IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana

A QUESTÃO DA HABITAÇÃO NO MORRO DA CONCEIÇÃO: CONDIÇÕES SOCIAS COMO DETERMINANTE DA MORADIA 

Maria Pricila Miranda dos Santos 1
Flávia Maria da Silva 1
Luciane Lucena de Barbosa 1
Raquel Bernardo de Melo 1
Thaís Lourdes Correia de Andrade 2
(1. Alunas do Dpt° de Ciências Geográficas - UFPE; 2. Professora Doutora do Dpt° de Ciências Geográficas - UFPE (Orientadora))
INTRODUÇÃO:

O Morro da Conceição está localizado na poção norte da Mesorregião metropolitana do Recife. Sua ocupação de uma forma geral, é proveniente da busca por novas ocupações por uma parte pobre da sociedade. Esta vivia nas áreas alagáveis que se localizavam próximas ao centro da cidade do Recife e tiveram que ser remanejadas para áreas mais periféricas, nas quais se localiza esse morro. Como objetivos, a pesquisa busca identificar as causas que levaram a população a ocupar a área; os problemas dessa ocupação desordenada; analisar a infra-estrutura existente e o problema dos deslizamentos. Estudar esse tema é bastante relevante devido ao fato de se querer entender a dinâmica da ocupação de áreas periféricas, que tem se modificado bastante na escala temporal. Hoje, a permanência e o aumento dessa ocupação se deve muito ao baixo poder aquisitivo de grande parte da população e ao inchaço populacional dos grandes centros urbanos. Dessa forma, torna-se interessante também, fazer uma análise da qualidade de vida dessas pessoas da área em estudo, para que se possa ter um panorama geral de como se encontra a estrutura das habitações ali presentes.

METODOLOGIA:

Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho englobaram pesquisa bibliográfica; levantamento histórico da área, fazendo uma analogia com a atualidade; obtenção de dados através de órgãos públicos e levantamento cartográfico e icnográfico, visto que tratam-se de elementos de vital relevância para a análise geográfica. Além destes métodos de gabinete, também foram utilizadas visitas a campo com a finalidade de comparar os dados da pesquisa de gabinete com aqueles colhidos através da observação in loco e o depoimento dos moradores, comerciantes e pessoas que se circulam naquela área. 

RESULTADOS:

Entre as décadas de 30 e 40 do século passado, começa a ocupação do Morro da Conceição, assim, o crescimento do contingente populacional gera a necessidade de infra-estrutura. Porém com a falta de obras que possibilitasse atender essa população, instaurou-se um processo de ocupação desordenada, a “favelização”. À medida que o número de habitantes foi crescendo, a vegetação existente, foi sendo aos poucos retirada para dar lugar à construção de novas moradias, fato esse que culminou em grandes riscos à população devido aos deslizamentos. Estes são causados por uma série de fatores, dentre eles, a falta dessa cobertura vegetal juntamente com o escoamento das águas das chuvas que vão lixiviando os solos e acabam causando acidentes graves que envolvem perdas econômicas e sociais. Na tentativa de reverter esse quadro algumas medidas vêm sendo tomadas pelos órgãos responsáveis, como a construção de muros de arrimo, escadarias, pavimentação das ruas e construção de canaletas. Essas obras limitam-se a resolução de situações emergenciais, sem nenhuma preocupação com sua durabilidade e estética. O principal fator para que isso aconteça é o intuito de reduzir os custos, utilizando materiais e serviços de baixa qualidade. Outro aspecto importante é a despreocupação com a cobertura vegetal, importante elemento para a estabilidade dos terrenos. Todos esses fatores ainda estão associados a práticas de desrespeito ao meio ambiente.

CONCLUSÕES:

De posse de tais informações, observa-se que os moradores do Morro da Conceição enfrentam inúmeros conflitos, como problemas econômicos, violência, falta de infra-estrutura, entre outros. Mesmo assim, as medidas implementadas pelo poder público são em grande parte paliativas, feitas apenas para minimizar os efeitos da falta de estrutura para a promoção de habitações salutares e seguras. A principal medida implementada trata-se da colocação de plásticos sobre as encostas na tentativa de impedir o deslizamento de terra, porém os resultados não são satisfatórios, tendo em vista a pequena durabilidade do material utilizado e a possibilidade de proliferação de insetos. Associado a este problema, os moradores contribuem para agravar este quadro, jogando lixo nas canaletas e encostas, dessa forma, seria interessante a aplicação de um projeto de Educação Ambiental, para mostrar a importância da preservação do ambiente. Observa-se, ainda, outros transtornos à população, como o surgimento de vetores de inúmeras doenças, justificado pelas dificuldades de saneamento e coleta de resíduos sólidos. Aliado a todos os problemas citados há a insuficiência de fiscalização para a melhoria da qualidade das obras. Assim, algumas medidas como a utilização do conhecimento popular na implementação de políticas públicas são as saídas mais viáveis para promover o bem estar social dos habitantes desta área, visto que a qualidade de vida é fator diretamente ligado às condições de moradia desfrutadas pelo indivíduo.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Geografia Urbana; Ocupação; Infra-estrutura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006