IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR: EXPERIÊNCIA DO PROJETO HORTA VIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS
Sanlina Barreto Hülse 1
Elisabeth Santi 2
Fernanda da Silva Morgado 1, 3
Maria Rosa Etcheverry Centeno Rodrigues 1, 4
(1. Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis / SMEF; 2. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina / EPAGRI; 3. Graduanda do Curso de Agronomia, Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC; 4. Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC)
INTRODUÇÃO:
No ano de 1998 o MEC, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Fundamental e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, inseriu a educação ambiental e alimentar nos temas transversais de Meio Ambiente e de Saúde. Para que a educação ambiental e alimentar seja viabilizada numa perspectiva ampla e contextualizada a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Alimentação Escolar, criou em 2001 o Projeto Horta Viva na Rede de Ensino de Florianópolis.  As ações desenvolvidas pelo projeto compreendem o envio de sementes de hortaliças e utensílios para o manejo da horta, acompanhamento da horta escolar por profissionais habilitados (nutricionista, pedagogo, estagiário de agronomia) e capacitações teóricas e práticas permanentes destinadas aos profissionais de diferentes áreas das unidades educativas. Os temas abordados nas capacitações incluem: horticultura, tratamento de resíduos sólidos, alimentos orgânicos e o incentivo constante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas junto aos alunos, utilizando a horta como uma ferramenta capaz de integrar todos os campos do conhecimento de forma interdisciplinar. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as atividades desenvolvidas pelas unidades educativas participantes do Projeto Horta Viva, no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005, correlacionando a sua efetividade com os objetivos propostos pelo projeto.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em 54 unidades educativas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis que participam do Projeto Horta Viva, sendo 38 unidades de Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 6 anos e 16 unidades de Educação Fundamental, que atende alunos de 7 a 14 anos (1ª a 8ª séries). A pesquisa se dividiu em três etapas distintas e interligadas. No primeiro momento foi realizada uma pesquisa de campo buscando, através de entrevistas de caráter exploratório, ouvir os profissionais envolvidos com o projeto nas unidades escolares para obter informações relacionadas às suas ações em educação utilizando a horta como subsídio. Paralelamente, foram realizadas observações em forma de relatórios e registros fotográficos. No segundo momento foi enviado às unidades educativas questionário de respostas livres, anexado a carta de explicação, com a finalidade de registrar as atividades pedagógicas relacionadas à educação ambiental e alimentar que estavam sendo desenvolvidas nas escolas. Para finalizar, os dados coletados foram analisados e interpretados através dos métodos quantitativo e qualitativo de pesquisa.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados da pesquisa, 56% das unidades educativas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis participam do Projeto Horta viva, sendo que 70% correspondem à Educação Infantil e 30% à Educação Fundamental. Os alunos matriculados nessas unidades educativas totalizam 12.165, sendo que 6.020 desses alunos (50%) desenvolvem atividades de educação diretamente ligadas à horta. As principais atividades desenvolvidas nas escolas, envolvendo o ambiente horta no trabalho de educação ambiental e alimentar, foram: conhecimento, cultivo e colheita de hortaliças, plantas medicinais, condimentares e ornamentais; confecção de materiais educativos (livros, cartazes, pinturas e textos coletivos); atividades lúdicas (criação de personagens e apresentação de teatros); reciclagem de resíduos sólidos (compostagem, coleta seletiva e oficinas de reciclagem artística); oficinas culinárias (utilização dos alimentos colhidos na horta); mutirões com a comunidade escolar para a manutenção do ambiente da horta ; visitas a centrais de distribuição de produtos agrícolas.
CONCLUSÕES:
Os principais resultados da pesquisa mostraram que as unidades de Educação Infantil apresentam maior interesse em trabalhar educação ambiental e alimentar em suas práticas pedagógicas em comparação à Educação Fundamental. Fatores como a maior interação dos diversos profissionais, interesse por parte das crianças em desenvolver atividades ao ar livre e a não compartimentalização do conhecimento (subdivisão em áreas de aprendizagem) contribuem para facilitar o trabalho na Educação Infantil. O oposto ocorre na Educação Fundamental, onde existe uma carência de subsídios básicos e conceituais, além da inexistência de metodologias oficiais consolidadas, que possibilitem aos educadores abordar temas transversais, no contexto das diferentes disciplinas. A horta inserida no ambiente escolar auxilia no processo de sensibilização dos alunos contribuindo para mudanças de percepção e atitudes em relação ao meio ambiente e hábitos alimentares por ser um espaço de aprendizagem e inspiração para o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas.
Instituição de fomento: SMEF, EPAGRI-SC
 
Palavras-chave: horta escolar; educação ambiental; educação alimentar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006