IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

A NECESSIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Petrônio Lauro Teixeira Potiguar Júnior 1
Valéria Maria Marques Fernandes 1
(1. Faculdade de Estudos Avançados do Pará)
INTRODUÇÃO:

O curso de Ciências Contábeis da FEAPA tem como missão formar profissionais com domínio técnico, cultural, histórico-sociológico e lingüístico, na busca de melhor preparar o discente de Contabilidade no processo de construção de seu perfil profissional em seus diversos aspectos, como: liderança, ética e interação com diferentes profissionais a fim de se adequarem ao mercado de trabalho e, principalmente identificar o lugar específico do contador e das Ciências Contábeis, nesta teia de significado, no contexto da globalização. Assim, faz-se necessário que o graduando percebe que o conhecimento não se organiza de maneira unilateral e sem conexão entre si, mas de uma maneira multifacetada, inter-relacionando dados de todas as disciplinas, articulando diversos saberes a fim de que ele possa desenvolver seu senso crítico, a fim de intervir na realidade para transformá-la a partir de um trabalho coletivo, que é o “trabalho interdisciplinar” e, principalmente por ser a Contabilidade uma ciência social, cujo objeto de estudo- o patrimônio- modifica e é modificado pelo homem em suas relações sociais (OLIVEIRA: 2003)

METODOLOGIA:

O presente projeto se realizou através de uma proposta interdisciplinar que desenvolvemos ao longo de quatro anos, nos primeiros semestres, do Curso de Ciências Contábeis e tem adotado o seguinte tema: “Empreendedorismo e as Ciências Contábeis”, a fim de dar um embasamento teórico e metodológico para o curso, aos alunos , bem como para a filosofia da FEAPA. A partir desse tema, foram escolhidos diversos subtemas que estão relacionados com as disciplinas entre si, sem excluir o conteúdo da cada uma, durante o semestre. São eles: “A contabilidade sob o enfoque empreendedor”, “A metodologia científica na pesquisa em Contabilidade”, “A linguagem contábil com enfoque no empreendedorismo”, “A cultura organizacional empreendedora e as atividades do contador”, “O empreendedorismo, o plano de negócios e sua relação empreendedora” e a “A contabilidade empreendedora na era da informática”. Vale ressaltar que o projeto é avaliado sob o olhar de todas as disciplinas do semestre. O processo de orientação se realiza da seguinte maneira: os professores-orientadores indicam uma bibliografia básica aos alunos dos subtemas supracitados. Em seguida são feitas orientações nas aulas de cada docente envolvido no projeto, objetivando a produção de um artigo acadêmico culminando com a apresentação escrita e oral do mesmo em que cada disciplina atribui nota de 01 a 10: 5 para a apresentação oral e 5 para apresentação escrita.

RESULTADOS:

A partir dessa experiência interdisciplinar, os alunos percebem que as disciplinas possuem conexão entre si e são significativas para o processo de reconstrução do conhecimento na área contábil, além de apresentar como produto artigos que serão submetidos,  este ano, a encontros estaduais e nacionais de Contabilidade.

CONCLUSÕES:

Ao longo desses quatro anos, os alunos de Ciências Contábeis têm demonstrado  um envolvimento cada vez mais significativo a este projeto como uma forma de retornar à academia esse conhecimento produzido, mesmo que de forma inicial, cuja divulgação e incentivo à pesquisa é de extrema importância ao processo ensino-aprendizagem.

 
Palavras-chave: Contabilidade; Empreendedorismo; Interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006