e a avaliação dos resultados em curto prazo; b)a mobilização dos membros da instituição em relação à importância da existência de um trabalho de comunicação e a conseqüente participação deles no desenvolvimento do planejamento; c) nos trinta dias subseqüentes houveram manifestações positivas advindas dos coordenadores da instituição e o desejo de ampliação da atividade. Os indicadores utilizados na avaliação dos resultados da pesquisa, quais sejam, o nível de participação durante a atividade, o número de acessos de membros da instituição ao blog, o depoimento da diretoria nesse veículo e as manifestações durante a apresentação do planejamento, nos permitiram perceber que as ações de comunicação, quando realizadas de forma participativa e dialógica, assim como descrita pela metodologia, conquistam um espaço importante dentro do processo de mobilização social, na medida em que ganham legitimidade.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos pudemos perceber os apontamentos, a aceitação e a validação do processo de planejamento da comunicação entre a Casa da Juventude e seus públicos. Outro importante instrumento de avaliação foi o blog publicado temporariamente durante e após a viagem a Itaobim. Os depoimentos de técnicos e nossos próprios registros e percepções tornaram dinâmicas, interativas e legitimas as possibilidades de comunicação. As bases deste trabalho estão ligadas diretamente à testagem da metodologia de Comunicação para Mobilização Social, que busca o estabelecimento de ações planejadas, no sentido de garantir um melhor fluxo de informações; a mobilização das pessoas em torno da causa e a conscientização de que soluções podem ser alcançadas através do envolvimento coletivo. Com a utilização da metodologia de pesquisa-ação, que pressupõe uma participação dos sujeitos envolvidos para uma transformação local, propomos um processo comunicativo construído de forma dialógica e participativa. Assim os atores envolvidos, além da motivação na implementação das ações, geram novos vínculos de participação e atuação. Assim, a contribuição da comunicação não obedece a uma lógica instrumental e, por isso, deve ser capaz de gerar possibilidades de integração entre os públicos. A comunicação planejada passa a ser um dos principais elos tanto para auxiliar as ações de atuação da Casa da Juventude, como no processo de transformação da realidade.
Instituição de fomento: Programa Pólos de Cidadania da UFMG, Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e Pró-Reitoria de Extensão da UFMG
 
Palavras-chave: Comunicação; Mobilização Social; Terceiro Setor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006