IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO DA EDITORIA MUNDO DE ZERO HORA
Mayura Waihrich Leal Giaretton 1
Hélio Afonso Etges  1
(1. Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC)
INTRODUÇÃO:

Devido à importância das notícias internacionais na vida e, principalmente, no jornal impresso, esse trabalho teve por finalidade estudar, interpretar e analisar o conteúdo jornalístico das notícias internacionais veiculadas no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Também se propôs verificar a linguagem utilizada nas matérias internacionais e estudar a história do jornalismo internacional, das agências de notícias, além do jornalismo impresso por si só. Utilizou-se 32 matérias, publicadas entre os dias 15 e 22 de setembro de 2005. Foram feitas tabelas a partir do método proposto por Laurence Bardin (2002). As tabelas foram divididas em dois grupos: quantidade de vezes que as expressões referentes à editoria internacional aparecem em cada texto, incluindo o Pelo Mundo, que é uma série de notas sobre assuntos variados, que foi considerado texto único; e a divisão por assuntos abordados na editoria internacional nesse período. Assim, pôde-se observar os temas mais tratados nessa editoria e a forma como foram colocados. A divisão dessas expressões, classificadas como palavras na análise realizada, propôs verificar se a informação veiculada é clara, utiliza fontes e dados que esclareçam o leitor quanto ao conteúdo da informação. Através desse estudo pode-se constatar a relevância dessas notícias para o contexto social do país e analisar como elas são trabalhadas quanto ao seu conteúdo jornalístico.

METODOLOGIA:

Foi utilizado o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2002). Esse processo pode ser dividido em três fases: pré-análise, exploração dos resultados e interpretação dos mesmos. No período de pré-análise foram selecionados temas ou palavras que transmitissem algum significado ao texto. Foram escolhidos índices que causaram questionamentos e que possuem relevância no contexto das matérias. A análise foi baseada em temas ou palavras que tiveram constante repetição no discurso. Esse foi o índice norteador da pesquisa que analisou somente verbos, adjetivos e substantivos. No período de pré-análise foram formuladas hipóteses que seriam avaliadas na análise propriamente dita:

a)      Todas as palavras são conhecidas pelo leitor;

b)      As matérias internacionais contemplam todos os lados dos envolvidos no fato;

c)      Se as palavras forem postas em um contexto isolado da matéria em que foram veiculadas, elas possuem o mesmo sentido;

d)      As palavras analisadas trazem novas informações ao leitor ou apenas repetem o que já foi dito;

e)      Todas as fontes utilizadas são mencionadas na matéria.

Esse estudo consiste em analisar a freqüência com que as palavras são utilizadas a fim de descobrir o sentido proposto pela comunicação, se a repetição das palavras pode ter determinada significância no contexto de análise escolhido.

RESULTADOS:

Para análise foram utilizadas 778 palavras (verbos, adjetivos e substantivos) inseridas no contexto do noticiário internacional. Na análise pode-se constatar que a palavra mais citada foi furacão, apareceu 51 vezes nas oito matérias que abordavam esse assunto e seis vezes fora desse contexto. O termo apareceu em média seis vezes em cada um dos oito textos que abordavam o tema. O tópico teve maior destaque na editoria Mundo no período analisado na Zero Hora, com uma média de uma matéria por dia e só igualando o número com a coluna Pelo Mundo, considerada texto único na análise. O termo furacão repetiu uma média de seis vezes em cada texto, o que é excessivo. Em seguida, a palavra mais citada foi Alemanha/alemães , trinta e uma vezes nas quatro matérias que abordaram o assunto, e três vezes fora desse contexto. Isso representa uma média de 7,7 palavras por matéria. O termo ontem foi usado trinta e sete vezes nos textos. Na seqüência, a expressão país foi repetida vinte e nove vezes no contexto das trinta e duas matérias. Considerando que sua repetição não atingiu o número de uma por matéria, o termo não se tornou repetitivo. Na ordem tem-se Iraque, vinte e cinco repetições; presidente, vinte e três; morrer, vinte e dois; terrorismo, dezesseis; e, guerra, doze vezes. Além da repetição dessas dentre outras palavras, pode-se verificar o uso excessivo de adjetivos, descasso quanto à identificação das fontes de informação e verbos no futuro do pretérito. A utilização desse tempo verbal no contexto jornalístico se torna sinônimo de “desinformação”.

CONCLUSÕES:

A intenção era investigar se a informação veiculada na editoria Mundo de ZH transmitia a mensagem de forma clara ao leitor, se ouvia todas as fontes envolvidas no fato e verificar como eram trabalhadas as informações oriundas de agências de notícias.

Com o transcorrer da pesquisa foram sendo desvendados alguns aspectos. Na análise pode ser evidenciada uma clara desconsideração com o conteúdo veiculado nesse espaço. Além de não atender alguns critérios como clareza, precisão e objetividade, o texto da editoria Mundo deixa ao leitor muitas dúvidas. Ao reler determinados textos chega-se à conclusão que, em grande parte dos casos, o que é transmitido é a “desinformação”, ou seja, o espaço ocupado para esclarecer o leitor não cumpre seu papel. É dita a mesma informação diversas vezes de diferentes formas. Evidenciaram-se aspectos significativos que implicaram na qualidade do conteúdo jornalístico produzido nessa editoria. Os leitores por vezes não percebem que essas informações podem não ter a função meramente informativa e que existe toda uma estratégia de transmissão por trás de determinada notícia. Considerando também os aspectos analisados como adjetivação, gerundismo e ocultação de fontes, pode-se perceber que as suposições transmitidas nos textos trazem conteúdo informativo reduzido.

O conteúdo não é claro, prejudicando o entendimento do leitor. Isso vem a contradizer com alguns conceitos estudados e despertar interesse para novos estudos nessa área que ainda é deficiente em produções científicas
Instituição de fomento: Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social - Jornalismo/ Unisc
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Jornalismo Interncaional; Análise de conteúdo; Agências de notícias.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006