IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

COMPREENSÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA ENTRE ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE

Alexandre Lourenço 1
Maurílio A. Varavallo 1
(1. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas / UniFMU)
INTRODUÇÃO:

O conhecimento da população sobre temas científicos costuma ser colocado como um ponto chave para o apoio a políticas científicas e, conseqüentemente, ao avanço científico e tecnológico de uma sociedade. Ainda que se possa argumentar que a simples aquisição de conhecimento pode não se traduzir em posições favoráveis a diversos temas científicos, ela ajuda a construir um debate mais consistente na medida em que as opiniões das pessoas tornam-se menos volúveis.

 

Na sociedade brasileira atual, o número de estudantes universitários deu um salto numérico extraordinário nos últimos anos. Constituindo teoricamente a elite intelectual da sociedade — já que representa o ponto alto do ensino antes da pós-graduação — é interessante saber como está atualmente a percepção dessa fatia da população brasileira em relação a temas científicos elementares e temas científicos atuais. Os primeiros mostram formação fundamental presente, e os últimos, atualização e atenção aos problemas e perspectivas da sociedade, especialmente os veiculados pelos meios de comunicação de massa.

 

Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo verificar a percepção pública da ciência entre estudantes de nível superior da área da saúde, área esta que concentra a maioria dos temas polêmicos tratados pela mídia nos últimos anos.

METODOLOGIA:

Baseando-se em pesquisa feita pelo Eurobarômetro, idealizou-se um questionário para aplicação entre alunos de nível superior na área da saúde.

O questionário envolvia doze afirmações:

 

1. É um cromossomo do pai que determina se um bebê será um menino ou uma menina.

2. O projeto genoma humano seqüenciou um genoma de nossa espécie, fornecendo pela primeira vez na história um mapa de nossas seqüências gênicas.

3. A gripe aviária oferece grande risco atualmente porque é transmitida de ser humano para ser humano.

4. Tecnicamente podemos dizer que gêmeos idênticos são clones naturais.

5. A nanotecnologia envolve a manipulação da matéria em nível de moléculas e átomos.

6. Alimentos transgênicos oferecem risco à saúde humana por serem manipulados pelo homem.

7. Células tronco são uma grande promessa da medicina, especialmente pela possibilidade de reconstituírem tecidos/órgãos.

8. Leite radioativo pode ser tornado seguro para a saúde através de uma fervura.

9. Os seres humanos descendem de espécies de animais primitivos ancestrais.

10. O sol orbita ao redor da Terra.

11. Antibióticos matam bactérias e vírus.

12. Os seres humanos conviveram com os dinossauros, compartilhando a mesma era.

 

Após cada afirmação vinham três opções: a) VERDADEIRO b) FALSO c) NÃO SEI

Os resultados foram analisados tanto sob o ângulo prospectivo quanto estatístico fazendo-se uso do teste de qui-quadrado.

RESULTADOS:

“Não preenchimento”

O índice de alunos que não quiseram participar da pesquisa foi de 2,3%. Em relação ao não preenchimento de parte do questionário, ressalta-se a questão 03 (todos preencheram) e a 09 (3,7% não responderam). Esta última talvez reflita o desconforto de alguns alunos, já que trata do tema mais polêmico do questionário, a ascendência animal do homem.

 

“Não sei”

A questão 07 teve o menor índice deste quesito e a questão 08, o maior. O resultado da 07 se explica pelo fato desse assunto ter aparecido quase toda a semana nos noticiários, algumas vezes envolvido em polêmica ou em promessas espetaculares de cura.

 

“Verdadeiro / Falso”

Os resultados variaram muito, indo de apenas metade de acertos (47,7% - questão 04) até a quase totalidade (96,3% - questão 07). Nesta última, o resultado parece estar relacionado ao intenso bombardeio midiático, que introjetou o assunto na opinião pública. O resultado da questão 04 talvez reflita a impressão negativa que muitas pessoas tem deste conceito. Alguns alunos podem relutar em fazer a associação entre algo que eles consideram negativo com algo considerado natural, que são os gêmeos idênticos.

 

“Pública x Privada”

Não foi observada diferença estatística significativa no grau de acertos entre os alunos que vieram de escolas públicas e os de escolas privadas para nenhuma das questões.

 

Por fim, chamou a atenção o número de erros, desconhecimento e ausência de preenchimento da questão 10. A soma desses grupos totaliza incríveis 29,4%.

CONCLUSÕES:

- o aparecimento sistemático de certos assuntos na mídia realmente representa uma poderosa força para estabelecer o seu conhecimento entre os estudantes universitários. Mas mesmo com esse bombardeio intenso, algumas pessoas parecem ser impermeáveis a essa divulgação, como demonstrou a questão 03.

 

- apesar das diferenças de qualidade entre ensino público e privado, os processos seletivos de vestibular acabam por nivelar todos (através da seleção) a um patamar semelhante de conhecimento e atenção à realidade.

 

- Considerando-se assuntos elementares como o da órbita da Terra em relação ao Sol (questão 10), o modesto índice de acertos parece indicar falha séria nos fundamentos da formação científica dos alunos que chegam ao ensino superior, sejam de escolas públicas ou privadas.

 

- o simples aumento numérico de escolas e estudantes pode estar produzido meramente uma ilusão de avanço na área de ensino se não vier acompanhado de um consistente e sistemático sistema de avaliação que indique onde estão seus problemas e aponte possíveis soluções.

 
Palavras-chave: educação; ciência; ensino superior.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006