IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

DIGESTOR DE RESIDUOS ORGÂNICOS PARA PROCESSAMENTO DE LIXO ORGÂNICO ( SOBRAS DE COZINHA ) VISANDO SUA UTILIZAÇÃO COMO ADUBO EM HORTAS E JARDINS.

Gilson Coutinho Jr 1
Olavo Raymundo Júnior 2
Heitor Siqueira Sayeg 3
Cristiano Pedroso de Moraes 4
(1. Instituto Superior de Educação/UNIARARAS; 2. Departamento de Ciências Biológicas/ UNIARARAS; 3. Instituto Superior de Educação/UNIARARAS; 4. Departamento de Ciências Biológicas/ UNIARARAS)
INTRODUÇÃO:

O lixo orgânico apresenta-se hoje como um dos componentes impactantes dos lixôes e mesmo dos aterros sanitários. Seu descarte indevido,  manejo sem a adoção dos critérios necessários, e mesmo a permanência por longo período no pátio de restaurantes industriais e mesmo em nível doméstico, acaba por gerar situações que contribuem para a poluição do nosso meio ambiente, além de propiciar a proliferação de bactérias e germes patogênicos, prejudiciais á saúde do ser humano. O presente trabalho propõe um Sistema Modular para o  Tratameto Biológico do Lixo Orgânico, através de um processo de decomposição fermentativa, auxiliado por um inóculo, constituído de uma mistura de farelos diversos inoculados com microorganismos do tipo fermentativo. O processo contempla destacadamente as fases acetogênica e metânogenica, resultando com produto final o Nutriente Orgânico Reciclado (NOR), que pode ser utilizado como adubo,  evitando assim, o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Além disso, o sistema, já em testes em Escolas da Rede Pública, tem como objetivo fornecer um modelo de manejo ecologicamente correto, que vem sendo empregado conjuntamente com outros dispositivos, como Sistemas para Captação e Armazenamento de Água de Chuva. Pretende-se dar ênfase, com este programa de atuação, a práticas de Educação Ambiental com o objetivo de criar uma consciência ecológica, participativa e comunitária.

METODOLOGIA:

Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos na UNIARARAS, por uma equipe de pesquisadores integrando as áreas de Física, Biologia, Química e Gestão Ambiental. O equipamento consiste em um sistema tubular em forma de "U", sendo que o material orgânico é carregado diariamente por um dos ramos do "U", e descartado pelo outro. O Sistema possui na sua base uma câmara especialmente projetada para coletar o líquido residual (chorume) utilizando uma peneira estática, permitindo, ao mesmo tempo, o fluxo da matéria orgânica já em processamento através do reator. Inicialmente, o material coletado, que consiste na sobra resultante do preparo dos alimentos, mais a sobra dos pratos ou bandejas é moído e misturado com o inóculo. O tempo de residência do material no interior do reator é calculado de acordo com as dimensões do tubo, da quantidade diária de material para carga e da quantidade de inóculo adicionada. Um reator típico opera com tempo de residência em torno de 21 dias. Quando o sistema entra em regime, a mesma quantidade (aproximadamente) de material carregado no digestor é descartado, deslocando-se por gravidade ao longo do reator tubular. O material descartado é posto para secagem ao sol em um terreiro de concreto e após isso é triturado para incorporação ao solo. O liquido descartado durante o processo está sendo estudado para uso como agente degradante, uma vez que é rico em microorganismos.

RESULTADOS:

O teste inicial do Digestor foi realizado na UNESP - Campus de RIo Claro, onde se encontra instalado um protótipo projetado para processar o descarte diário de cerca de 300 refeições do Restaurante Universitário. Os resultados até agora apresentados vem se mostrando promissores, levando-se em conta que os testes foram iniciados em meados de 2004. O Nutriente Orgânico Reciclado ( NOR ) vem sendo utilizado como adubo em hortas e jardins, o que trouxe uma sensivel melhora na qualidade das plantas e hortaliças. Os resultados quantitativos serão obtidos após análise de amostras do material já enviadas para laboratórios especializados. No momento estão sendo realizados  testes em " plots" experimentais constituidos por canteiros de hortaliças, o que permitirá uma análise da qualidade do solo e das plantas, além de dados para cálculos estatisticos. Por outro lado, vários protótipos de menor dimensão estão montados no Laboratório de Meio Ambiente da UNIARARAS, o que permitirá a obtenção de importantes dados visando a otimização e o melhor dimensionamento do sistema. Paralelamente ao processo de pesquisa, alguns digestores de pequeno porte encontran-se instalados em duas Escolas Publicas da cidade de Limeira, como parte de um Programa Integrado de Manejo Ambiental, emvolvendo o Programa Escola da Familia, Entidades Ambientais e Empresas que aderiram solidariamente ao Programa.

CONCLUSÕES:

A operação dos Digestores nos locais onde foram instalados, proporcionou uma sensivel melhora na qualidade do manejo do lixo orgânico ( especificamente as sobras de cozinha ), alem de despertar a conciência ecológica nos funcionários, alunos e professores. Outro fator que convém detacar é a caracteristica integradora e multidisciplinar da proposta, envolvendo professores e alunos das Instituições, o que ficou demonstrado quando o Projeto foi apresentado na III JIU ( Jornada Integrada Universitária ), realizada no mês de setembro na UNIARARAS. A partir de então,  a participação de pesquisadores de outras áreas permitiu um incremento no processo de pesquisa sobre o funcionamento e otimização do equipamento proposto. Além do funcionamento do Digestor, surgiu também o interesse no projeto dos sistemas periféricos ( alimentação do Digestor e secagem do produto final ), o que resultou no desenvolvimento de um secador solar apropriado para esta finalidade, cujo protótipo já foi construido e  se encontra hoje na fase de coleta de dados.

Instituição de fomento: Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Processamento; Resíduos; Digestão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006