IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS: UMA PROPOSTA PARA DINAMIZAR O ENSINO

Nathalia Muylaert Locks Guimarães 1, 2
Saulo Henrique dos Santos 1, 3
Marcos Cesar Danhoni Neves 1, 4
(1. Universidade Estadual de Maringá; 2. Bolsista SESU-MEC; 3. Colaborador; 4. Tutor PET-Física/ SESU-MEC)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho visa demonstrar uma metodologia de ensino que envolva o aluno no processo de aprendizagem de forma lúdica, criativa e estimulante, fazendo com que o aluno busque o conhecimento por vontade própria e acima de tudo construa suas próprias estruturas intelectuais, assim como metodologias não só de fácil manuseio, mas também maleáveis, podendo se trabalhar em qualquer disciplina, trabalhando então, com um método transdisciplinar. Tendo como foco atingir alunos do Ensino Médio e Fundamental e auxiliar professores na produção de métodos alternativos de ensino. Como no ensino atual, as aulas geralmente são ministradas de forma tradicional, vemos a necessidade da implantação de novas alternativas para dinamizar o ensino.

 Apresentamos o jogo como um componente metodológico através do qual o educador pode conhecer seu aluno e a realidade do grupo. Este método é um importante recurso para o desenvolvimento de habilidades do pensamento como: imaginação, interpretação, tomada de decisão, criatividade, levantamento de hipóteses a novas situações que acontecem quando jogamos, estimulando assim, as habilidades e construção do conhecimento.

Portanto o aluno aprende brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através de brincadeiras e jogos, em atividades predominantemente lúdicas. Sendo assim, este trabalho tem a missão de remodelar o ensino apresentando jogos de fácil manuseio e baixo custo, capazes de se moldar a diferentes disciplinas.

 

METODOLOGIA:

O projeto caracterizou-se pela leitura estrutural de texto, e na montagem de jogos transdisciplinares, que possibilitem a junção de vários paradigmas pedagógicos, além de sua natureza ser de baixo custo e com materiais duráveis, e a aplicação dos mesmos em oficinas com duração de quatro horas no evento educação com ciência, evento de caráter educacional organizado pela Secretaria da educação do estado do Paraná. Nossa pesquisa se fundamentou na aplicação desses jogos, em alunos da Educação Básica e professores, na qual pode-se analisar o uso de jogos pedagógicos, ponderando a relação professor-aluno no ambiente escolar, dispondo métodos alternativos de ensino como um componente metodológico no auxílio ao educador a uma prática pedagógica reflexiva, fundamentando ações que possibilitem a construção de conhecimento em ambientes lúdicos.

 

 

RESULTADOS:

Nossa pesquisa conseguimos obter resultados significativos. Utilizando-se de jogos como metodologia, aplicamos em forma de oficinas no evento Educação com Ciência, onde ministramos durante quatro horas. Observamos que os professores se motivavam em se adequar ao perfil de “animador” proposto pelos jogos, uma vez que o retorno da relação aluno-professor era imediato. Ainda devemos ressaltar que este método ajuda o professor na formação de um perfil mais dinâmico, Incentivando na busca de novas metodologias e na criação de outros jogos. Quanto ao retorno, os jogos estimulam a capacidade cognitiva dos alunos, por sua vez, faz com que estes fiquem mais hábeis, mais especulativos e tenha uma resposta positiva na aquisição do conhecimento. Além disso, os jogos foram construídos de forma que um se ligasse ao outro, fazendo com que o aluno fique atento às perguntas e respostas, ocasionando na obtenção simultânea do conhecimento.

O método ainda apresenta a oportunidade do professor conseguir ministrar boa parte do conteúdo de forma lúdica, fazendo com que o educando aprenda por meio dos jogos. O simples fato das aulas serem lúdicas, motiva o aluno a buscar um meio de preparação para os jogos. A competição é o motor que leva o aluno à busca do conhecimento. Os jogos é o método mais apropriado para a junção dos paradigmas em aula. E esta metodologia é a mais adequada na formação do perfil dinâmico e estimulador em relação ao professor e investigativa e crítica em relação ao educando.

 

CONCLUSÕES:

Conclui-se Portanto, o educando pode aprender brincando e boa parte dos conteúdos pode ser ensinada através de brincadeiras e jogos, em atividades predominantemente lúdicas. Todavia, a atividade lúdica, na busca de novos conhecimentos, exige ao educando uma ação ativa, indagadora, reflexiva, socializadora e criativa, em total oposição à submissão, irreflexão e condicionamento da pedagogia dominadora tal como é sugerido pela escola tradicional, presente na maioria das escolas.

Com isso conseguimos retirar a marca nostálgica proposta pela pedagogia tradicional, assim como unir vários paradigmas em uma única aula, com a finalidade de dinamizar a aula, e isso só é possível se juntar várias metodologias. Sendo assim ressaltamos a importância dos jogos utilizados nessa pesquisa, que estão fundamentados de acordo com os paradigmas pedagógicos, o que gera um fio condutor no processo de aprendizagem, facilitando a vida do aluno na hora de se aprender o conteúdo e ajudando o professor a produzir aulas mais dinâmicas

Portanto o uso destas propostas aqui apresentadas são excelentes alternativas para a educação, pois podem-se obter resultados significativos na questão da aquisição do conhecimento, estimulando a criatividade, a crítica e a imaginação.

Instituição de fomento: Secretaria de ensino superior do ministerio da educação/ Programa de Educacão Tutorial
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aprendizagem; Metodologia; Jogos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006