IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

Desenvolvimento de um sistema Híbrido de suporte à decisão para auxiliar os processos de estimação de custos e formação de preços em empresas de produção por encomenda

Antônio Artur de Souza 1
Rafael Gatto 2
João Otávio Endrici Montanha 3
Luciano Takao Toyshima 1
Ewerton Alex Avelar 1
Alisson Maciel de Faria Marques 1
(1. Depto. de Ciências Contábeis, Fac. Ciências Econômicas - UFMG; 2. Depto. Informática, Universidade Estadual de Maringá - UEM; 3. Depto. Administração, Universidade Estadual de Maringá - UEM)
INTRODUÇÃO:

A globalização da economia tem provocado mudanças e transformações no mercado mundial, tornando-o mais competitivo e exigente. Neste ambiente cada vez mais complexo, os gestores devem, normalmente, tomar decisões coerentes sobre diversos assuntos para manterem suas empresas competitivas. Dentre estas decisões, o preço se destaca como uma das mais importantes e difíceis. Nas Empresas de Produção por Encomenda (EPEs), o processo de formação de preço é normalmente mais complicado que nas demais empresas, devido ao seu peculiar processo produtivo. Estas empresas elaboram produtos bastante customizados e concorrem com outras empresas no sentido de ganhar pedidos para a fabricação. Contudo, os produtos oferecidos por estas empresas nunca foram produzidos ou possuem similares no mercado. Desde modo, as EPEs precisam estimar seus custos de produção, para servir como base para formação de preços. Quanto mais precisa for a estimação dos custos, maiores serão as chances de a empresa receber o pedido de fabricação. Este artigo apresenta os resultados dos testes, validação e revisão do Sistema CEPSS (Cost Estimation and Pricing Support System). Este sistema foi desenvolvido usando a modelagem de requisitos estruturada, onde utiliza-se uma representação gráfica, como diagrama de fluxo de dados e diagrama de entidade e relacionamento, para modelar o sistema em questão. Posteriormente, este sistema foi remodelado conforme a metodologia de programação Orientada ao Objeto (OO).

METODOLOGIA:

A pesquisa utilizou-se de estudo de casos, sendo exploratória e de natureza qualitativa. Foi realizada junto a profissionais responsáveis pelos processos de estimação de custos e formação de preços nas EPEs. Primeiramente, realizou-se um estudo dos principais trabalhos científicos sobre o tema pesquisado. Em seguida, foram feitos contatos com gerentes de EPEs que poderiam potencialmente participar da pesquisa. A análise de requisitos foi feita através de entrevistas e questionários semi-estruturados e seguiu três objetivos principais: a) descrever as exigências das EPEs; b) estabelecer a base para a criação do projeto de software e c) definir um conjunto de requisitos para validá-los ao término do desenvolvimento. Os questionários foram preparados especialmente para cada profissional das EPEs, em função das características da empresa. Esta pesquisa envolveu também pesquisa documental e follow-ups, breves entrevistas de complementação adotadas para auxiliar na compreensão de assuntos que não ficaram claros nas entrevistas e questionários aplicados aos profissionais responsáveis pelos processos de estimação de custos e formação de preços.

RESULTADOS:

A partir da análise das diversas estruturas de custos existentes e das etapas do processo de formação de preços, foi possível modelar um sistema informacional adequado à realidade das EPEs, garantindo ao tomador de decisões uma base de dados confiável, integrada e atualizada. O Sistema CEPSS é um sistema de suporte à decisão (SSDs) que está desenvolvido para dar suporte aos profissionais responsáveis pela estimação de custos e formação de preços em EPEs. Trata-se de um SSD híbrido, que incorpora técnicas de sistemas especialistas, mais especificamente, utiliza técnicas de sistemas baseados em regras. É composto por quatro módulos principais: Estimação, Regras, Ajustamento e Bases de Conhecimento. Além destes, contém três bases de dados: Custos Históricos, Regras Aplicadas e Recomendações Aplicadas. O módulo de Estimação utiliza o custeio baseado em atividades, mais indicado pelos autores, para custear os produtos. Posteriormente, o sistema foi remodelado e refinado segundo a metodologia de programação OO. Esta versão OO do Sistema CEPSS, principal resultado da pesquisa, representa uma evolução das práticas que são recomendadas na programação estruturada (tradicional), como melhor reutilização de código, redução do tempo de desenvolvimento e simplificação do processo de manutenção das aplicações.

CONCLUSÕES:

As EPEs possuem uma grande dificuldade para estimar os custos de produção e formar seu preço de venda. Usualmente, é adotado um sistema combinado para realizar estas tarefas. Utiliza-se a experiência do estimador e, ao mesmo tempo, do método de custeio por absorção, conjugados num sistema de informações computadorizado. Além dos sistemas de informações da empresa, quase sempre são utilizadas planilhas de cálculos para geração de relatórios complementares. No intuito de minimizar este problema, foi desenvolvido o Sistema CEPSS, um SSD baseado no uso de técnicas de sistemas especialistas, para organizar as informações e fazer com que estas estejam à disposição dos decisores, guiando-os no processo de estimação de custos e formação de preços. Este sistema permite que os profissionais das EPEs estimem seus custos de maneira acurada (utilizando o sistema de custeio baseado em atividades) e metodologicamente fundamentada, dando suporte para as decisões relacionadas à estimação de custos e à formação de preços. Posteriormente, este sistema foi remodelado e refinado segundo a metodologia de programação OO. Esta nova versão do sistema apresenta uma série de vantagens sobre a versão anterior, tais como uma melhor reutilização de código e redução do tempo de desenvolvimento. Além disso auxilia os tomadores de decisão das EPEs a manterem suas empresas ativas frente à competitividade do mercado, proporcionando estimativas de custos mais coerentes e preços mais competitivos.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Empresas de produção por Encomenda; Sistema de suporte à decisão; Formação de preços.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006