IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA TUBERCULOSE PARA PORTADORES DA DOENÇA

Ísis Simões Leão 1
Suerde Miranda de O. Brito 1
Emília Ximenes Ferreira 1
Michelly Alves Lacerda 1
Clarissa Íris Rocha Leite 1
(1. Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba / UEPB)
INTRODUÇÃO:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a tuberculose mata mais que a malária e a AIDS juntas. No Brasil, é a principal doença infecto-contagiosa. O aumento no número de sua incidência é conseqüência da não adesão ao tratamento, que consiste no maior problema enfrentado pelas campanhas de combate à doença. Por seu longo decurso histórico, a tuberculose já foi considerada castigo divino, doença romântica, doença da pobreza, entre algumas outras representações. Partindo da condição oferecida pelas representações sociais de explicar a realidade numa dimensão histórico-crítica, buscamos apreender como pessoas acometidas pela tuberculose representam socialmente a doença. Diante da dificuldade de controle da tuberculose e da sua prevalência torna-se relevante estudá-la segundo a interpretação da realidade dos seus portadores.

METODOLOGIA:
Subsidiada na Teoria das Representações Sociais, a pesquisa foi desenvolvida no Centro de Referência da Tuberculose de um município paraibano. Vinte pessoas adultas e de ambos os sexos, acometidas pela tuberculose e que se encontravam em fase de tratamento, participaram do estudo. A escolha se deu através do critério de acessibilidade, tomando-se como apoio os registros oficiais do município. Para a coleta de dados utilizamos a combinação de dois instrumentos: Associação-livre de palavras e entrevista semi-estruturada. As associações-livres foram evocadas a partir da palavra estímulo tuberculose e o participante foi orientado a justificar a evocação por ele considerada mais importante. Os dados coletados neste instrumento foram tratados através da análise temática de conteúdo, que também foi adotada para analisar as entrevistas. A entrevista abordava questões sobre os sintomas da doença, sua prevenção, contágio e tratamento.
RESULTADOS:
A tuberculose é representada como uma doença de difícil prevenção, embora seja estabelecida uma relação causal da mesma com o vício de fumar e com consumo de bebida alcoólica, os quais também são entendidos como agravantes da doença. Apesar de terem consciência da existência de cura da tuberculose, os portadores da doença sentem medo de não a conseguir devido às dificuldades encontradas em cumprir todas as exigências necessárias para um tratamento avaliado por eles como eficaz, mas que requer mudanças nos hábitos de vida e nas relações interpessoais. Há um consenso sobre o preconceito que a tuberculose provoca, o qual é explicado pela dificuldade da sua prevenção e tratamento.
CONCLUSÕES:
O medo explícito da tuberculose está associado à vulnerabilidade em contraí-la. A Teoria das Representações Sociais nos possibilita conhecer as causas do medo e das dificuldades no tratamento da tuberculose, fornecendo subsídios para a formulação de novas campanhas de saúde pública direcionadas para o seu combate.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: representação social; tuberculose; portadores de tuberculose.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006