IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

EDUCAÇÃO E TERCEIRO  SETOR: ANÁLISE DE UMA AÇÃO COMPLEMENTAR A EDUCAÇÃO FORMAL

Carolina Pereira Nunes 1
(1. Universidade Federal do Maranhão)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve por objetivo analisar uma ação complementar à educação formal: o Projeto Saber Viver.Este projeto trabalhou com oficinas de prevenção à violência sexual com crianças e adolescentes de escolas públicas de São Luís - MA. A violência contra crianças e adolescentes é uma problemática de grande relevância social que deve ser combatida por todos. A prevenção é a melhor forma de evitar que aconteça e para isso é necessário que as pessoas em situação de vulnerabilidade(crianças e adolescentes) sejam instrumentalizadas para que possam se defender.O foco da pesquisa foi dado para a aquisição de conhecimentos através da metodologia utilizada; se ao final da oficinas os alunos haviam ou não assimilados os conteúdos transmitidos, e, a partir disso, avaliar a metodologia uitilizada.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados de duas formas: entrevista e questionário. A amostra foi selecionada nas turmas de 6ª série da Unidade Integrada Mário Andreazza, escola localizada na Liberdade, bairro da periferia de São luís-MA. Em um primeiro momento, os sujeitos entrevistados responderam a perguntas estruturadas sobre os temas a serem contemplados nas oficinas: tipos de violência, Estaturto da Criança e do Adolescente e Sistema de Garantia de Direitos. Depois das oficinas, essa mesma amostra respondeu a um questionário que alternava perguntas abertas e fechadas sobre os mesmos assuntos investigados na entrevista. A finalidade foi verificar se a mensagem transmitida nas oficinas havia sido assimilada ou não.
RESULTADOS:
Através da entrevista verificamos que os sujeitos possuíam conhecimento parcial sobre os tópicos a serem contemplados nas oficinas. A maioria já tinha ouvido falar, mas as respostas pendiam para o senso comum, sendo muito influenciadas pelas informações veiculadas pelos meios de comunicação. Depois das oficinas, percebemos através das respostas obtidas no questionário, que houve uma melhora significativa na qualidade das respostas, que passaram a ser mais consistentes, demonstrando que o objetivo do Projeto Saber Viver (transmitir informações para prevenção a violência sexual) havia sido contemplado. 
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos concluímos que o impacto do projeto junto ao público-alvo foi bastante positivo. O aproveitamento foi muito bom, o quê demonstrou-nos que a metodologia utilizada (transmissão do conteúdo através de oficinas temáticas) foi adequada. Desta forma, inferimos que a participação ativa dos educandos no seu processo de aprendizagem é uma estratégia eficaz na prevenção à violência sexual, pois faz com que assimilem os conhecimentos de forma ativa e saibam relacioná-los com o meio no qual estão inseridos.
 
Palavras-chave: ação complementar; prevenção à violência sexual; educação e terceiro setor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006