IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR SÓCIO-COMUNITÁRIO

Giseli Becker 1
Edinéia Lazzari 1
Fernanda Bazanella 1
Mario Francis Petry Londero 1
Marilene Maia  1
(1. Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS)
INTRODUÇÃO:

O Núcleo de Atenção à Saúde na Comunidade (NASC), programa vinculado à Diretoria de Ação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS –, foi concebido para atuar diretamente no cotidiano de comunidades carentes da cidade de São Leopoldo, através de ações interdisciplinares, aproximando-se das demandas reais e potenciais da população, e estimulando o fortalecimento das respostas advindas da própria organização comunitária. Seu referencial teórico articula conhecimentos sobre saúde coletiva, interdisciplinaridade, educação popular e trabalho comunitário, na perspectiva política-emancipatória. Em 2004, após mais de dez anos de atuação na Vila Parque Mauá, sentiu-se a necessidade de avaliar as demandas de saúde dessa comunidade, além do impacto, limites e possibilidades da ação do NASC, com o propósito de contribuir para a formulação de políticas públicas em saúde.

METODOLOGIA:

Todos os domicílios da Vila Parque Mauá foram considerados unidades de pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário semi-estruturado. As entrevistas foram realizadas entre março e outubro de 2004 por alunos e professores do Programa, de seis diferentes áreas: biologia, educação física, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social; e por alunos das práticas disciplinares de Enfermagem e Psicologia. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS, versão 10.0, e descritos como proporções. Os resultados foram comparados com dados do IBGE e discutidos através de bibliografias e documentos que descreviam a história do Programa. A socialização dos resultados para a comunidade foi feita pelos acadêmicos e professores do Programa em reuniões com os moradores.

RESULTADOS:

A Vila Parque Mauá constituía-se de 948 domicílios, destes, 642 fizeram parte da pesquisa, sendo que os 306 restantes foram perdidos pelo fato dos moradores não se encontrarem em casa no dia das entrevistas. O total de moradores nos 642 domicílios visitados foi de 2.531 pessoas e a maior concentração de moradores encontrava-se nas faixas etárias entre 26-40 anos (23,3%) e 41-64 anos (21,4%). A situação educacional mostrou que somente 5,5% das crianças com idade entre 7 e 14 anos não estavam na escola, enquanto apenas 27,3% dos adultos jovens (20-40 anos) estudavam. Os indicadores do mercado de trabalho mostraram que 60,5% dos moradores tinham uma ocupação à época da pesquisa e 48,8% dos entrevistados contribuíam para o sustento da casa. Este percentual aproximou-se daquele correspondente aos moradores que tinham algum tipo de trabalho ou eram pensionistas e aposentados (48,0%). Dos domicílios visitados, 30,8% recebiam algum tipo de auxílio do governo. Quanto à ocorrência de problemas de saúde, 77,1% dos moradores referiram não ter doenças. No item que se referia aos serviços de saúde utilizados pelos entrevistados, verificou-se que somente 17,8% buscava atendimento no posto de saúde local. Entre as sugestões dos moradores para melhorar as condições da vila, as mais citadas foram: posto policial, pracinha, posto de saúde com plantão 24 horas e mais especialidades médicas no mesmo.

CONCLUSÕES:

O processo investigativo permitiu a caracterização sócio-demográfica da comunidade, bem como a identificação das necessidades e demandas em saúde. A socialização dos dados para a comunidade permitiu a sua avaliação e aprofundamento. Este processo desencadeou uma significativa aproximação e conhecimento entre os moradores da Vila Parque Mauá e o NASC, promovendo uma nova etapa de mobilização através da rearticulação da Associação de Moradores e das demais organizações sociais presentes na comunidade, que passaram a pautar e encaminhar as demandas identificadas na pesquisa. Este processo, em andamento desde 2004, resignificou para o NASC o seu compromisso de afirmação da saúde coletiva como estratégia propulsora do protagonismo da comunidade.

 
Palavras-chave: interdisciplinaridade; saúde; comunidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006