IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
REPRESENTAÇÃO DE ATIVIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS por alunos do ensino fundamental do NÚCLEO PEDAGÓGICO INTEGRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Ailton Lima Miranda 1
(1. Universidade Federal do Pará)
INTRODUÇÃO:
A percepção das atividades de ensino de ciências para o aprimoramento e aprofundamento das atividades de ensino e para o melhoramento e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, revelou aos professores o que os alunos têm de entendimento sobre as atividades desenvolvidas e e realizadas pelos professores em sala de aula. No interior das palavras e expressões manifestadas pelos alunos para representar a atividade de ensino de ciências gira em torno do ser humano, do sentido ampliado do meio ambiente que convive com outros seres vivos e que necessita de métodos e recursos para (re) construir e utilizar os elementos desse meio ambiente, a partir de um novo fazer pedagógico coletivo. Este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais das atividades de ensino de ciências que alunos de oitava série do ensino fundamental possuem como fundamento das ações partilhadas por professores e alunos no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem na escola.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Núcleo Pedagógico Integrado da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém/PA, nos períodos letivos de 2003/2004. A coleta dos dados foi realizada a partir de uma amostra de 96 alunos da oitava série do ensino fundamental, regularmente matriculados e desenvolvendo suas atividades discentes na escola. A investigação do estudo partiu da análise inicial de um questionário dos dados obtidos dos respondentes de quatro turmas (119 alunos no total), de um total de sete (210 alunos). A opção pelo estudo nessa série, isto é, período de conclusão do ensino fundamental, foi motivado em função de nossa atuação a mais de oito anos com o trabalho de iniciação para a educação em química e física, previsto no currículo desse nível e que nele é realizado. Trabalho esse que objetiva a aquisição dos pré-requisitos básicos necessários para o aprofundamento dos estudos específicos de química e física no ensino médio. Como estratégia metodológica da pesquisa, a técnica utilizada foi a Teoria do Núcleo Central (associação livre), oriunda da psicologia social foi utilizada para conferir a representação social. As manifestações dos alunos serviram para as análises e interpretações das representações que os alunos possuem.
RESULTADOS:
Para melhor compreensão da estrutura e da dinâmica das palavras e manifestações dos sujeitos, ressaltamos que as imagens e os sentidos das atividades de ensino de ciências apresentadas resumem o significado dominante das manifestações desses alunos. As principais palavras e manifestações mais freqüentes que surgiram referiam-se ao ser humano, ao universo, ao meio ambiente, aos seres vivos, aos métodos de ensino, aos recursos didáticos, às ciências e ao professor.
CONCLUSÕES:
Os resultados quantitativos surgidos  da representação das atividades de ensino de ciências dos alunos, revelaram que a distribuição da freqüência média de evocações do inteiro conjunto de palavras analisadas por categorias, está concentrada nas imagens que os alunos têm fundamentalmente do ser humano, do universo e do meio ambiente. Esse estudo revelou ainda que o conjunto de imagens e sentidos está intimamente relacionado entre si com o objeto da representação - a atividade de ensino de ciências. Os sujeitos compartilham plenamente essas imagens e sentidos e que contribuem para o desenvolvimento da prática docente durante o processo de ensinar e de aprender em sala de aula. Além, da relevância do aprofundamento da teoria e da prática educativa construída na escola por todos os seus integrantes.
 
Palavras-chave: Representação social; Ensino de ciências; Atividade de ensino de ciências.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006