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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político

A COBERTURA DA MÍDIA IMPRESSA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE NATAL 2004

Tatiane Vieira Barros 1
Jeane de Freitas Azevedo Paiva 1
José Antonio Spinelli Lindoso 1
João Emanuel Evangelista de Oliveira 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
INTRODUÇÃO:

Um dos temas expressivos nos estudos sobre comunicação política é o da influência dos meios de comunicação sobre a política e, mais especificamente, sobre o comportamento político. A relação entre a disputa pela hegemonia política e a interpretação dos fatos pela mídia é objeto cada vez mais tratado no meio acadêmico, haja vista a proeminência do papel midiático na construção do imaginário social. Os estudos sobre mídia e comportamento eleitoral tanto na área da Ciência Política quanto na Comunicação, ora tendem a subestimar o papel das mídias no processo eleitoral, ora tendem a superestimá-lo. Tentamos, portanto, fugir das armadilhas que tal estudo pode nos conduzir.

Nas disputas eleitorais, onde a aparição é cada vez mais ambicionada pelos candidatos, a mídia exerce um papel basilar no processo da construção da imagem política dos mesmos, tornando-se uma influente arma na disputa eleitoral. As aparições na mídia têm se mostrado como instrumento influente na propaganda política, sendo esse fato revelado nas oscilações presentes nas pesquisas de intenção de voto.

O foco do presente texto incide mais sobre os padrões de comportamento da mídia impressa em um evento específico ocorrido durante o pleito municipal de 2004 na cidade do Natal – especificamente dos dois jornais de maior circulação na cidade – do que sobre os fatores que o explicam ou sobre os seus efeitos.

A “Onda vermelha” foi uma mobilização da coligação Vitória do Povo, sustentação da candidatura Carlos Eduardo. Ocorrida em 21 de agosto de 2004, suscitando denúncias de uso da máquina pública e de ser biombo para uma manipulação dos dados de consultas de opinião pública, ocorridas no mesmo 21 de agosto, sendo suspeitas, portanto, de estarem viciadas.

Compreendendo que a ciência descreve e reduz (teoriza) e esses dois momentos estão em relação dialética, propomos o primeiro momento, descrevendo a visibilidade e valência dos dois principais candidatos no episódio “onda vermelha”.

METODOLOGIA:

O presente trabalho analisa a cobertura da mídia impressa nas eleições municipais para prefeito na cidade do Natal no pleito de 2004. A partir de dados coletados (do dia 21 a 29 de agosto de 2004) em dois dos principais jornais do estado – Diário de Natal e Tribuna do Norte -, observamos as matérias que se referem aos dois principais candidatos – Luiz Almir(PSDB) e Carlos Eduardo (PSB) – durante o processo eleitoral, destacando para a descrição o caso “onda Vermelha” (21 de agosto de 2004), relacionado diretamente ao candidato do PSB. Utilizamos metodologia de Mauro Porto, ela uma planilha que envolve dentre outros o conceito de valência (subdividido em “positivo”, “negativo” e “neutro”) e o de visibilidade ( número de citações dos candidatos).

RESULTADOS:

O jornal Diário de Natal, durante o período deu visibilidade maior à candidatura do PSB, na figura do prefeito Carlos Eduardo, que pleiteava a reeleição. As trinta e duas citações a esse candidato apresentaram valência negativa. Em relação a seu adversário, candidato do PSDB, Luiz Almir, o Diário de Natal conferiu treze citações, apresentando valência neutra.

O jornal Tribuna do Norte cita Carlos Eduardo vinte e três vezes, de maneira negativa, enquanto cita Luiz Almir, positivamente, três vezes.

CONCLUSÕES:

Através da cobertura dos referidos jornais a esse caso, é possível estabelecer uma conexão entre fatos, pauta jornalística e formação de uma opinião pública. Nota-se ser episódio que, embora não constitua o valor negativo imanente, provoca posicionamento de valor.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Mídia impressa; Eleições 2004; Onda Vermelha.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006