IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Avaliação da amplitude ativa de movimento do ombro em mulheres mastectomizadas após tratamento fisioterapêutico

Giordana Ferreira de Oliveira 1
Dagmar Mena Barreto 1
(1. Universidade do Oeste de Santa Catarina / Unoesc)
INTRODUÇÃO:

O câncer de mama constitui o principal tipo de câncer que acomete o sexo feminino e uma das principais causas de morte em mulheres. O tratamento cirúrgico pode levar ao aparecimento de complicações, como a perda da função do membro homolateral a mastectomia. Independente da cirurgia ser radical ou conservadora as complicações são dolorosas, incapacitantes, desagradáveis e perturbam a recuperação da paciente. O tratamento fisioterapêutico realizado utilizando-se de técnicas  cinesioterápicas objetivam a prevenção de incapacidades e limitações funcionais, assumindo um papel importante na prevenção, diminuição e resolução dessas complicações, resultando em melhora na qualidade de vida. A pesquisa teve como objetivo avaliar as alterações de amplitude ativa de movimento do ombro homolateral a mastectomia nos movimentos de flexão e abdução após tratamento cinesioterápico.

METODOLOGIA:

A pesquisa do tipo ex-post-facto teve como amostra 7 sujeitos portadores de carcinoma mamário, submetidos a mastectomia radical, integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município de Capinzal.  As variáveis abordadas neste estudo foram: graus de mobilidade articular do ombro homolateral a mastectomia nas amplitudes ativas de movimento de flexão e abdução, estudadas em situações diferentes, antes das sessões de fisioterapia e após dez sessões de tratamento. As participantes foram submetidas a um pré-teste e um pós-teste para avaliar os graus de mobilidade por meio da goniometria, respeitando-se os critérios para a realização da mesma segundo a American Academy of Orthopedic Surgeons (AAOS) e American Medical Association (AMA),  obtendo as medidas dos movimentos de flexão e abdução. Após o pré-teste, iniciaram-se as sessões de fisioterapia com duração de 45 minutos, realizadas 3 vezes por semana, num total de 10 sessões. Cada exercício proposto, seguiu uma padronização quanto à execução, sendo rigorosamente observado para que fossem realizados corretamente e corrigidos quando necessário. Após as 10 sessões foi realizado o pós-teste, e os dados coletados submetidos à análise e discussão para avaliar  as modificações quanto à amplitude ativa de movimento de flexão e abdução.

RESULTADOS:

Os dados coletados possibilitaram identificar que: 1. A idade dos sujeitos variou entre 34 e 77 anos; 2. Quanto ao hemitórax da cirurgia, cinco sujeitos foram submetidos a matectomia radical em hemitórax esquerdo, um em hemitórax direito e um a mastectomia radical bilateral. Dentre os sujeitos apenas um possui reconstrução mamária. 3. Todos os sujeitos receberam tratamento de quimioterapia, e cinco receberam à radioterapia. 4. Em relação à limitação da amplitude ativa do movimento de flexão da articulação  do ombro homolateral a cirurgia, na primeira sessão a variação foi de 130º a 180º, com média de 155,4º. Por ocasião da finalização dos encontros, a variação foi de 150º a 180º, com média de 167,8º. 5. Quanto à limitação da amplitude ativa do movimento de abdução na primeira sessão a variação foi de 39º a 165º, com média de 119,5º. Por ocasião da finalização dos encontros a variação foi de 100º a 175º, com média de 146,9º.

CONCLUSÕES:

O atendimento fisioterapêutico em pacientes portadores de câncer de mama que passaram pela mastectomia é fundamental. Os exercícios de cinesioterapia são importantes instrumentos nestas situações, melhorando o desempenho nas atividades de vida diária, prevenindo limitações funcionais e incapacidades e estimulando a saúde e o bem-estar físico. Os movimentos avaliados nesta pesquisa são necessários para a realização de atividades práticas do dia-a-dia, como pentear o cabelo, varrer, estender roupa, atender ao telefone, atividades simples mas que exigem mobilidade por parte da articulação gleno-umeral. Os resultados da pesquisa permitem concluir há eficácia dos exercícios de cinesioterapia como procedimento fisioterapêutico, permitindo a liberação dos movimentos articulares fisiológicos em apenas dez sessões de tratamento, promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida dos sujeitos participantes da pesquisa. Um percentual de 100% dos sujeitos obtiveram uma melhora na amplitude ativa de movimento do ombro o que refletiu positivamente na qualidade de vida, permitindo concluir que o uso de exercícios de cinesioterapia em pacientes submetidas a mastectomia radical no pós-operatório tardio contribui no ganho de amplitude ativa de movimento do ombro. Em vista a estas considerações, os objetivos da pesquisa foram atingidos, tendo sido significante não apenas pela melhora na amplitude ativa dos movimentos apresentada pelas pacientes, mas por ter resultado em benefícios para o grupo como um todo.

 
Palavras-chave: Câncer de mama; mastectomia; reabilitação fisioterápica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006